Dicas de Saúde por Dr. Fabiano Moura
Dr. Fabiano Moura

Covid-19 e as suas variantes
Os sintomas da Covid-19 foram mudando à medida que novas variantes do vírus SARS-CoV-2 surgiram desde o início da pandemia, em março de 2020. Atualmente, circulam pelo mundo pelo menos cinco variantes de preocupação, consideradas mais transmissíveis e com maior risco de levar a casos de gravidade: alfa, beta, gama, delta e ômicron.
Vírus original
Desde o surgimento da versão original do vírus, a cepa de Wuhan, os sintomas da Covid-19 considerados mais comuns são: febre, tosse seca, cansaço e perda do paladar ou do olfato. Os menos comuns, mas também relatados, são dor de cabeça, garganta inflamada, olhos vermelhos ou irritados, diarreia, erupção na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés. Já os sintomas mais graves envolvem dificuldade de respirar ou falta de ar, perda de fala ou mobilidade, confusão mental e dor no peito.
Na maioria dos casos de Covid-19, apenas alguns destes sintomas aparecem entre cinco a 14 dias após a infecção.
A boa notícia é que algumas vacinas contra Covid-19 já confirmaram serem capazes de neutralizar as variantes de preocupação.
Veja os sintomas mais comuns de cada variante de preocupação:
Ômicron
A variante designada ômicron pela OMS foi detectada e anunciada pelo Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul (NICD) em 25/11.
Segundo a OMA, já se sabe que a Ômicron é uma variante altamente transmissível e com grande número de mutações.
Sintomas mais comuns: cansaço extremo, dores pelo corpo, dor de cabeça e dor de garganta.
Delta
À medida que a variante delta, descoberta na Índia em outubro de 2020, se espalhava pelo planeta, os sintomas mais comuns da doença passaram a ser febre, tosse persistente, coriza, espirros e dor de cabeça e garganta. A perda de paladar e de olfato deixou de ser relatada.
A delta, por sua vez, se mostrou mais transmissível que as variantes alfa, beta e gama, com adoecimento mais rápido e alto risco de hospitalização, sobretudo entre os não vacinados.
Sintomas mais comuns: coriza, dor de cabeça, espirros, dor de garganta, tosse persistente e febre.
Gama
A variante gama foi identificada pela primeira vez em quatro viajantes que vinham de Manaus (AM) e foram testados durante triagem de rotina do aeroporto de Haneda, no Japão, em novembro de 2020. Em janeiro de 2021 ela já atingia os Estados Unidos e foi decretada como uma variante de preocupação pela OMS.
A variante que se tornou predominante na capital amazonense foi responsável pelo aumento abrupto de hospitalizações e mortes pela Covid-19 no estado, que entrou em colapso.
Sintomas mais comuns: febre, tosse, dor de garganta, falta de ar, diarreia, vômito, dor no corpo, cansaço e fadiga.
Alfa
A variante de preocupação alfa surgiu com grande número de mutações e foi detectada pela primeira vez no Reino Unido em setembro de 2020. Em dezembro de 2020, já tinha se espalhado para vários países, incluindo os Estados Unidos.
A alfa foi associada a um risco aumentado de morte em comparação ao vírus original.
Sintomas mais comuns: perda ou alteração do olfato, perda ou alteração do paladar, febre, tosse persistente, calafrios, perda de apetite e dores musculares.
Beta
A variante beta, uma mutação da alfa, foi detectada na África do Sul em outubro de 2020 e rapidamente se espalhou para mais de 40 países. Seus sintomas não mudaram em relação à alfa, mas a variante foi associada a um aumento de 20% das hospitalizações e mortes por Covid-19 na África do Sul.
Sintomas mais comuns: febre, tosse, dor de garganta, falta de ar, diarreia, vômito, dor no corpo, cansaço e fadiga.
Essas são as dicas do Dr. Fabiano Santana Moura. Otorrinolaringologista. Atende no Centro Clínico e Diagnóstico São Pio X. Fone: 3307-1505 Whatsapp (62) 9962 6052
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192


Colunistas
Vejam as Pesquisas para Presidência e Governo em Goiás na Coluna Conexão Política por Luiz Claudio

A Pesquisa realizada pelo instituto Brasmarket, trouxe também os números para a disputa a Presidência da República em Goiás. Confira os números:
Cenário 1 Jair Bolsonaro – 44,5% Lula – 32,4% Ciro Gomes – 5,6% João Dória – 2,3% Simone Tebet – 0,9% Luciano Bivar – 0,8% Indecisos – 3,5% Brancos e Nulos – 10,1% Rejeição Lula – 51,4% Jair Bolsonaro – 39,3% João Dória – 38,3% Ciro Gomes – 30,3% Luciano Bivar – 13,0% Simone Tebet – 8,3% A pesquisa O Brasmarket ouviu 800 pessoas entre os dias 9 e 13 de maio e a margem de erro máxima é de 3,4% pontos porcentuais. A pesquisa está registrada no TRE.
Pesquisa realizada pelo instituto Brasmarket, aponta que o Governador Ronaldo Caiado (União Brasil), lidera a disputa para o governo de Goiás.
Caiado aparece na frente em todos os cenários. Veja os números Cenário 1 Ronaldo Caiado – 46,1% Gustavo Mendanha – 18,9% Major Vitor Hugo – 6,1%. Wolmir Amado – 1,3% Indecisos – 11,3%, Brancos e Nulos – 16,3% Cenário 2 (Com Marconi) Ronaldo Caiado – 44,1% Gustavo Mendanha – 16,1% Marconi Perillo – 9,6% Victor Hugo – 5,5% Wolmir Amado – 0,8% Indecisos – 9,6% Brancos e Nulos – 14,3% Rejeição Marconi Perillo – 46,3% Victor Hugo – 35,5% Wolmir Amado – 29,7% Ronaldo Caiado – 24,6% Gustavo Mendanha – 20,6% A pesquisa O Brasmarket ouviu 800 pessoas entre os dias 9 e 13 de maio e a margem de erro máxima é de 3,4% pontos porcentuais. A pesquisa está registrada no TRE.JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
-
ENTRETENIMENTO2 anos atrás
Luan Santana e Jade Magalhães já não usam mais aliança, reporta publicação
-
PLANTÃO POLICIAL8 meses atrás
Água Limpa: Filho de vereador é suspeito de assassinar a ex-mulher
-
PLANTÃO POLICIAL8 meses atrás
Em Ceres, loja é arrombada e furtados celulares e dinheiro
-
SAÚDE8 meses atrás
Fiocruz: síndrome respiratória aguda grave mostra tendência de queda
-
ENTRETENIMENTO8 meses atrás
‘A Fazenda 13’: Solange revela que Nego do Borel e Dynho quase caíram na porrada
-
Acidente9 meses atrás
Grupo sofre ataque de abelhas em trilha e Corpo de Bombeiros é acionado; Assista
-
VALE SÃO PATRÍCIO3 anos atrás
Veja os esclarecimentos da CRV Industrial
-
VALE SÃO PATRÍCIO2 anos atrás
Goianésia: Milhares de pessoas prestigiam lançamento do Natal Luz