Finalmente, o dia 7 de setembro chegou para os festejos dos 200 anos de independência do Brasil da coroa portuguesa. Desde o início deste ano, a imprensa vinha quase a obrigar o Chefe do Poder de Executivo a mobilizar forças militares a apresentar um manifesto bélico que o caracterizasse como um “golpe de Estado” e a isso pudessem apresenta-lo ao mundo como um “golpista”, expressão dura usada por eles, a fim de que, na cabeça dela imprensa, acontecesse o pior para todos, talvez uma desgraça sócio-política de proporções devastadora e que nos expusesse perante ao mundo como uma Nação sem normas, responsabilidade e civismo como aconteceu em países que eles tanto admiram!
Como vimos nada disso, previsivelmente, aconteceu. O que assistimos foi um belo espetáculo cívico e pacífico que reuniu milhões de pessoas, que levaram suas famílias, crianças, idosos, mulheres, adolescentes em toda a Nação brasileira, de forma ordeira, educada, sem qualquer tipo de violência física, social ou destruidora que pudesse nos jogar na lata de lixo da história.
Duzentos anos se passaram desde que aquele gesto imperial aconteceu e chegamos onde estamos hoje! Saímos do absolutamente quase nada, para integrarmos as vinte maiores potencias econômicas do planeta onde ocupamos a honrosa 10ª posição. Com mais de duzentos milhões de habitantes, todos integrados pacificamente, trabalhando e vivendo suas vidas dentro do que nos possibilita as circunstancias mundiais!
Dentro dessa extensão de tempo passamos por vários momentos marcantes e que serviu para nos classificar como uma Nação em desenvolvimento tanto humano como econômico.
A abertura dos portos ocorreu no dia 28 de janeiro de 1808, à todas as Nações amigas, por um decreto real emitido pelo príncipe regente D. João; a própria independência do Brasil em 7 de setembro de 1822; tivemos a libertação dos escravos pela princesa Isabel que acabou com a escravidão em 13 de maio de 1888 por meio da inesquecível Lei Áurea; a proclamação da República em 15 de novembro de 1889; em 1891 é promulgada a primeira Constituição da República. Deodoro da Fonseca é eleito presidente da república dentre outros fatos que marcaram o nosso tão surrado país, sendo um dos mais marcantes dos últimos tempos a promulgação de nova Constituição Federal do Brasil em 05 de outubro de 1988. Esses foram alguns dos fatos marcantes que nos trouxeram até aqui!
Cícero Carlos Maia é professor – [email protected]
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE,
através do WhatsApp (62) 98504-9192











































