Primeira Leitura por André Marques

André Marques

Publicados

As pessoas perguntam qual é a diferença entre um líder e um chefe. O líder trabalha a descoberto, o chefe trabalha encapotado. O líder lidera, o chefe guia”. Franklin Roosevelt

Padre Robson

O desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), Nicomedes Domingos, avaliou que as denúncias baseadas em informações obtidas por hackers deveriam ser invalidadas. A decisão foi aprovada por cinco votos a zero pela 1ª Câmara Criminal, determinando o trancamento dos processos criminais que tramitavam em desfavor do Padre Robson.

Lenga lenga

Em Goiânia, o Poder Judiciário concedeu uma liminar que autoriza o funcionamento presencial de 56 escolas e creches para crianças de 0 a 5 anos. A liminar durou pouco. Uma decisão do presidente do TJ-GO, desembargador Walter Carlos Lemes, suspendeu a reabertura de berçários, creches e escolas infantis para crianças. A decisão atendeu a um pedido da prefeitura de Goiânia.

Disputa

Com o registro da chapa “Coligação Rialma é do povo”, formada por Tiago do Evaldo para prefeito e Vera para vice, que vão concorrer com o atual prefeito Fred Vidigal na reeleição e Zé Maria, promete ser acirrada.

Isso porque, em momento pretérito próximo não havia oposição formada para disputar com Fred Vidigal, momento que estava muito confortável para o prefeito.

Em Santa Isabel…

Rosa do Gilson (DEM) é candidata a vereadora, residente do distrito de Natinópolis que é distrito de Santa Isabel, defende as bandeiras da saúde e educação. Muita gente está torcendo pela vitória de Rosa, que seria a primeira mulher eleita do distrito, caso seja eleita.

Porte de arma para agente penitenciário

A 5ª Turma do TRF1 garantiu a um agente penitenciário temporário o direito de portar arma de fogo. O Colegiado negou a apelação da união em que o ente público sustentou que o agente não fazia jus ao porte, tendo em vista que a lei nº 12.993/14 assegura o direito apenas aos agentes prisionais do quadro efetivo.

 

Nome social em título de eleitor

Em Goiás, há sete candidatos a vereador e quase 300 eleitores transexuais utilizando o nome e o gênero pelos quais se identificam. Desde as eleições de 2018, homens e mulheres transexuais podem trocar o nome de batismo pelo nome que escolheram para usar socialmente. Entretanto, a adesão ainda é considerada modesta. A Resolução de 2018 da Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permitiu a utilização do nome social no título de eleitor, nas urnas eletrônicas e nas certidões emitidas pela Justiça Eleitoral.

Candidaturas coloridas LGBT em GO

Um levantamento realizado, encontrou a presença de mais de 20 candidatos declaradamente LGBT em vários municípios goianos. Em Ceres, são dois.

Jovens goianos que irão às urnas pela primeira vez

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) apresenta em sua base de dados em seu portal, 153 mil pessoas entre 16 a 19 anos, irão votar pela a primeira vez nas eleições municipais de 2020. O número é considerado expressivo pela Justiça Eleitoral. A maioria dos eleitores jovens estão na faixa dos 19 anos. São setenta e três mil e quatrocentos e oito pessoas aptas a votar. Em segundo lugar, são os eleitores que completaram 18 anos com quarenta e sete mil e duzentos e sessenta, com a possiblidade de escolher o seu representante para a câmara de vereadores e prefeitura. Os jovens de 17 anos, vinte três mil e novecentos e quatro poderão votar. Já os de 16, são oito mil, novecentos e trinta e sete eleitores.

Leia Também:  Operação Araguaia da Secima resulta em R$ 3,3 mil em multas no mês de julho

Pandemias

Enfrentamos no cenário atual, não uma, mas duas pandemias, ambas já provaram ser mortais. A primeira é um vírus, um pacote de material genético que sequestra hospedeiros biológicos, os enfraquece e os mata com muita frequência, denominado novo coronavírus (Covid-19).

A segunda é uma ideologia – arbitrariedade, que sequestra políticas democráticas, as enfraquece e as mata com muita frequência.

Naturalmente quando nos sentimos ameaçados, tendemos a procurar um inimigo e um protetor – em troca da proteção de nossas vidas, estamos dispostos a desistir de praticamente qualquer coisa, incluindo os direitos e liberdades pelos quais lutaríamos em tempos normais.

Tudo isso pode ser uma troca razoável durante períodos extraordinários! O problema é que, uma vez que permitimos que nossos direitos e liberdades sejam extirpados de nós, mesmo que temporariamente justificados em uma situação extraordinária como uma quarentena, nos acostumamos a isso. Pensem nisso…

Covid-19 em alta em Goiás

A disseminação da Covid-19 ainda está em crescimento em 85% dos municípios goianos. Conforme o grupo de modelagem de expansão da coronavírus, que analisa o comportamento do vírus no Estado, o último Re (número reprodutivo efetivo) de transmissão da Covid-19, possui um intervalo de confiança de 95%, variando entre 0,804 e 1.232.

Para os pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), esse valor é bem superior ao que seria estipulado, caso as secretarias de saúde não atrasassem as notificações da doença.

O aumento do coronavírus

Conforme os pesquisadores, o alto índice de contaminações pode estar relacionado ao relaxamento no Decreto Estadual, já que a medida que o isolamento social diminui e aumenta a mobilidade de forma geral, as transmissões também tendem a aumentar em Goiás. Ainda de acordo com o grupo, a Taxa R é o número de reprodução de uma doença infecciosa, ou seja, quantas pessoas um infectado contamina em média.

 

Covid-19 na Europa

O aumento das contaminações pela Covid-19 na Europa obrigou países a retomarem restrições mais severas para tentar conter uma segunda onda de casos de coronavírus. O conjunto de medidas marca um recuo no processo de flexibilização do confinamento iniciado em meados de maio em grande parte do continente, após a primeira onda – que atingiu sobretudo a Espanha, Itália, Reino Unido e França.

Refis no governo Caiado

O governo Caiado, mesmo com reservas em relação ao assunto, não descarta instituir, por meio de lei, um programa de recuperação fiscal, que se destina a regularizar créditos decorrentes de débitos relativos a tributos e contribuições administrados pela Secretaria da Economia. No momento não há data definida, mas deve ocorrer até 2022 – e uma só vez.

O entendimento é de que, historicamente, quem tem débito fiscal com o governo, sempre aposta no regime de recuperação fiscal (Refis), lançado sempre ao final do ano. Significa que há sempre perdas na arrecadação. A última medida que instituiu medidas facilitadoras para a negociação de débitos com a Fazenda Pública estadual partiu do então governador José Eliton (PSDB), no final de seu mandato, em 2018. Mas, para tentar levar dinheiro ao caixa do Tesouro, seja em qualquer nível de governo, os gestores públicos fazem uso desse mecanismo.

Cadastro nacional de estupradores

Desde o dia 2 de outubro, passou a vigorar a Lei 14.069/20 que criou o Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Crime de Estupro, que será operado pelo governo federal.

Leia Também:  José Eliton entrega 25 tratores a pequenos produtores rurais goianos

O cadastro deverá conter as características físicas e dados das digitais dos estupradores, além de informação do DNA e fotos. Para o preso em liberdade condicional, também deverá constar informação do local de moradia e de trabalho nos últimos três anos. O banco de dados será custeado pelo Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), que é administrado pelo Ministério da Justiça.

Novo ministro do STF

A indicação de Kassio Nunes Marques para ministro do Superior Tribunal Federal (STF) pelo presidente da República Jair Bolsonaro, remete, novamente, a críticas do modelo de escolha que empodera o chefe da nação. O Brasil possui o mesmo sistema dos Estados Unidos e outras grandes democracias. Mas há exemplos diferentes e, digamos, mais pluralistas e democráticos bem perto.

Kassio Marques?

O desembargador federal Kassio Nunes como o futuro indicado para a vaga do ministro Celso de Mello no STF, o piauiense surpreende todos pelo seu perfil. Advogado há 10 anos, era ligado ao PSB do Piauí, sua terra natal. Próximo do então governador Wilson Martins (PSB) e da conselheira do TCE Lilian Martins, esposa do ex-governador, emplacou seu pai como empregado no gabinete de Lilian, quando ela era deputada estadual. Kassio foi nomeado desembargador no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) piauiense e depois ascendeu ao TRF da 1ª Região em articulações discretíssimas, mas sempre muito bem apadrinhado pelo casal e judiciário.

Em outros países

No Equador, há sistema misto – os ministros são escolhidos por votos dos Poderes Executivo, Legislativo, mas também com aval ou não de uma Câmara de representantes da sociedade civil. Na Bolívia, os ministros das Cortes são escolhidos por conselho de 7 notáveis de setores da sociedade.

Jogatina

O monopólio da União sobre as loterias estava previsto no Decreto-Lei 204/1967 e foi questionado no Supremo, em 2017, pelo então governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão. Outros estados também ingressaram como interessados na ação. A norma foi questionada ainda pela Associação Brasileira de Loterias Estaduais (ABLE). No entanto, o plenário do STF, decidiu no dia 30, por unanimidade, que a União não tem monopólio para manter jogos lotéricos, que podem ser criados e explorados também pelos estados, desde que estejam de acordo coma regulamentação federal.

Curado do HIV

Timothy Ray Brown, a primeira pessoa que se sabe ter sido curada de HIV depois de receber um tipo único de transplante de medula, faleceu de leucemia no dia 29, no estado norte-americano da Califórnia.

O tratamento envolveu a destruição do sistema imunológico de Brown e o transplante de células-tronco com uma mutação genética chamada CCR5, que resiste ao HIV.

Apenas uma pequena proporção de pessoas – a maioria delas descendentes do norte da Europa – têm a mutação CCR5 que as torna resistentes ao vírus causador da AIDS.

Santa Isabel

Apesar da pandemia, a prefeita Cássia Dourado que é candidata à reeleição no município, juntamente com populares está violando o Decreto Estadual e o decreto expedido por ela mesmo, se é que existe, pois não foi localizado no site da prefeitura. Isso porque, esse colunista recebeu vídeos e imagens em locais, com aglomerações com a presença de Cássia sem máscara, como as demais pessoas que participaram do evento ocorrido no dia 4 de outubro.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Colunistas

Waldir Marques

Publicados

em

Lula em Ceres…

Para quem não sabe, Luiz Inácio Lula da Silva já visitou a cidade de Ceres no Vale do São Patrício por diversas vezes; sendo que a última delas, ocorreu no dia 17 de maio de 2006, em seu primeiro mandato de Presidente da República.

Presidente Lula e enfermeiras do Hospital São Pio X no dia 17 de maio de 2006. Foto: Foto Shop Ceres.

Lembrando que Lula, antes de ser presidente já havia visitado a cidade de Ceres em outras ocasiões, no final da década de 80, se apresentando como membro do PT e também lançando o Partido dos Trabalhadores pelo Brasil inteiro. Já na década de 90, Lula veio a Ceres duas ou três vezes, como deputado federal. E por último, como já dissemos, em 2006, quando o presidente Lula visitou o Hospital São Pio X.

Em março de 1994, o deputado federal Lula participou de um evento político do PT, realizado no Ginásio de Esportes de Ceres. Foto: Arquivo/Jornal do Vale.

Em 16 de julho de 1992, quando o então deputado federal Luiz Inácio Lula da Silva concedia entrevista aos meios de comunicação de Ceres e Rialma, tanto para imprensa escrita (Jornal do Vale) quanto para a falada (emissoras de rádios). Foto: Arquivo/Jornal do Vale.

Lula em Ceres no lançamento do PT no final dos anos 80. Foto: Arquivo/Jornal do Vale.

Presidente Bolsonaro

Falou demais…

Se o presidente Bolsonaro tivesse fechado o bico no início do seu governo, ou seja, falado menos asneiras; quem sabe, a sua chance de vitória teria sido muito maior.

Tem um ditado popular que diz: “Quem fala muito dá bom dia a cavalo”. E foi isso, o que ocorreu com o presidente Bolsonaro. Ele conversou demais, falou muita abobrinha, que desagradou o povo. Por essa razão perdeu eleição.

Até parecia que o governo de Bolsonaro vinha bem, dentro dos conformes. Só que de uma hora para outra, se desmoronou. É assim, o povo põe, mas o povo tira também.

Do Túnel do Tempo

De 1983 a 1988, o município de Rialma no Vale do São Patrício foi administrado pelo prefeito Osmar Alves de Oliveira, que na época, foi considerado um grande administrador. Dentre tantas obras realizadas em sua gestão, sem dúvida, a mais importante foi a construção do Centro Administrativo, ou seja, o prédio da Prefeitura Municipal de Rialma.

Saudoso prefeito Dr. Osmar Alves de Oliveira de Rialma. Foto: Arquivo/Jornal do Vale.

Dr. Osmar como era chamado, era advogado e morreu aos 78 anos no dia 17 de dezembro de 2022 causada por complicações renais. Era casado com Maria do Socorro, com quem teve três filhos: Kisleu (advogado), Alyssom (empresário rural) e Murilo, que é profissional autônomo.

Dr. Osmar residia em Rialma há vários anos e foi uma pessoa muito querida pela população rialmense, principalmente por ser um homem do bem e pela sua grande honestidade. Waldir Marques

Pequenas frases que dizem muito

  • A irresponsabilidade é o caminho mais curto para chegarmos no fracasso.
  • Ficará só na ilusão quem semear só fantasia
  • O estado de paz não gera conflito nem guerra.
  • O amanhã terá tudo para ser ótimo, se fizermos com que o hoje seja excelente.
  • Bem mais do querer conservar o mundo, seja mais um a dar vida aos bons exemplos.
  • Precisamos urgentemente deixar de criar infernos pra nós mesmos.
  • Nenhuma pessoa sábia faz de cabeça quente o que de cabeça quente não se faz.
Leia Também:  Delegacia de Combate à Corrupção é criada em Goiás

Frase para reflexão

Rico de verdade, é aquele que tem Deus em sua vida. WM

Acredite nas palavras de Deus

As palavras de Deus são sábias e corretíssimas. É pura verdade, as palavras de Deus.

 

Será que o prefeito de Ceres já está preparando o terreno para 2024?

É notória a grande amizade entre o prefeito Edmario e Toninho da Café Franciscano. Diante disso, tem despertado a atenção de muita gente, achando que o prefeito Edmario já está preparando o terreno para a eleição de 2024, e poderá lançar o Toninho como candidato a prefeito de Ceres.

Ainda é especulação, mas essa hipótese pode ser concretizada, pois, o prefeito Edmario prega que não sairá a reeleição. Então, ele precisará de um bom nome para disputar a prefeitura, e o Toninho do Café Franciscano é um grande nome. É um empresário bem-sucedido, é um homem muito simples e é uma pessoa detentora de grandes amizades em todos os setores sociais. Então, o perfil do Toninho é muito bom.

Agora resta saber, é se ele vai topar essa parada, deixar a sua empresa para entrar na política.

Se o Toninho for mesmo candidato, é muito fácil criar seu slogan de campanha: “Vote com fé no Toninho do café”.

Um ceresino na Câmara Federal

O médico Fernando Máximo, que é natural de Ceres, mas reside em Rondônia (Porto Velho), foi eleito deputado federal por esse Estado da federação e tomou posse ao cargo no dia 1º de fevereiro passado.

Fernando Máximo é natural de Ceres.

Para quem não sabe, Fernando Máximo é filho do ex-vereador João Luiz Máximo e da professora Shirley, que residem em Ceres, e que também são os pais do cantor Cauan, (Charles) que forma dupla com Cleber.

 

A força da política

A política continua sendo a melhor ferramenta que o político tem para levar os benefícios que o povo tanto anseia. Por exemplo, melhorar a economia, maior assistência à saúde, mais investimentos na educação, gerações de mais empregos e uma assistência social mais abrangente que atenda as necessidades dos menos favorecidos, ou seja, da pobreza. E por aí vai, melhorar a segurança pública, mais aplicações na infraestrutura e transporte.

 

Baderna lá em Brasília

Na história política do Brasil, o país nunca havia passado por um momento tão horroroso como esse ocorrido lá em Brasília dia 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes enfurecidos pelo ódio atacaram os Três Poderes da República Federativa do Brasil.

É inaceitável, essa manifestação depredatória que essa horda de criminosos provocaram em Brasília.

A Justiça tem que agir com rigor e punir severamente esses vandalistas que causaram muitos prejuízos ao Brasil e ao povo. Está certo, cadeia para todos eles, para que paguem pelos danos causados por essa manifestação insana.

 

Partido político não resolve nada

Não importa se tal político é da esquerda, da direita, do centro, do lado ou da beirada. O que importa mesmo, é que o político corresponda com as expectativas do povo e que trabalhe pelos interesses desse mesmo povo, ou seja, que defenda as causas que afetam a vida da população.

Leia Também:  José Eliton entrega 25 tratores a pequenos produtores rurais goianos

É esse então, o dever e a função do político, trabalhar sem cor partidária. Esse negócio de partido não resolve nada, é apenas uma sigla partidária. O que resolve mesmo, é o político trabalhar com afinco na defesa de uma vida melhor para o povo.

Prefeito que não divulga suas ações, esconde a sua cidade

Há certas cidades aqui da Região do Vale, que a gente só conhece as mesmas através do mapa do Estado de Goiás, pois, seus mandatários não divulgam nada sobre seus municípios, vivem no ostracismo.

Mas, em compensação, há tantos outros que divulgam todos os acontecimentos de suas cidades. Ainda bem, que têm prefeitos com outra mentalidade que investem na mídia. É assim mesmo, o prefeito que não divulga suas ações, esconde a sua cidade.

Do Fundo do Baú

Garrincha em Goianésia

No dia 24 de junho de 1980 por ocasião do 27º aniversário da cidade de Goianésia no Vale do São Patrício, o jogador Garrincha participou da partida de futebol no estádio Municipal Waldeir de Oliveira, quando jogou pela equipe dos Milionários do Estado de São Paulo que enfrentou o time de veteranos de Goianésia.

Manoel dos Santos, o Mané Garrincha e o jornalista Waldir Marques. Foto: Arquivo/Jornal do Vale.

Manoel dos Santos, Mané Garrincha, ou simplesmente Garrincha, foi um grande jogador brasileiro, bicampeão pela Seleção Brasileira das Copas do mundo de 1962 e 1970.

Garrincha morreu há 40 anos aos 49 anos de idade, no dia 20 de janeiro de 1983. Portanto, se Garrincha estivesse vivo teria completado seus 89 anos em janeiro de 2023.

Na foto de arquivo do Jornal do Vale, aparece o jornalista Waldir Marques ao lado do jogador Garrincha em Goianésia, que estava com 46 anos na época. Morrendo três anos depois, aos 49 anos em 1983. WM

Dinamite em Ceres

Muita gente não sabe, que no dia 4 de setembro de 1978, por ocasião do festejamento do 25° aniversário da cidade de Ceres, o time do Vasco da Gama (RJ) liderado pelo jogador Roberto Dinamite enfrentou a equipe do Vila Nova em partida de futebol realizado no Estádio José de Deus Rissatti.

Roberto Dinamite jogando pelo Vasco em Goianésia. Foto: Arquivo/Jornal do Vale.

Na foto de arquivo do JORNAL DO VALE, da década de 80, durante a partida de futebol realizada no Centro Olímpico de Goiânia, aparece o goleiro Carlos Alberto Feitosa (Carlão), quando caía em direção aos pés do atacante do Vasco da Gama para defender a bola rumo ao gol.

Na história do Vasco da Gama do Rio de Janeiro, o jogador Roberto Dinamite foi o melhor atacante que já se passou pelo clube carioca até hoje. Dinamite era explosivo, de muita força e raça; e claro, um exímio marcador de gols.

Roberto Dinamite morreu aos 69 anos, no dia 8 de janeiro de 2023. Com certeza, o seu nome ficará marcado para sempre na história do Vasco da Gama. WM

Rubiatabense com Pelé

Como forma de manter viva na memória das pessoas a imagem do melhor jogador de futebol do mundo, que foi Pelé, que morreu aos 82 anos no dia 30 de dezembro de 2022. Estamos publicando uma foto do rei mundial do futebol, juntamente com um filho de Rubiataba, o empresário Gilvan Máximo, que hoje reside em Brasília (DF), onde tem uma conceituada empresa no ramo da construção civil.

Lembrando que essa foto de arquivo do JORNAL DO VALE, foi tirada no ano de 2000 durante a realização de um evento realizado no Estado de São Paulo, onde Gilvan se encontrou com Edson Arantes do Nascimento, o nosso inesquecível Pelé. E mais, Pelé foi o único tri-campeão do mundo nas copas de 58, 62 e 1970. WM

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA