Pesquisar
Close this search box.
estado

Goiás convoca 404 aprovados em concurso da Polícia Penal

Nomeações contemplam 82 mulheres e 322 homens, que serão distribuídos entre unidades prisionais de nove regiões do Estado
Goiás convoca 404 aprovados em concurso da Polícia Penal. Foto: Reprodução/Mais Goiás

publicidade

O Governo de Goiás convocou 404 candidatos aprovados no concurso público da Polícia Penal para assumir cargos efetivos no sistema prisional estadual. As nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) e representam mais uma etapa do processo de recomposição do quadro da Diretoria-Geral de Polícia Penal (DGPP).

Do total de convocados, 322 são homens e 82 são mulheres. Os novos policiais penais serão distribuídos conforme a necessidade do sistema prisional, com lotação prevista em unidades vinculadas às regionais de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Itaberaí, Luziânia, Caldas Novas, São Luís de Montes Belos, Rio Verde, Goianésia e Formosa.

A convocação é referente ao concurso realizado em 2024 pela Diretoria-Geral de Polícia Penal, órgão ligado à Secretaria de Estado da Segurança Pública. O certame prevê a ampliação do quadro permanente da corporação, com oferta total de 1,6 mil vagas.

Posse e início das atividades

De acordo com o cronograma divulgado pelo governo estadual, a posse dos aprovados ocorre de forma eletrônica, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O procedimento foi adotado para agilizar a apresentação da documentação e a conclusão das etapas administrativas.

Leia Também:  Anvisa aprova Ozempic e Wegovy para reduzir risco de infarto e AVC

Antes da posse, os candidatos precisaram realizar cadastro básico, apresentar documentos pessoais, preencher o formulário de perfil profissional e passar por perícia médica. A previsão é que os servidores iniciem o efetivo exercício e o curso de formação em 10 de agosto.

Os novos integrantes deverão reforçar as equipes responsáveis pela segurança, custódia e rotina operacional das unidades prisionais goianas. A distribuição dos servidores será definida pela DGPP, considerando as demandas de cada regional.

Reforço no sistema prisional

A chegada dos novos policiais penais ocorre em meio às ações do Estado para ampliar e estruturar o sistema penitenciário. Em dezembro de 2024, o Governo de Goiás informou que planejava entregar três novas unidades prisionais, com a criação de 1,1 mil vagas, além da ampliação do Presídio Estadual de Anápolis.

Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Estado da Administração (Sead) e pela Polícia Penal, 424 alunos estavam na fase final do curso de formação da carreira. A expectativa é que a incorporação dos novos servidores contribua para melhorar a capacidade operacional da Polícia Penal e fortalecer a segurança nas unidades prisionais.

Leia Também:  GoiásFomento amplia acesso ao crédito com nova regra

Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade