Pesquisar
Close this search box.
alerta

Defesa Civil de Goiás fará teste com envio de mensagens de alerta no sábado (27)

È importante que a população não se assuste.
Defesa Civil de Goiás fará teste com envio de mensagens de alerta no sábado (27). Foto: CBMGO

publicidade

No próximo sábado (27), moradores de Goiânia, Itumbiara, Formosa e Cidade de Goiás – além de parte das cidades vizinhas – receberão em seus celulares um alerta de teste da Defesa Civil Nacional. O aviso faz parte da fase final de implantação do Defesa Civil Alerta, sistema criado pelo Governo Federal em parceria com a Anatel e Ministério das Comunicações.

A novidade é que o alerta é considerado “intrusivo”, ou seja, a mensagem salta na tela do celular acompanhada de uma sirene, mesmo que o aparelho esteja em modo silencioso e com a tela desligada. Uma coletiva de imprensa será realizada nesta sexta-feira, 26, a partir das 6h30, no Comando de Operações de Defesa Civil (CODEC) do CBMGO, em Goiânia, para dar detalhes de como será feito o acionamento do sistema em Goiás

È importante que a população não se assuste. Trata-se apenas de uma simulação para validar o funcionamento da ferramenta, que a partir de outubro passa a operar em todo o estado de Goiás, emitindo alertas reais em situações de risco, como chuvas intensas, alagamentos e incêndios florestais. O alerta é gratuito e não exige cadastro, funciona em celulares Android e iOS lançados a partir de 2020 e requer apenas sinal de telefonia 4G ou 5G (não depende de Wi-Fi ou pacote de dados).

Leia Também:  Briga em Cirilândia cidade de Santa Isabel termina com morte de homem

Para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), o novo recurso é um avanço fundamental. “Prevenir é salvar vidas. Esse sistema vai permitir que a população seja alertada de forma direta e imediata, garantindo mais segurança em situações de risco”, destaca o Comandante de Operações de Defesa Civil, Coronel Pedro CARLOS Borges de Lira. As notificações testes que chegam nos celulares da população de Goiás e outros estados neste sábado concluem a implantação nacional da ferramenta.

Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade