educação

Brasil tem 62 universidades entre as melhores do mundo

A Universidade de São Paulo (USP) se manteve como a melhor colocada em toda a América Latina. A UFG está entre as posições 1200 e 1500.

Publicados

A consultoria britânica Times Higher Education (THE), divulgou nesta semana seu ranking anual com as melhores universidades do mundo, com base em indicadores de ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e reputação internacional. Ao todo, 62 instituições brasileiras estão na lista, referência global para estudantes, gestores e professores. A Universidade de São Paulo (USP) se manteve como a melhor colocada em toda a América Latina, na faixa entre a 201-250 melhores. As instituições que estão abaixo do top 200 são organizadas em grupos. A Universidade Federal de Goiás (UFG) aparece entre os grupos 1201-1500. No total, cerca de 1,8 mil universidades foram avaliadas.

Esse é o terceiro ano consecutivo em que a USP conquista essa colocação. A Universidade de Oxford (Reino Unido) segue pela sétima edição como a melhor instituição de ensino superior do mundo, seguida pela Universidade Harvard (EUA) e, em terceiro, as Universidades de Cambridge (Reino Unido) e Stanford (EUA), empatadas. Dentre as brasileiras, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi a segunda melhor colocada e se manteve entre o 401º a o 500º lugar. Em seguida, estão a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que permanece entre as posições 601 e 800, mesmo grupo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que subiu de posição em relação ranking ao ranking do ano passado, quando estava no grupo de 801 a 1000.

A USP é a brasileira melhor qualificada.

A melhor estreia do ranking foi da Universidade Humanitas, da Itália, que aparece pela primeira vez na lista e já entre o grupo de 201 a 250. Os Estados Unidos têm o maior número de instituições listadas na classificação geral, com 177 universidades, e no top 200, com 58. A THE incluiu nesta edição cinco nações africanas: Zâmbia, Namíbia, Moçambique, Zimbábue e Ilhas Maurício.

Leia Também:  Niquelândia: Empresário morre após cair de mula a caminho da Romaria do Muquém

Veja a lista com as 10 melhores universidades do mundo, segundo a THE: 1 Universidade de Oxford (Reino Unido) 2 Universidade Harvard (EUA) =3 Universidade de Cambridge (Reino Unido) =3 Universidade Stanford (EUA) 5 Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA) 6 Instituto de Tecnologia da Califórnia (EUA) 7 Universidade de Princeton (EUA) 8 Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA) 9 Universidade de Yale (EUA) 10 Faculdade Imperial de Londres (Reino Unido).

Confira aqui a posição das universidades brasileiras no ranking da THE: Posições 201 a 250: Universidade de São Paulo (USP) Posições 401 a 500: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Posições 601 a 800: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Posições 801 a 1000: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Universidade Federal de Sergipe (UFS) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) Posições 1001 a 1200: Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Universidade de Fortaleza (UNIFOR) Posições 1201 a 1500: Universidade de Brasília (UnB) Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Universidade Federal do ABC (UFABC) Universidade Federal da Bahia (UFBA) Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Universidade Federal de Goiás (UFG) Universidade Federal de Lavras (UFLA) Universidade Federal do Paraná (UFPR) Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Universidade Federal de Viçosa (UFV) Universidade Estadual de Londrina (UEL) Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) Unisinos Posições acima de 1501: Universidade Católica de Brasília Universidade de Caxias do Sul Universidade Estadual do Ceará (UECE) Universidade do Estado de Santa Catarina (UESC) Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro Universidade Estadual de Maringá (UEM) Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Universidade Federal do Ceará (UFC) Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) Universidade Federal do Vale do São Francisco Universidade Federal de Itajubá Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Universidade Federal do Pará (UFPA) Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Universidade Federal do Piauí (UFPI) Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) Universidade Federal Fluminense (UFF) Universidade Presbiteriana Mackenzie Universidade Nove de Julho (Uninove) Universidade de Passo Fundo (UPF) Universidade de Pernambuco (UP) Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Com Agências

Leia Também:  Deputado José Nelto entrega cheque de R$ 1,3 milhões para o Hospital Pio X, em Ceres

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE,

através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

EDUCAÇÃO

Governo de Goiás convoca mais 315 professores aprovados em concurso

Convocação foi publicada em Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (02/04); convocados devem apresentar a documentação a partir do dia 08 de abril.

Publicados

em

Governador Ronaldo Caiado participa de evento com gestores da rede estadual de educação, em Anápolis. Foto: Secom

O Governo de Goiás convocou, nesta terça-feira (2), mais 315 candidatos aprovados em concurso público para professor PIII da rede estadual de educação. Assim como nos chamamentos anteriores, a posse se dará de forma virtual, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), com o intuito de garantir celeridade ao processo. O pré-cadastro dos profissionais no SEI deverá ser feito até o dia 05 de abril, por meio do e-mail posse@goias.gov.br.

A partir do dia 8 de abril, os aprovados deverão apresentar a documentação de forma eletrônica. Nesta etapa, será necessário anexar a declaração para investidura em cargo público, além de CPF, RG, comprovante de endereço, título eleitoral, diploma de curso superior e demais documentos listados em edital. A previsão é que as nomeações sejam publicadas no dia 03 de maio. Já a posse deve ocorrer a partir do dia 08 de maio, seguida de curso de formação.

“Os professores vão trabalhar em colégios com estrutura digna, com padrão de excelência e capazes de competir com escolas particulares. Empenhamos recursos para essa transformação e a educação em Goiás hoje é referência nacional”, afirma o governador Ronaldo Caiado, ao dar as boas-vindas aos novos servidores. A secretária da Educação, Fátima Gavioli, lembra que o estado ficou 20 anos sem receber professores efetivos, o que foi corrigido pela atual gestão.

Leia Também:  PF faz operação contra grupo que teria desviado auxílio emergencial

Concurso

Os convocados fazem parte da lista de 5.050 aprovados para o cargo de professor nível III (licenciados), em concurso realizado pela Secretaria da Educação (Seduc) em 2022. Os selecionados vão trabalhar na rede estadual de ensino, que atualmente conta com mil unidades escolares e atende mais de 500 mil estudantes, em todas as regiões de Goiás. De forma inédita, foram ofertadas vagas para profissionais indígenas, quilombolas, intérpretes de Libras e instrutores de Libras e Braille.

Confira a lista de convocados clicando aqui

Para mais orientações sobre a posse, acesse: www.educacao.go.gov.br

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA