Política

Deputado Zacharias Calil e equipe do Hecad são homenageados em Brasília

O médico ressaltou a dedicação dos profissionais envolvidos e o apoio do governo de Goiás para a fundação do Hecad.

Publicados

Deputado Zacharias Calil e equipe do Hecad são homenageados em Brasília

A Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (20) uma sessão solene em homenagem à 22ª separação de gêmeos siameses realizada pela equipe multiprofissional do deputado Dr. Zacharias Calil (União Brasil), a primeira cirurgia no Hospital da Criança e do Adolescente (Hecad).

A homenagem, proposta pelo deputado Dr. Eduardo Veloso, também do partido União Brasil-AC, destacou a excelência do trabalho realizado pelo médico por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e ressaltou a importância da estrutura do Hecad, construído pelo Governo do Estado de Goiás, com apoio de emenda parlamentar.

Presentes no parlamento estavam deputados, profissionais do Hecad e as gêmeas Heloá e Valentina, acompanhadas da irmã Kayla e dos pais Waldirene e Fernando. Para Zacharias, o momento proporcionou a celebração do sucesso da cirurgia de separação das gêmeas, assim como o reconhecimento da dedicação dos profissionais envolvidos. O deputado expressou sua gratidão por liderar uma equipe grandiosa e mencionou que alguns profissionais foram voluntários, inclusive viajando para Goiânia por conta própria.

“É nosso dever, como representantes do povo, reconhecer esses profissionais e hoje, nesta solenidade, gostaria de dizer que vocês fazem parte de um legado para a história da medicina. Alguns de vocês estiveram presentes sem receber qualquer remuneração”, afirmou.

O deputado ressaltou a complexidade da cirurgia, com destaque para a gêmea Valentina, que no processo de recuperação precisou passar por uma segunda cirurgia. Zacharias destacou ainda a participação do governador Ronaldo Caiado, que segundo ele, foi um grande apoio para a existência do Hecad. Agradeceu o papel da imprensa e dedicação em acompanhar o desdobramento com as irmãs.

Leia Também:  Relator sugere ampliar auxílio gás para 11 milhões de famílias

“Não existe um hospital particular em Goiás como o Hecad, foram mais de 50 milhões de investimentos via emendas parlamentares. Deixo aqui a minha gratidão ao governador Ronaldo Caiado que acreditou nesse sonho. Precisamos estimular as ações básicas de saúde”, afirma o médico.

O deputado Eduardo Vellozo ressaltou a alta complexidade que envolveu a cirurgia de separação das gêmeas e o árduo trabalho realizado pelo médico Zacharias Calil e sua equipe. Falou sobre o papel do governo do estado de Goiás pela disponibilização de recursos ao Hecad, que possibilitou que a separação fosse realizada.

“Com investimento direcionado o SUS pode executar cirurgias complexas. Que todos estejamos unidos em prol de uma meta em comum, se trata de uma história de sucesso. Somos, sim, capazes de realizar ações grandiosas como países desenvolvidos. O dr. Zacharias Calil merece o prêmio nobel da medicina”, afirma.

A mãe das gêmeas, Waldirene Carmelita do Prado, reafirmou sua gratidão ao médico Zacharias Calil, equipe e Hecad, já que sem o SUS seria impossível a cirurgia das filhas. “Agradeço a Deus em primeiro lugar, sempre fui muito positiva e sabia que a cirurgia seria um sucesso. Serei eternamente grata o dr. Zacharias, graças a ele minhas filhas hoje estão separadas”, afirma.

Para Fabiana Lopes, diretora assistencial do Hecad, a homenagem é um reconhecimento ao Hecad e ao SUS e que à história de êxito das irmãs agora fazem parte desse legado. “Acreditamos que a promoção, a proteção e a recuperação da saúde das crianças deve ser oferecido visando o bem-estar e crescimento. Agradecemos o deputado Zacharias Calil por abrilhantar a nossa luta pelo fortalecimento do SUS”, diz.

Leia Também:  Falta consenso no conselho político sobre prazo da PEC da Transição

A deputada Rogéria Santos, vice da Comissão da Criança e Adolescente na Câmara, parabenizou a iniciativa do deputado Zacharias Calil por trazer a equipe do Hecad para ser homenageada. “Espero um dia ter um hospital de excelência na Bahia como o Hecad, para tratar das nossas crianças. Parabéns ao SUS por proporcionar essa cirurgia às meninas”, diz.Relembre a cirurgia

A cirurgia de separação da gêmeas ocorreu no dia 11 de janeiro e durou cerca de 16 horas. O procedimento contou com mais de 150 profissionais, dentre médicos, enfermeiros, técnicos e outros, estiveram envolvidos nos cuidados com as meninas desde a cirurgia e durante o tempo em que permaneceram no hospital.

À época Zacharias Calil ressaltou que a gêmea Valentina era um milagre resultante da aliança entre a medicina e a fé, uma vez que chegou a pensar que a menina não sobreviveria. As irmãs Heloá e Valentina receberam alta em março após 51 dias internadas e continuam em processo de recuperação em casa com os pais.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA NACIONAL

Datena agride Pablo Marçal em debate; Assista

O candidato José Luiz Datena (PSDB), o Datena agrediu Pablo Marçal (PRTB) com uma cadeirada em meio ao debate na TV Cultura, no Teatro B32, na avenida Faria Lima, neste domingo (15). O primeiro foi expulso, e o segundo deixou o programa que reunia os postulantes à Prefeitura de São Paulo. O debate foi interrompido em seguida e voltou com os outros quatro participantes.

Publicados

em

Datena agride Pablo Marçal em debate. Foto: Captura de Vídeo

O candidato José Luiz Datena (PSDB), o Datena agrediu Pablo Marçal (PRTB) com uma cadeirada em meio ao debate na TV Cultura, no Teatro B32, na avenida Faria Lima, neste domingo (15). O primeiro foi expulso, e o segundo deixou o programa que reunia os postulantes à Prefeitura de São Paulo. O debate foi interrompido em seguida e voltou com os outros quatro participantes. O candidato do PRTB provocou o apresentador nos blocos anteriores.

“Senhoras e senhores, nós vamos às manchetes dos debates pela pior cena já vista em debates. Peço que se comportem para terminarmos bem o debate. Vamos voltar ao ar em seguida”, disse o mediador Leão Serva após a confusão, afirmando que a agressão foi um dos “eventos mais absurdos da história da TV brasileira”.

A assessoria de Pablo disse que o influenciador e autodenominado ex-coach seguiu para uma unidade de saúde para receber atendimento. Após a agressão, jornalistas que acompanhavam o debate de uma sala de imprensa se dirigiram à porta do estúdio, mas foram impedidos de seguir primeiro pela segurança do local e, depois, pela polícia. O combinado era que não haveria plateia no teatro e, por isso, os jornalistas acompanhavam o embate do lado de fora.

Leia Também:  Pacheco suspende sessão e aguarda Câmara votar MP dos Ministérios

Datena já havia partido para cima de Marçal no debate anterior, realizado por TV Gazeta e Canal MyNews no dia 1º, mas sem chegar a agredi-lo.

Antes disso, o prefeito e candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB) se tornou o principal alvo do debate, também marcado por uma tentativa de isolar Marçal, que foi ora ignorado ora criticado pelos rivais.

Guilherme Boulos (PSOL), Tabata Amaral (PSB) e Marina Helena (Novo), os outros três convidados do programa, usaram perguntas e respostas para desqualificarem a gestão de Nunes. O emedebista teve confrontos sobretudo com Boulos, seu principal oponente.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA