DE EXEMPLO À FRACASSO

Campanha de vacinação contra coronavírus em Ceres é alvo de denúncias no Ministério Público e expõe falhas na gestão durante pandemia

Publicados

Por Renato Violi, jornalista e nutricionista em formação

A Prefeitura de Ceres tinha de tudo para ser exemplo nacional no tratamento da Covid-19 já que possui um avançado sistema de medicina integrado, invejado por muitas cidades inclusive. Ceres é uma das poucas cidades do estado e por que não do país, que possui a maior quantidade de médicos para cada habitante, proporcionalmente. São mais de 200 profissionais para uma cidade que tem pouco mais de 22 mil habitantes, segundo o IBGE 2020.

Poderia, mas não foi e nem será exemplo. O que vimos nos últimos dias foi um show de horrores, com leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) ocupados. Sabemos que Ceres é uma cidade polo em serviços, em especial o de saúde. Sendo considerada uma das principais alternativas para quem vem de outras partes de Goiás e até de outros Estados.

A situação se tornou ainda mais complicada com o início da imunização contra a Covid-19. Uma lista disponibilizada no portal da transparência do município entregou para a sociedade, de mãos sujas, os FURÕES de fila. Ora, mas “a Prefeitura de Ceres não tinha conhecimento dessa situação” uma vez que não fez a aplicação das vacinas. Ou seja, quem deveria fazer o controle como estabelece o Ministério da Saúde, não fez. Confiou na “boa fé” daqueles que amplamente – em sua maioria – criticaram a vacina, dando-a nomes pejorativos, duvidando inclusive de seu potencial, visto que foi feita num período curto demais.

Leia Também:  A luta em favor do estágio no Brasil continua

Pasmem! Das 876 doses do imunizante destinadas ao município, apenas 10 foram aplicadas em idosos do lar dos Vicentinos. Só 10 doses! A cidade não tem nenhum idoso com idade acima de 85 anos, pelo visto. As informações estão lá, na lista da prefeitura. E nem precisamos de muito tempo para contar.  “Essa falsificação de registros como se fossem servidores do hospital, pessoas conhecidas na cidade, são parentes de médicos, parentes lá de pessoas do hospital, até servidores públicos estaduais, registrados de última hora como se fossem agentes à serviço da saúde, quando na verdade não são”, pontuou o promotor de justiça Marcos Alberto Rios.

O que mais gerou espanto é que boa parte desses COVARDES que repudiavam a “VaChina” não perderam a oportunidade de se proteger. A arminha não funcionou, a corrupção bateu na porta e a consciência com medo da Covid-19 foi embora.

Como Ceresino, senti vergonha. Me senti lesado, a ponto de não me calar e nem permitir que essa injustiça continue. O próprio Ministério Público, depois de receber a tal lista, se posicionou de forma positiva. Segundo o promotor Marcos Alberto Rios, este é um crime e que deve sim ser investigado e punido. O Ministério Público inclusive já anunciou que pedirá a prisão dos envolvidos, cuja pena varia de 2 a 12 anos, sejam eles os vacinados ou quem permitiu a aplicação da vacina. Outra alternativa é o pagamento de uma multa estipulada em R$50 mil. Pouco, diante de tamanha hipocrisia.

Leia Também:  Senado projeto autoriza IPVA zero para motos de até 170 cilindradas

“Os velhinhos da cidade, pessoas de 90 anos, de 86 anos, de 89 anos, não receberam a vacina. E vimos jovens aí, pessoas novas usando desse estratagema, desse artifício para conseguir burlar as regras do jogo e conseguir a vacina” conclui Rios. Eu tenho dó. Dó do ser humano que fez e faz isso. Justiça terrena seja feita e a divina também!

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

JORNAL DO VALE – Um jornal a serviço da nossa região, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTIGO

O trabalho nas vinhas do Senhor

Os trabalhos no mundo representam cuidar das vinhas de Deus. O que por sua vez nos permite o progresso pessoal, bem como a doce colheita de resultados favoráveis. Enfim, se o mundo é uma grande escola, que venham as lições sem rebeldia, mas com a humildade de seguir adiante sem pestanejar.

Publicados

em

Paulo Hayashi Jr. é Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp.

Em diferentes passagens da Bíblia, há a referência ao vinho e o trabalho nas vinhas do Senhor. Por exemplo, a plantação de Noé após o seu desembarque e até mesmo o primeiro milagre de Jesus Cristo nas bodas de Canaã. Como ilustração metafórica, pode-se dizer que os seres humanos são como o vinho que precisam maturar direito com o tempo. Entretanto, há casos em que, seja pelos padrões negativos de pensamento, seja pelos monturos emocionais e os queixumes constantes, acabam deturpando o interior e vinagrando com o passar dos dias. Mas, a direção dada será pelo próprio indivíduo que colhe aquilo mesmo que faz com o seu tempo, com a sua vida. É a responsabilidade do livre arbítrio que permite a cada um decidir por si, mas cuja colheita é obrigatória. Por isso as recomendações providenciais de Paulo de Tarso, o apóstolo dos Gentios: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm” (1 Cor, 6:12).

Leia Também:  PC realiza prisão de mãe e filho em flagrante por chantagem sexual online

Desenvolver a inteligência e o conhecimento em conjunto com as luzes do coração é o caminho para acertar mais na vida do que errar. Com as escolhas certas acumulamos resultados que nos permite chegar mais próximos de uma condição feliz. Não é por acaso, tampouco por ganhos sem esforços que a existência se transforma para melhor.

Os trabalhos no mundo representam cuidar das vinhas de Deus. O que por sua vez nos permite o progresso pessoal, bem como a doce colheita de resultados favoráveis. Enfim, se o mundo é uma grande escola, que venham as lições sem rebeldia, mas com a humildade de seguir adiante sem pestanejar.

Paulo Hayashi Jr. é Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA