Primeira Leitura por André Marques

André Marques

Publicados

As pessoas perguntam qual é a diferença entre um líder e um chefe. O líder trabalha a descoberto, o chefe trabalha encapotado. O líder lidera, o chefe guia”. Franklin Roosevelt

Padre Robson

O desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), Nicomedes Domingos, avaliou que as denúncias baseadas em informações obtidas por hackers deveriam ser invalidadas. A decisão foi aprovada por cinco votos a zero pela 1ª Câmara Criminal, determinando o trancamento dos processos criminais que tramitavam em desfavor do Padre Robson.

Lenga lenga

Em Goiânia, o Poder Judiciário concedeu uma liminar que autoriza o funcionamento presencial de 56 escolas e creches para crianças de 0 a 5 anos. A liminar durou pouco. Uma decisão do presidente do TJ-GO, desembargador Walter Carlos Lemes, suspendeu a reabertura de berçários, creches e escolas infantis para crianças. A decisão atendeu a um pedido da prefeitura de Goiânia.

Disputa

Com o registro da chapa “Coligação Rialma é do povo”, formada por Tiago do Evaldo para prefeito e Vera para vice, que vão concorrer com o atual prefeito Fred Vidigal na reeleição e Zé Maria, promete ser acirrada.

Isso porque, em momento pretérito próximo não havia oposição formada para disputar com Fred Vidigal, momento que estava muito confortável para o prefeito.

Em Santa Isabel…

Rosa do Gilson (DEM) é candidata a vereadora, residente do distrito de Natinópolis que é distrito de Santa Isabel, defende as bandeiras da saúde e educação. Muita gente está torcendo pela vitória de Rosa, que seria a primeira mulher eleita do distrito, caso seja eleita.

Porte de arma para agente penitenciário

A 5ª Turma do TRF1 garantiu a um agente penitenciário temporário o direito de portar arma de fogo. O Colegiado negou a apelação da união em que o ente público sustentou que o agente não fazia jus ao porte, tendo em vista que a lei nº 12.993/14 assegura o direito apenas aos agentes prisionais do quadro efetivo.

 

Nome social em título de eleitor

Em Goiás, há sete candidatos a vereador e quase 300 eleitores transexuais utilizando o nome e o gênero pelos quais se identificam. Desde as eleições de 2018, homens e mulheres transexuais podem trocar o nome de batismo pelo nome que escolheram para usar socialmente. Entretanto, a adesão ainda é considerada modesta. A Resolução de 2018 da Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permitiu a utilização do nome social no título de eleitor, nas urnas eletrônicas e nas certidões emitidas pela Justiça Eleitoral.

Candidaturas coloridas LGBT em GO

Um levantamento realizado, encontrou a presença de mais de 20 candidatos declaradamente LGBT em vários municípios goianos. Em Ceres, são dois.

Jovens goianos que irão às urnas pela primeira vez

O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) apresenta em sua base de dados em seu portal, 153 mil pessoas entre 16 a 19 anos, irão votar pela a primeira vez nas eleições municipais de 2020. O número é considerado expressivo pela Justiça Eleitoral. A maioria dos eleitores jovens estão na faixa dos 19 anos. São setenta e três mil e quatrocentos e oito pessoas aptas a votar. Em segundo lugar, são os eleitores que completaram 18 anos com quarenta e sete mil e duzentos e sessenta, com a possiblidade de escolher o seu representante para a câmara de vereadores e prefeitura. Os jovens de 17 anos, vinte três mil e novecentos e quatro poderão votar. Já os de 16, são oito mil, novecentos e trinta e sete eleitores.

Pandemias

Leia Também:  Prazo para justificar ausência no 2° turno termina nesta quinta-feira (27)

Enfrentamos no cenário atual, não uma, mas duas pandemias, ambas já provaram ser mortais. A primeira é um vírus, um pacote de material genético que sequestra hospedeiros biológicos, os enfraquece e os mata com muita frequência, denominado novo coronavírus (Covid-19).

A segunda é uma ideologia – arbitrariedade, que sequestra políticas democráticas, as enfraquece e as mata com muita frequência.

Naturalmente quando nos sentimos ameaçados, tendemos a procurar um inimigo e um protetor – em troca da proteção de nossas vidas, estamos dispostos a desistir de praticamente qualquer coisa, incluindo os direitos e liberdades pelos quais lutaríamos em tempos normais.

Tudo isso pode ser uma troca razoável durante períodos extraordinários! O problema é que, uma vez que permitimos que nossos direitos e liberdades sejam extirpados de nós, mesmo que temporariamente justificados em uma situação extraordinária como uma quarentena, nos acostumamos a isso. Pensem nisso…

Covid-19 em alta em Goiás

A disseminação da Covid-19 ainda está em crescimento em 85% dos municípios goianos. Conforme o grupo de modelagem de expansão da coronavírus, que analisa o comportamento do vírus no Estado, o último Re (número reprodutivo efetivo) de transmissão da Covid-19, possui um intervalo de confiança de 95%, variando entre 0,804 e 1.232.

Para os pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), esse valor é bem superior ao que seria estipulado, caso as secretarias de saúde não atrasassem as notificações da doença.

O aumento do coronavírus

Conforme os pesquisadores, o alto índice de contaminações pode estar relacionado ao relaxamento no Decreto Estadual, já que a medida que o isolamento social diminui e aumenta a mobilidade de forma geral, as transmissões também tendem a aumentar em Goiás. Ainda de acordo com o grupo, a Taxa R é o número de reprodução de uma doença infecciosa, ou seja, quantas pessoas um infectado contamina em média.

 

Covid-19 na Europa

O aumento das contaminações pela Covid-19 na Europa obrigou países a retomarem restrições mais severas para tentar conter uma segunda onda de casos de coronavírus. O conjunto de medidas marca um recuo no processo de flexibilização do confinamento iniciado em meados de maio em grande parte do continente, após a primeira onda – que atingiu sobretudo a Espanha, Itália, Reino Unido e França.

Refis no governo Caiado

O governo Caiado, mesmo com reservas em relação ao assunto, não descarta instituir, por meio de lei, um programa de recuperação fiscal, que se destina a regularizar créditos decorrentes de débitos relativos a tributos e contribuições administrados pela Secretaria da Economia. No momento não há data definida, mas deve ocorrer até 2022 – e uma só vez.

O entendimento é de que, historicamente, quem tem débito fiscal com o governo, sempre aposta no regime de recuperação fiscal (Refis), lançado sempre ao final do ano. Significa que há sempre perdas na arrecadação. A última medida que instituiu medidas facilitadoras para a negociação de débitos com a Fazenda Pública estadual partiu do então governador José Eliton (PSDB), no final de seu mandato, em 2018. Mas, para tentar levar dinheiro ao caixa do Tesouro, seja em qualquer nível de governo, os gestores públicos fazem uso desse mecanismo.

Cadastro nacional de estupradores

Desde o dia 2 de outubro, passou a vigorar a Lei 14.069/20 que criou o Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Crime de Estupro, que será operado pelo governo federal.

Leia Também:  Liminar do TCE suspende perdão fiscal para a ENEL

O cadastro deverá conter as características físicas e dados das digitais dos estupradores, além de informação do DNA e fotos. Para o preso em liberdade condicional, também deverá constar informação do local de moradia e de trabalho nos últimos três anos. O banco de dados será custeado pelo Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), que é administrado pelo Ministério da Justiça.

Novo ministro do STF

A indicação de Kassio Nunes Marques para ministro do Superior Tribunal Federal (STF) pelo presidente da República Jair Bolsonaro, remete, novamente, a críticas do modelo de escolha que empodera o chefe da nação. O Brasil possui o mesmo sistema dos Estados Unidos e outras grandes democracias. Mas há exemplos diferentes e, digamos, mais pluralistas e democráticos bem perto.

Kassio Marques?

O desembargador federal Kassio Nunes como o futuro indicado para a vaga do ministro Celso de Mello no STF, o piauiense surpreende todos pelo seu perfil. Advogado há 10 anos, era ligado ao PSB do Piauí, sua terra natal. Próximo do então governador Wilson Martins (PSB) e da conselheira do TCE Lilian Martins, esposa do ex-governador, emplacou seu pai como empregado no gabinete de Lilian, quando ela era deputada estadual. Kassio foi nomeado desembargador no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) piauiense e depois ascendeu ao TRF da 1ª Região em articulações discretíssimas, mas sempre muito bem apadrinhado pelo casal e judiciário.

Em outros países

No Equador, há sistema misto – os ministros são escolhidos por votos dos Poderes Executivo, Legislativo, mas também com aval ou não de uma Câmara de representantes da sociedade civil. Na Bolívia, os ministros das Cortes são escolhidos por conselho de 7 notáveis de setores da sociedade.

Jogatina

O monopólio da União sobre as loterias estava previsto no Decreto-Lei 204/1967 e foi questionado no Supremo, em 2017, pelo então governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão. Outros estados também ingressaram como interessados na ação. A norma foi questionada ainda pela Associação Brasileira de Loterias Estaduais (ABLE). No entanto, o plenário do STF, decidiu no dia 30, por unanimidade, que a União não tem monopólio para manter jogos lotéricos, que podem ser criados e explorados também pelos estados, desde que estejam de acordo coma regulamentação federal.

Curado do HIV

Timothy Ray Brown, a primeira pessoa que se sabe ter sido curada de HIV depois de receber um tipo único de transplante de medula, faleceu de leucemia no dia 29, no estado norte-americano da Califórnia.

O tratamento envolveu a destruição do sistema imunológico de Brown e o transplante de células-tronco com uma mutação genética chamada CCR5, que resiste ao HIV.

Apenas uma pequena proporção de pessoas – a maioria delas descendentes do norte da Europa – têm a mutação CCR5 que as torna resistentes ao vírus causador da AIDS.

Santa Isabel

Apesar da pandemia, a prefeita Cássia Dourado que é candidata à reeleição no município, juntamente com populares está violando o Decreto Estadual e o decreto expedido por ela mesmo, se é que existe, pois não foi localizado no site da prefeitura. Isso porque, esse colunista recebeu vídeos e imagens em locais, com aglomerações com a presença de Cássia sem máscara, como as demais pessoas que participaram do evento ocorrido no dia 4 de outubro.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Colunistas

Waldir Marques

Publicados

em

PAI E FILHO SÃO CANDIDATOS A VEREADOR

O radialista Edson Rodrigues, pai do também radialista Jonathan Rodrigues, os dois, são candidatos a vereador. O pai em Rialma, e o filho em Ceres. E o mais interessante disso, é que o filho pede ao eleitor de Rialma que vote em seu pai; enquanto o pai pede ao eleitor de Ceres que vote em seu filho. Então é assim, o filho torce pela vitória do pai em Rialma, e o pai torce pela vitória do filho em Ceres. Mas, ao mesmo tempo, tanto o pai quanto o filho, querem ser eleitos em suas respectivas cidades. Basta agora, que o pai e o filho peçam ajuda ao Espírito Santo para que sejam eleitos.

PODE CONTAR NOS DEDOS QUEM JÁ VIU UMA NOTA DE 200

A nova cédula de 200 reais entrou em circulação no Brasil no início do mês de setembro. Mas aqui na região, pode contar nos dedos das mãos, qual foi a pessoa que já viu, pegou nela ou colocou no bolso essa tal nota de 200. O que podemos afirmar é que essa nova cédula, está sendo bem vista apenas pela televisão. Na mídia do Governo Federal, que expõe dados de como é a nova cédula, explicando à população brasileira quais são as suas características, como sua cor, seu tamanho (medida), numerações em alto relevo, marca d’água e estampada com o Lobo-Guará, em homenagem à fauna brasileira.

SE FOSSE EU, WALDIR MARQUES, TERIA CRIADO

No final da entrevista que o ex-apresentador do Jornal Nacional, Cid Moreira, concedeu ao jornalista Pedro Bial, no seu programa Conversa com Bial, no dia 18 passado, Bial pediu ao Cid que fizesse uma manchete de improviso sobre o fim da pandemia, que causasse bastante impacto. Cid Moreira, por sua vez, disse ao Bial: “Você me pegou”, ou seja, não deu conta de criar tal manchete.

Se este colunista, que assistia ao programa, pudesse naquele momento soprar no ouvido de Cid Moreira, ele passaria algumas manchetes para ele. A exemplo: Enfim, acabou a pandemia no mundo; O coronavírus foi vencido, o mesmo foi extinto; OMS anuncia: Coronavírus nunca mais; Ministério da Saúde comemora o fim da pandemia e Alegria, alegria, vamos festejar o fim da pandemia. E por aí vai.

É SÓ ASSUMIR O PODER QUE O POLÍTICO MUDA DE IDEIA

Leia Também:  Demóstenes dá banho na enteada com champanhe de R$ 5 mil

A maioria das pessoas que entra na política, muda de ideia depois de estar lá. Não cumpre com a palavra antes dita. A cada momento também muda de posição e de suas maneiras de pensar. Tem político que chega ao poder dizendo que é contra a reeleição, mas, depois que chega lá, quando assume o cargo ou poder, tudo muda. Uns dizem que é preciso mais tempo para realizar o que tem que ser feito. Os quatro anos não foram suficientes para concluir seu plano administrativo. Por aí vai, muitos deles criam mil desculpas esfarrapadas para continuarem no poder. A têta é muito boa, por isso, muitos querem continuar mamando pelo resto da vida. Esse tipo de político precisa sim, de um desconfiômetro. Mesmo assim, são tão mansos, que não vão desconfiar.

PADRE DEIXA A BATINA PARA SE CASAR

Depois de ficar bastante conhecido em Goiás e em boa parte do Brasil, pela sua maneira extrovertida de celebrar missa e pelos shows católicos que realizava, o Padre Periquito deixa a batina para se casar. Ele conheceu uma moça dentro de uma igreja e se apaixonou por ela. Isso prova que o Padre Periquito, ou seja, o ex-padre não cumpriu e nem foi fiel com o que está escrito no Evangelho de Jesus Cristo, que é: “Amai a Deus sobre todas as coisas”. Por outro lado, o ex-sacerdote Periquito é candidato a prefeito de Guarinos.

Veja a charge da Coluna Vale Tudo

 

NA POLÍTICA TUDO ACONTECE…

Em Ceres, depois que o prefeito Rafaell Melo, que disputa a reeleição, escolheu o vereador Jairo para vice de sua chapa, descartando o seu atual vice Marcão da Caixa, contrariado, por isso, Marcão pulou para o outro lado e passou a apoiar a chapa da oposição encabeçada por Edimario Barbosa na disputa da prefeitura. Em Rialma, a vice-prefeita Vera Lúcia rompeu com o prefeito Fred quase que no início de sua administração. Agora, na eleição de 2020, Vera é candidata a vice de novo, só que como parceira do candidato de oposição ao prefeito Fred, ou seja, ela entra na disputa da Prefeitura de Rialma na chapa encabeçada por Thiago Mendonça, filho do ex-prefeito Evaldo José, que é candidato a vereador.

SEJA FELIZ, TENHA FÉ, ESPERANÇA E AMOR

Para que sua vida seja sempre iluminada pelo poder do Espírito Santo, basta você dizer essa frase todos os dias: Eu confio em nosso Senhor, com fé, esperança e amor.

Leia Também:  Prazo para justificar ausência no 2° turno termina nesta quinta-feira (27)

MUITA GENTE TORCENDO PELO ZÉ MÁRIO EM SANTA ISABEL

Pelos fortes comentários lá em Santa Isabel e Cirilândia, dão conta, que muita gente está torcendo e trabalhando para que o vereador Zé Mário seja o candidato mais votado agora, na sua reeleição. Como todo mundo sabe, ele merece, pois é um vereador bastante atuante e que tem trabalhado muito na defesa das causas da população.

Então não é à toa, que muita gente está querendo que Zé Mário continue por mis quatro anos como vereador. É por puro mérito seu, pois o mesmo já deu prova de que é competente e que é um grande defensor dos interesses do povo.

SABIA DISSO ELEITOR?

Se os políticos acabam com os problemas que afligem o povo, aí também acabam o conteúdo dos seus discursos que fazem e das promessas que prometem realizar durante suas campanhas eleitorais.

Sabe então, quando os políticos vão acabar com os problemas que afetam o povo? A resposta certa é: Nunca ou jamais.

 

DO TÚNEL DO TEMPO

Há mais de 40 anos, é realizada em Uruana a tradicional Festa da Melancia, um dos eventos mais movimentados da Região do Vale do São Patrício e de Goiás, onde comparece um grande público, vindo não só das cidades circunvizinhas, mas também de outras cidades do Estado, e ainda de outros Estados do Brasil.

Na época da Festa da Melancia, que acontece sempre no mês de setembro, nos três últimos dias da semana, que coincide com o aniversário de emancipação-política do município, a cidade de Uruana se enche de visitantes, bem como também o Rio Uru, que fica lotado por banhistas todos os anos. Ou melhor, volto atrás nessa afirmação: Quase todos os anos. Porque nesse ano de 2020, por causa da pandemia do coronavírus, a Festa da Melancia que seria realizada no mês de setembro, foi cancelada pelos organizadores da mesma para evitar aglomeração de pessoas.

Na foto de arquivo do JORNAL DO VALE, durante a Festa da Melancia de 1995, vemos o então governador Maguito Vilela, quando partia uma melancia, sendo observado pelo prefeito Raulzinho e por outras autoridades. WM

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA