Brasil
Aplicativos inteligentes ajudam empresas a monitorar motoristas e promover segurança no trânsito
A tecnologia é uma aliada indispensável para um trânsito mais seguro e humano.

A segurança no trânsito tem ganhado novos aliados com o uso de aplicativos inteligentes que utilizam tecnologias avançadas como telemetria, sensores e inteligência artificial, para acompanhar em tempo real o desempenho de motoristas e veículos. Voltados principalmente para empresas que gerenciam frotas, esses sistemas monitoram o comportamento dos motoristas, promovendo direção defensiva, redução de riscos e economia operacional.
Capazes de identificar padrões, como acelerações bruscas, frenagens inadequadas e excesso de velocidade, além de disponibilizar relatórios detalhados e avaliações de desempenho, esses apps incentivam práticas mais seguras no trânsito, gerando alertas e feedbacks em tempo real, ajudando motoristas a corrigirem comportamentos inadequados instantaneamente.
Há vantagens também para os gestores, pois essas tecnologias avaliam o histórico de condução dos motoristas, permitindo tomadas de decisão baseadas em dados concretos para prevenir riscos e reduzir custos.
Benefícios para segurança no trânsito
Ao identificar comportamentos perigosos, como uso de celular ao volante ou direção agressiva, os aplicativos permitem intervenções preventivas. As práticas de direção defensiva ajudam a diminuir o consumo de combustível, reduzir desgaste nos veículos e evitar sinistros, além disso, os relatórios gerados pelos aplicativos servem como base para treinar motoristas, promovendo uma cultura de segurança viária.
“A tecnologia é aliada da segurança no trânsito desde sempre. A Perkons nasceu de uma ideia inovadora que revolucionou a gestão do trânsito, salvando vidas diariamente nas vias de todo o país até hoje. Ferramentas que auxiliam empresas a reduzir custos operacionais, conservando a frota circulante, também desempenham um papel importante na proteção de vidas. Ao fornecer informações precisas sobre o comportamento dos motoristas, essas soluções promovem uma cultura de direção defensiva e ajudam a evitar sinistros. Na Perkons, acreditamos que a tecnologia é uma aliada indispensável para um trânsito mais seguro e humano”, comenta Luiz Gustavo Campos, diretor e especialista em trânsito da Perkons.
Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192


BRASIL
Crianças e adolescentes estão desprotegidos no ambiente digital
O estudo da USP revela falta de transparência das empresas de tecnologia e ausência de regulamentação específica para proteger os direitos infantojuvenis.

A falta de transparência das empresas de tecnologia sobre os impactos das redes sociais e da inteligência artificial na infância expõe crianças e adolescentes a riscos no ambiente digital. A constatação faz parte da pesquisa de doutorado da defensora pública federal e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Viviane Dallasta Del Grossi, que investigou a relação entre os direitos humanos e a governança empresarial no setor tecnológico. O estudo aponta que não há práticas sistemáticas para garantir a proteção infantojuvenil e que as medidas adotadas são insuficientes.
“Eu tive que me basear em relatório de organizações não-governamentais e de organismos internacionais para pautar minha pesquisa, devido à ausência de transparência das empresas”, enfatizou Viviane. Conforme a pesquisadora, o desenvolvimento tecnológico tem avançado sem interlocução entre especialistas da área técnica e profissionais de direitos humanos, o que compromete a criação de salvaguardas eficientes. Entre os principais problemas apontados, estão a manipulação algorítmica e a vigilância opressiva.
O estudo também ressalta que a ausência de regulamentação específica agrava a vulnerabilidade das crianças e adolescentes. “Eles [empresas de tecnologia] ainda não têm pesquisas e dados sistematizados quanto aos impactos dos produtos e serviços que desenvolvem”, destacou a defensora. Além disso, a pesquisadora alerta que tecnologias como reconhecimento facial tendem a reproduzir desigualdades sociais, impactando de forma mais intensa grupos vulneráveis.
Uma Lei sancionada em São Paulo, que proíbe o uso de celulares em escolas públicas e privadas, foi recebida com otimismo por Del Grossi. Para ela, a medida representa um avanço, mas precisa ser acompanhada por ações educativas. “Essa lei deve ser comemorada, porque ela restringe o uso medíocre da tecnologia. Mas, ela já deve vir pautada com a inclusão da alfabetização ética em inteligência artificial nas escolas, inclusive nos anos iniciais do ensino fundamental”, disse.
O debate sobre os direitos digitais da infância tem ganhado espaço, mas especialistas alertam que medidas mais amplas são necessárias. No último dia 13, foi sancionada a Lei Federal que restringe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis em todas as escolas de ensino básico do país, aguardando regulamentação por decreto presidencial. Para Viviane, a proteção integral das crianças no ambiente digital exige ações coordenadas entre governos, sociedade e setor privado.
Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
- Acidente7 dias atrás
Quatro moradores de Rubiataba morrem em acidente na GO-334
- VALE DO SÃO PATRÍCIO6 dias atrás
Temporal alaga casas e hotel, em Pirenópolis; Assista
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
Em Goiás, menino de 2 anos morre após ser esquecido dentro de carro por dona de creche; Assista
- PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
Em Goiás, PM é baleado ao tentar proteger namorada de agressões do ex; Assista
- PLANTÃO POLICIAL6 dias atrás
Caminhão com cigarro contrabandeado tomba e parte da carga é saqueada na BR-050; Assista
- PLANTÃO POLICIAL3 dias atrás
Em Goiás, advogados são presos por tentar obrigar cantora a assumir dívida milionária do marido
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
PRF apreende 6 kg de cocaína escondidos em banco de carro na BR-060, em Goiás; Assista
- POLÍTICA NACIONAL6 dias atrás
Projeto torna prática abusiva cobrança de taxas sobre Pix