Cenário é preocupante

Bancos de sangue de Goiás atingem ponto mais crítico de 2020

Publicados

Pelo quinto mês consecutivo, a Hemorrede Pública de Goiás registrou déficit de 36% no estoque de bolsas de sangue. Este é o pior cenário enfrentado pela rede estadual de sangue e hemoderivados em 2020.

A diretora técnica da Hemorrede, Ana Cristina Novais, diz que o cenário é preocupante principalmente porque existe uma tendência histórica de aumento no número de acidentes de trânsito durante o fim de ano, o que eleva a demanda por bolsas de sangue.

Ao aumento de acidentes, soma-se o fato de que bolsas têm sido utilizadas para o tratamento de pacientes com câncer ou com grandes hemorragias contaminados pelo coronavírus. Além disso, doadores habituais deixam de comparecer à hemorrede para viajar com a família.

O conjunto destes fatores preocupa a Ana Cristina e a rede de atendimento médico em Goiás, como um todo. “Para se ter uma ideia, nossa demanda média mensal subiu de 3,2 mil bolsas de sangue para mais de 4 mil”, afirma a diretora.

Para incentivar as doações, as unidades da Hemorrede em Goiânia e no interior (Rio Verde, Jataí, Catalão, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu) funcionarão em horário especial nos dias 24 e 31 de dezembro, das 8 às 12 horas. Nos feriados dos dias 25 e 1º as unidades estarão fechadas para atendimento ao público, e nos demais dias o funcionamento segue normal das 8 às 18 horas.

Leia Também:  Onze detentas da Casa de Prisão Provisória testam positivo para Covid-19

A Hemorrede fornece sangue e hemocomponentes para mais de 200 unidades de saúde em todo o Estado.

A Hemorrede criou o serviço de agendamento on-line pelo site agenda.hemocentro.org.br e pelo telefone 0800 642 0457 para que qualquer pessoa possa escolher o melhor dia e horário para fazer uma doação de sangue. “O agendamento é uma medida para evitar aglomerações, como ação de segurança para o doador diante da pandemia Covid-19”, ressalta Ana Cristina.

Os requisitos básicos para passar pela entrevista pré-doação de sangue são: estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 59 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis. A orientação é que doadores acima de 60 anos, fiquem em casa, visto que são pessoas do grupo de risco do novo coronavírus. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas. Pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de covid-19 devem ficar 14 dias sem poder doar, já para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo de inaptidão é de 30 dias após a remissão dos sintomas.

Leia Também:  Governo de Goiás inicia entrega de tênis esportivos aos estudantes da rede pública estadual

JORNAL DO VALE – Um jornal a serviço da nossa região, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Safra 2021 é aberta na Usina Uruaçu

A previsão é produzir 78 milhões de litros de etanol hidratado

Publicados

em

A usina Uruaçu iniciou nesta semana a safra 2021. O objetivo é aumentar a produção e moer 1,2 milhão de toneladas de cana-de-açúcar até meados do mês de novembro de 2021. Parte da moagem, cerca de 200 mil toneladas, será realizada por uma usina parceira.

Nesta safra a produção da usina será dedicada a produção de etanol hidratado, que é usado diretamente no abastecimento de veículos automotores, a previsão é produzir 78 milhões de litros de álcool.

Segundo o gerente geral da Usina Uruaçu, Bartolomeu Ferreira, o rendimento agrícola esperado na safra é de 90 toneladas de cana por hectare, com uma moagem média diária de 5 mil toneladas.

A Usina Uruaçu gera emprego e renda na região, diretamente são aproximadamente 800 funcionários. Para que os profissionais sempre exerçam as suas funções com mais qualidade, a usina desenvolveu capacitações, grande parte foram realizados no período de entressafra.

Cuidados

A abertura de safra deste ano foi simbólica, com um culto ecumênico transmitido pelas redes sociais da usina, contou com a participação do Padre Rafael T. Gonçalves e do Reverendo Adiel Ferreira. Também participaram da cerimônia a equipe de Louvor da Paróquia Nossa Senhora do Carmo.

Leia Também:  Em Itaguaru, homem de 57 anos é assassinado por dois criminosos

A empresa segue adotando medidas rigorosas de prevenção exigidas em tempos de pandemia. Todas as normas de segurança para proteger a saúde dos colaboradores são prioridade, seguindo os protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde.

A usina Uruaçu segue apoiando as prefeituras da região com a doação de álcool 70% para a descontaminação dos prédios, veículos e ambulâncias da rede pública de saúde.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA