Veja aqui a Coluna Social do Jornal do Vale

Coluna Social

Publicados

Quem confia no Senhor, pode ficar tranquilo, pois a sua salvação está garantida. Waldir Marques

 

Veja a Coluna Social do Jornal do Vale

 

No dia 6 quem celebrou mais um ano de vida foi a Professora Meire Rosângela. Desejamos que a sua vida seja sempre uma soma de vitórias. Parabéns!

 

O radialista José Maria, o JM da Rádio Aliança, completará mais um ano de vida no próximo dia 29. A ele os nossos parabéns e muitos anos de vida.

 

No dia 3, Rinaldo Fernandes comemorou seu aniversário. Desejamos felicidades sempre. Parabéns!

 

Quem também comemorou mais um ano de vida no dia 2, foi Maria Marques. Desejamos saúde, paz e sucesso. Feliz aniversário.

 

No dia 6, Galdete Siqueira, que já assinou essa coluna do JORNAL DO VALE completou mais um ano de vida. Que Deus ilumine sempre a sua vida e você seja muito feliz. Parabéns…

 

A ex-primeira-dama de Ceres, Maritonia Carvalho completou mais um ano de vida. Na foto ela aparece com seu marido, o ex-prefeito de Ceres, Dr. Cícero Leão. Que em sua vida sempre sobre saúde, paz, vontade de lutar e força para superar o que preciso for. Felicidades…

 

Florivaldo Vaz de Santana, Promotor de Justiça aposentado, que atuou por muitos anos na Comarca de Ceres, celebrou, no dia 13, mais um ano de vida. Parabéns para você! Saúde, paz e felicidades…

 

Quem aniversariou no dia 6, foi o secretário municipal de meio ambiente de Ceres, Celso Henrique. Na foto ele aparece com sua mãe, Maria Helena. Desejamos saúde e felicidade ao aniversariante…

 

Ana Luiza Lagares, ex-garota do mês do JORNAL DO VALE, aniversariou no dia 1º. Que sua vida seja alegre e repleta de alegria, paz, saúde e amor!

 

No dia 14, Camila Reis comemorou mais um ano de vida. Na foto a aniversariante aparece com seu marido o advogado Dr. Samuel Balduino. Parabéns e muitas felicidades para você.

 

Ademar Ferreira aniversariou no dia 4. Desejamos muita alegria, paz e harmonia. Parabéns…

 

Eunice aniversariou no dia 8 de novembro. Na foto ela aparece ao lado de sua amiga Custódia. Uma linda amizade que já dura 40 anos. Parabéns e muitas felicidades!

 

Rafael Carneiro, o Carneirinho, comemorou mais um aniversário no dia 18. Desejamos um feliz aniversário e muitos anos de vida

 

Quem vai apagar as velinhas no dia 20 é a leitora Roseli. Que em sua vida sempre sobre saúde, paz e vontade de lutar e força para superar o que preciso for. Parabéns!

 

Keila de Souza comemorou mais um ano de vida no dia 3. A ela os nossos parabéns e muitos anos de vida.

 

No dia 17 a nossa Garota do Mês, Laysa Ferreira Silva da cidade de Crixás, celebrou mais um ano de vida. Desejamos um feliz aniversário e uma vida recheada de alegrias e realizações

 

A pequena Sophia Carolina, aniversariou no dia 3. Na foto ela aparece com os seus pais Claudiomar e Deyse . Desejamos que você tenha muita alegria, paz, saúde e felicidade. Parabéns!

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  136 mil doses de vacina contra a Covid-19 chegam ao Goiás, nesta quinta-feira, 8
Propaganda

Colunistas

Dr. Fabiano Moura

Publicados

em

Você tem nariz entupido?

Vou falar aqui de duas causas comuns de obstrução nasal: rinite e sinusite.

O termo sinusite vem de sinus, que são cavidades no nosso rosto ao lado do nariz (ou seios paranasais). “Ite” é o sufixo que denota inflamação. Então, sinusite é uma inflamação nos sinus. Ela pode acometer um ou mais dos quatro seios paranasais: maxilar, etmoidal, frontal e esfenoidal. Muitas vezes, instala-se como complicação de gripe, resfriado, rinite alérgica. Também pode ser causada pela exposição contínua ao ar condicionado ou, ainda, por irritações ambientais constantes – poluição atmosférica, trabalho em ambientes frios ou trabalho com inalantes irritantes.

Os sintomas mais comuns são o nariz entupido prolongadamente, secreção nasal abundante amarelada ou esverdeada. Pode dar febre, dores na face, dores de cabeça, mal-estar no corpo etc.

A sinusite aguda é uma doença que pode gerar uma série de complicações, tais como: sinusite crônica, abcesso periorbitário (inchaço significativo do olho, que ocorre quando a sinusite rompe a parede do olho e penetra dentro dele, levando a risco de perder a visão), abscesso cerebral e meningite.

Leia Também:  André Marques

Por que uma gripe vira sinusite? São as condições do organismo no período de infecção que favorecem ou não o aparecimento de complicações. O risco de a gripe virar sinusite diminui significativamente se o paciente se hidratar e se alimentar adequadamente, dar ao corpo o repouso necessário e cessar estímulos negativos como cigarro, ar condicionado, mudanças de temperatura e estresse.

Quando o assunto é a rinite, a causa mais comum é a alergia, principalmente ao ácaro. Os sintomas principais são: coçar o nariz, espirrar, obstrução nasal e coriza. É importante evitar o uso de tapete, carpete e cortinas, pois acumulam pó, que contém ácaros. Substituir o cobertor de lã pelo edredom. Evitar roupas de lã e dar preferência pelo algodão. Substituir a vassoura pelo aspirador de pó.

A rinite não é contagiosa, diferente da sinusite que pode passar de pessoa para pessoa.

Um erro muito comum dos pacientes é pingar gotas descongestionantes para desentupir o nariz, como neosoro e naridrin, sem orientação médica. Essas medicações possuem substâncias como a nafazolina, oximetazolina e fenoxazolina. Essas substâncias são vasoconstritores (fecham os vasos sanguíneos dos cornetos nasais) e realmente desentopem o nariz muito rápido, porém, causam dependência, e também causam a rinite medicamentosa. Com o passar do tempo, o nariz vai ficando mais inflamado e mais entupido do que antes. Pode também, causar aumento da frequência cardíaca, pressão arterial e causar arritmias.

Leia Também:  Luiz Cláudio

Se você tem nariz entupido, o certo é procurar orientação de um médico otorrino para fazer o diagnóstico e tratamento correto. Cuide bem do seu nariz!!

Essas são as dicas do Dr. Fabiano Santana Moura. Otorrinolaringologista. Atende no Centro Clínico e Diagnóstico São Pio X. Fone: 3307 1505 Whatsapp 9962 6052.

.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA