Veja aqui a Coluna Social do Jornal do Vale

Coluna Social

Publicados

Quem confia no Senhor, pode ficar tranquilo, pois a sua salvação está garantida. Waldir Marques

 

Veja a Coluna Social do Jornal do Vale

 

No dia 6 quem celebrou mais um ano de vida foi a Professora Meire Rosângela. Desejamos que a sua vida seja sempre uma soma de vitórias. Parabéns!

 

O radialista José Maria, o JM da Rádio Aliança, completará mais um ano de vida no próximo dia 29. A ele os nossos parabéns e muitos anos de vida.

 

No dia 3, Rinaldo Fernandes comemorou seu aniversário. Desejamos felicidades sempre. Parabéns!

 

Quem também comemorou mais um ano de vida no dia 2, foi Maria Marques. Desejamos saúde, paz e sucesso. Feliz aniversário.

 

No dia 6, Galdete Siqueira, que já assinou essa coluna do JORNAL DO VALE completou mais um ano de vida. Que Deus ilumine sempre a sua vida e você seja muito feliz. Parabéns…

 

A ex-primeira-dama de Ceres, Maritonia Carvalho completou mais um ano de vida. Na foto ela aparece com seu marido, o ex-prefeito de Ceres, Dr. Cícero Leão. Que em sua vida sempre sobre saúde, paz, vontade de lutar e força para superar o que preciso for. Felicidades…

 

Florivaldo Vaz de Santana, Promotor de Justiça aposentado, que atuou por muitos anos na Comarca de Ceres, celebrou, no dia 13, mais um ano de vida. Parabéns para você! Saúde, paz e felicidades…

 

Quem aniversariou no dia 6, foi o secretário municipal de meio ambiente de Ceres, Celso Henrique. Na foto ele aparece com sua mãe, Maria Helena. Desejamos saúde e felicidade ao aniversariante…

 

Ana Luiza Lagares, ex-garota do mês do JORNAL DO VALE, aniversariou no dia 1º. Que sua vida seja alegre e repleta de alegria, paz, saúde e amor!

 

No dia 14, Camila Reis comemorou mais um ano de vida. Na foto a aniversariante aparece com seu marido o advogado Dr. Samuel Balduino. Parabéns e muitas felicidades para você.

 

Ademar Ferreira aniversariou no dia 4. Desejamos muita alegria, paz e harmonia. Parabéns…

 

Eunice aniversariou no dia 8 de novembro. Na foto ela aparece ao lado de sua amiga Custódia. Uma linda amizade que já dura 40 anos. Parabéns e muitas felicidades!

 

Rafael Carneiro, o Carneirinho, comemorou mais um aniversário no dia 18. Desejamos um feliz aniversário e muitos anos de vida

 

Quem vai apagar as velinhas no dia 20 é a leitora Roseli. Que em sua vida sempre sobre saúde, paz e vontade de lutar e força para superar o que preciso for. Parabéns!

 

Keila de Souza comemorou mais um ano de vida no dia 3. A ela os nossos parabéns e muitos anos de vida.

 

No dia 17 a nossa Garota do Mês, Laysa Ferreira Silva da cidade de Crixás, celebrou mais um ano de vida. Desejamos um feliz aniversário e uma vida recheada de alegrias e realizações

 

A pequena Sophia Carolina, aniversariou no dia 3. Na foto ela aparece com os seus pais Claudiomar e Deyse . Desejamos que você tenha muita alegria, paz, saúde e felicidade. Parabéns!

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Ceres: MP-GO cobra informações sobre doação da Casa de Bernardo Sayão pela prefeitura
Propaganda

Colunistas

Dr. Fabiano Moura

Publicados

em

Dúvidas sobre a vacina contra Coronavírus?

Neste artigo iremos falar sobre um tema que está bastante em alta nos noticiários, a vacina contra a COVID 19. Já falamos em edição passada deste jornal, porém vale a pena abordar mais sobre o tema, com a intenção de tirar algumas dúvidas.

Normalmente, o tempo médio para se desenvolver uma vacina, leva de cinco a dez anos. O desenvolvimento de uma vacina passa por várias etapas. Primeiro:  Estudos pré-clínicos em modelos animais. A seguir, Fase 1, onde dezenas de voluntários testam a vacina. Fase 2:  centenas de voluntários fazem o teste. Fase 3: milhares de voluntários, que são divididos em 2 grupos, onde um grupo toma a vacina e o outro recebe um placebo e nem o pesquisador, nem os voluntários sabem quem está usando a vacina verdadeira e o placebo (chamado estudo duplo cego). Nessa fase 3 é avaliada a eficácia da vacina.

Então, como a vacina foi desenvolvida nesse tempo recorde de menos de um ano? Foi pulada alguma etapa? Isso compromete a segurança e a qualidade da vacina?

A verdade é que no passado, já tivemos surtos de outros CORONAVÍRUS, o SARS-CoV -1 e o MERS. Então, foi possível aproveitar estudos com esses outros coronavírus para desenvolver a vacina para o atual SARS CoV-2. Ou seja, com o aparecimento do SARS-CoV-2, os cientistas aproveitaram o que tinha sido desenvolvido de estudos com o SARS-CoV-1 e o MERS pelo fato de eles serem muito similares. É por isso que estamos contando com a vacina nesse tempo recorde sem precedentes na história.

Leia Também:  Ministério da Economia lamenta decisão da Ford e pede avanço de reformas para manter fábricas no país

As vacinas em desenvolvimento são eficazes?

Sim, as vacinas em desenvolvimento têm apresentado eficácia acima de 90%. Para se ter uma ideia, a eficácia da vacina contra influenza é em torno de 50%.

Existe algum risco de desenvolver a Covid-19 (ou contrair o vírus SARS-CoV-2) ao tomar a futura vacina?

Não. Não há possibilidade de estabelecer uma infecção diretamente pela vacinação.

Quais as vacinas que estão sendo desenvolvidas no Brasil?

A FIOCRUZ em parceria com a farmacêutica AstraZeneca utiliza vetores virais. É a chamada vacina de OXFORD. O INSTITUTO BUTANTAN de São Paulo em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, está produzindo a vacina CORONAVAC, a partir de vírus inativado.

Existe algum risco de a vacina alterar meu DNA, ou causar um câncer?

Não, não há possibilidade de nosso DNA ser alterado ou de desenvolver um câncer devido à vacina. Trata-se de fake news.

Nesta semana o Brasil deu início à vacinação. Mas, é bom lembrar que somente uma pequena parte da população será imunizada nesta primeira etapa, de modo que é muito importante que todos se protejam e continuem cumprindo as medidas de prevenção. Evitar aglomerações, sair de casa apenas se necessário. Continuar usando máscara e sempre fazer a higienização das mãos com água e sabão ou álcool. A prevenção ainda é a melhor opção.

Leia Também:  Covid-19: casos acumulados somam 6,2 milhões e óbitos chegam a 172 mil

Em caso de sintomas gripais como coriza, obstrução nasal, espirros, dor de garganta, tosse, febre, diminuição do olfato ou paladar, falta de ar, procure orientação médica de imediato.

Essas são as dicas do Dr. Fabiano Santana Moura. Otorrinolaringologista. Atende do Centro Clínico e Diagnóstico São Pio X. Fone: 3307 1505 Whatsapp 9962 6052

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA