Dicas de saúde com Dr. Fabiano Moura

Dr. Fabiano Moura

Publicados

Desvio do septo nasal

O septo, do latim septum (parede), é a parede que divide as duas fossas nasais. O desvio de septo consiste em uma tortuosidade do septo. É extremamente comum na população geral. Na verdade, é raro encontrar um paciente que não tenha desvio de septo. Obviamente a presença do desvio em si não configura imediatamente uma doença, pois a maioria das pessoas que tem desvios não tem sintomas associados, sendo apenas um achado sem significância clínica.

O desvio de septo pode ser interno e não visível, ou externo com alteração estética (nariz torto, por exemplo). Um paciente pode apresentar apenas um deles ou ainda ambos os desvios, interno e externo. Muitos pacientes têm desvio externo, ou seja, facilmente visível por fora. Trata-se de um desvio estético, que pode ser decorrente de um trauma ou do próprio desenvolvimento e crescimento do nariz.

Entretanto, chamo a atenção que é extremamente comum pacientes que têm desvios de septo sem sintomas e que realizam cirurgias estéticas nasais sem avaliação prévia do otorrinolaringologista. Muitos desses pacientes que não tinham sintomas respiratórios passam a tê-los depois da cirurgia puramente estética. O motivo é que um desvio que antes não era significativo naquele nariz, após a redução do tamanho do nariz, passa a ser importante. Na cavidade grande prévia à cirurgia ele não se mostrava um problema funcional, mas na cavidade pequena pós-cirúrgica passa então a ser patológico.

Leia Também:  Dr. Fabiano Moura

Não podemos esquecer que, sempre que existe um problema de passagem de ar, existe também um problema de drenagem das secreções. Portanto, esses pacientes podem desenvolver sinusites crônicas. Daí a extrema importância de avaliar o nariz com o otorrinolaringologista para todas e quaisquer cirurgias de nariz. Nunca opere o nariz sem que um otorrinolaringologista avalie antes!

No caso dos desvios internos sem aparência externa, estes muitas vezes passam despercebidos pelas pessoas. Geralmente os desvios de septo são próprios do crescimento e, portanto, são de desenvolvimento muito lento. Para facilitar o entendimento eu digo que o septo cresceu mais que o nariz. Ou seja, o comprimento linear do septo é maior que o comprimento do nariz, portanto ele dobra. Outra situação problemática é quando o septo torto toca a parede lateral do nariz. Isso pode levar a dores de cabeça constantes.

Quando o septo desvia, ele toma lugar da passagem de ar e, como eu disse acima, também das drenagens de secreções. Muitas pessoas não têm a menor noção de que o nariz e os seios da face produzem diariamente cerca de um litro de secreções normais! São secreções que limpam constantemente o nariz e são deglutidas sem ao menos serem percebidas pelas pessoas. Mas esse equilíbrio dinâmico deve funcionar corretamente o tempo todo, e um desvio de septo vai prejudicar a drenagem das secreções.

Leia Também:  Zé Alfredo Fleury

Uma comparação: é como uma avenida reta, onde os carros andam livremente. Ao se deparar com uma curva, todos diminuem a velocidade. E, se o fluxo de carros é grande, uma hora na curva haverá um congestionamento. Assim ocorre com as secreções nasais: se houver um congestionamento, estas podem favorecer o crescimento de bactérias ou vírus, bem como favorecer a instalação de uma sinusite aguda ou até, em casos prolongados, a sinusite crônica.

O nariz deve funcionar bem 24 horas por dia. O seu mau funcionamento pode levar a muitos sintomas, como nariz entupido (pode ser sempre de um lado ou alternante, ora de um lado, ora do outro), voz anasalada, falta de ar, piora dos sintomas alérgicos (especialmente da rinite alérgica), desconforto ao dormir e praticar exercícios físicos, roncos etc. Procure um otorrino e respire confortavelmente pelo nariz 24 horas por dia!

Essas são as dicas do Dr. Fabiano Santana Moura. Otorrinolaringologista. Atende no Centro Clínico e Diagnóstico São Pio X. Telefone: 3307-1505. Whatsapp (62) 9962-6052

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Colunistas

Waldir Marques

Publicados

em

PAI E FILHO SÃO CANDIDATOS A VEREADOR

O radialista Edson Rodrigues, pai do também radialista Jonathan Rodrigues, os dois, são candidatos a vereador. O pai em Rialma, e o filho em Ceres. E o mais interessante disso, é que o filho pede ao eleitor de Rialma que vote em seu pai; enquanto o pai pede ao eleitor de Ceres que vote em seu filho. Então é assim, o filho torce pela vitória do pai em Rialma, e o pai torce pela vitória do filho em Ceres. Mas, ao mesmo tempo, tanto o pai quanto o filho, querem ser eleitos em suas respectivas cidades. Basta agora, que o pai e o filho peçam ajuda ao Espírito Santo para que sejam eleitos.

PODE CONTAR NOS DEDOS QUEM JÁ VIU UMA NOTA DE 200

A nova cédula de 200 reais entrou em circulação no Brasil no início do mês de setembro. Mas aqui na região, pode contar nos dedos das mãos, qual foi a pessoa que já viu, pegou nela ou colocou no bolso essa tal nota de 200. O que podemos afirmar é que essa nova cédula, está sendo bem vista apenas pela televisão. Na mídia do Governo Federal, que expõe dados de como é a nova cédula, explicando à população brasileira quais são as suas características, como sua cor, seu tamanho (medida), numerações em alto relevo, marca d’água e estampada com o Lobo-Guará, em homenagem à fauna brasileira.

SE FOSSE EU, WALDIR MARQUES, TERIA CRIADO

No final da entrevista que o ex-apresentador do Jornal Nacional, Cid Moreira, concedeu ao jornalista Pedro Bial, no seu programa Conversa com Bial, no dia 18 passado, Bial pediu ao Cid que fizesse uma manchete de improviso sobre o fim da pandemia, que causasse bastante impacto. Cid Moreira, por sua vez, disse ao Bial: “Você me pegou”, ou seja, não deu conta de criar tal manchete.

Se este colunista, que assistia ao programa, pudesse naquele momento soprar no ouvido de Cid Moreira, ele passaria algumas manchetes para ele. A exemplo: Enfim, acabou a pandemia no mundo; O coronavírus foi vencido, o mesmo foi extinto; OMS anuncia: Coronavírus nunca mais; Ministério da Saúde comemora o fim da pandemia e Alegria, alegria, vamos festejar o fim da pandemia. E por aí vai.

É SÓ ASSUMIR O PODER QUE O POLÍTICO MUDA DE IDEIA

Leia Também:  Zé Alfredo Fleury

A maioria das pessoas que entra na política, muda de ideia depois de estar lá. Não cumpre com a palavra antes dita. A cada momento também muda de posição e de suas maneiras de pensar. Tem político que chega ao poder dizendo que é contra a reeleição, mas, depois que chega lá, quando assume o cargo ou poder, tudo muda. Uns dizem que é preciso mais tempo para realizar o que tem que ser feito. Os quatro anos não foram suficientes para concluir seu plano administrativo. Por aí vai, muitos deles criam mil desculpas esfarrapadas para continuarem no poder. A têta é muito boa, por isso, muitos querem continuar mamando pelo resto da vida. Esse tipo de político precisa sim, de um desconfiômetro. Mesmo assim, são tão mansos, que não vão desconfiar.

PADRE DEIXA A BATINA PARA SE CASAR

Depois de ficar bastante conhecido em Goiás e em boa parte do Brasil, pela sua maneira extrovertida de celebrar missa e pelos shows católicos que realizava, o Padre Periquito deixa a batina para se casar. Ele conheceu uma moça dentro de uma igreja e se apaixonou por ela. Isso prova que o Padre Periquito, ou seja, o ex-padre não cumpriu e nem foi fiel com o que está escrito no Evangelho de Jesus Cristo, que é: “Amai a Deus sobre todas as coisas”. Por outro lado, o ex-sacerdote Periquito é candidato a prefeito de Guarinos.

Veja a charge da Coluna Vale Tudo

 

NA POLÍTICA TUDO ACONTECE…

Em Ceres, depois que o prefeito Rafaell Melo, que disputa a reeleição, escolheu o vereador Jairo para vice de sua chapa, descartando o seu atual vice Marcão da Caixa, contrariado, por isso, Marcão pulou para o outro lado e passou a apoiar a chapa da oposição encabeçada por Edimario Barbosa na disputa da prefeitura. Em Rialma, a vice-prefeita Vera Lúcia rompeu com o prefeito Fred quase que no início de sua administração. Agora, na eleição de 2020, Vera é candidata a vice de novo, só que como parceira do candidato de oposição ao prefeito Fred, ou seja, ela entra na disputa da Prefeitura de Rialma na chapa encabeçada por Thiago Mendonça, filho do ex-prefeito Evaldo José, que é candidato a vereador.

SEJA FELIZ, TENHA FÉ, ESPERANÇA E AMOR

Para que sua vida seja sempre iluminada pelo poder do Espírito Santo, basta você dizer essa frase todos os dias: Eu confio em nosso Senhor, com fé, esperança e amor.

Leia Também:  Zé Alfredo Fleury

MUITA GENTE TORCENDO PELO ZÉ MÁRIO EM SANTA ISABEL

Pelos fortes comentários lá em Santa Isabel e Cirilândia, dão conta, que muita gente está torcendo e trabalhando para que o vereador Zé Mário seja o candidato mais votado agora, na sua reeleição. Como todo mundo sabe, ele merece, pois é um vereador bastante atuante e que tem trabalhado muito na defesa das causas da população.

Então não é à toa, que muita gente está querendo que Zé Mário continue por mis quatro anos como vereador. É por puro mérito seu, pois o mesmo já deu prova de que é competente e que é um grande defensor dos interesses do povo.

SABIA DISSO ELEITOR?

Se os políticos acabam com os problemas que afligem o povo, aí também acabam o conteúdo dos seus discursos que fazem e das promessas que prometem realizar durante suas campanhas eleitorais.

Sabe então, quando os políticos vão acabar com os problemas que afetam o povo? A resposta certa é: Nunca ou jamais.

 

DO TÚNEL DO TEMPO

Há mais de 40 anos, é realizada em Uruana a tradicional Festa da Melancia, um dos eventos mais movimentados da Região do Vale do São Patrício e de Goiás, onde comparece um grande público, vindo não só das cidades circunvizinhas, mas também de outras cidades do Estado, e ainda de outros Estados do Brasil.

Na época da Festa da Melancia, que acontece sempre no mês de setembro, nos três últimos dias da semana, que coincide com o aniversário de emancipação-política do município, a cidade de Uruana se enche de visitantes, bem como também o Rio Uru, que fica lotado por banhistas todos os anos. Ou melhor, volto atrás nessa afirmação: Quase todos os anos. Porque nesse ano de 2020, por causa da pandemia do coronavírus, a Festa da Melancia que seria realizada no mês de setembro, foi cancelada pelos organizadores da mesma para evitar aglomeração de pessoas.

Na foto de arquivo do JORNAL DO VALE, durante a Festa da Melancia de 1995, vemos o então governador Maguito Vilela, quando partia uma melancia, sendo observado pelo prefeito Raulzinho e por outras autoridades. WM

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA