Dicas de saúde com Dr. Fabiano Moura

Dr. Fabiano Moura

Publicados

Dúvidas sobre a vacina contra Coronavírus?

Neste artigo iremos falar sobre um tema que está bastante em alta nos noticiários, a vacina contra a COVID 19. Já falamos em edição passada deste jornal, porém vale a pena abordar mais sobre o tema, com a intenção de tirar algumas dúvidas.

Normalmente, o tempo médio para se desenvolver uma vacina, leva de cinco a dez anos. O desenvolvimento de uma vacina passa por várias etapas. Primeiro:  Estudos pré-clínicos em modelos animais. A seguir, Fase 1, onde dezenas de voluntários testam a vacina. Fase 2:  centenas de voluntários fazem o teste. Fase 3: milhares de voluntários, que são divididos em 2 grupos, onde um grupo toma a vacina e o outro recebe um placebo e nem o pesquisador, nem os voluntários sabem quem está usando a vacina verdadeira e o placebo (chamado estudo duplo cego). Nessa fase 3 é avaliada a eficácia da vacina.

Então, como a vacina foi desenvolvida nesse tempo recorde de menos de um ano? Foi pulada alguma etapa? Isso compromete a segurança e a qualidade da vacina?

A verdade é que no passado, já tivemos surtos de outros CORONAVÍRUS, o SARS-CoV -1 e o MERS. Então, foi possível aproveitar estudos com esses outros coronavírus para desenvolver a vacina para o atual SARS CoV-2. Ou seja, com o aparecimento do SARS-CoV-2, os cientistas aproveitaram o que tinha sido desenvolvido de estudos com o SARS-CoV-1 e o MERS pelo fato de eles serem muito similares. É por isso que estamos contando com a vacina nesse tempo recorde sem precedentes na história.

Leia Também:  Zé Alfredo Fleury

As vacinas em desenvolvimento são eficazes?

Sim, as vacinas em desenvolvimento têm apresentado eficácia acima de 90%. Para se ter uma ideia, a eficácia da vacina contra influenza é em torno de 50%.

Existe algum risco de desenvolver a Covid-19 (ou contrair o vírus SARS-CoV-2) ao tomar a futura vacina?

Não. Não há possibilidade de estabelecer uma infecção diretamente pela vacinação.

Quais as vacinas que estão sendo desenvolvidas no Brasil?

A FIOCRUZ em parceria com a farmacêutica AstraZeneca utiliza vetores virais. É a chamada vacina de OXFORD. O INSTITUTO BUTANTAN de São Paulo em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, está produzindo a vacina CORONAVAC, a partir de vírus inativado.

Existe algum risco de a vacina alterar meu DNA, ou causar um câncer?

Não, não há possibilidade de nosso DNA ser alterado ou de desenvolver um câncer devido à vacina. Trata-se de fake news.

Nesta semana o Brasil deu início à vacinação. Mas, é bom lembrar que somente uma pequena parte da população será imunizada nesta primeira etapa, de modo que é muito importante que todos se protejam e continuem cumprindo as medidas de prevenção. Evitar aglomerações, sair de casa apenas se necessário. Continuar usando máscara e sempre fazer a higienização das mãos com água e sabão ou álcool. A prevenção ainda é a melhor opção.

Leia Também:  Zé Alfredo Fleury

Em caso de sintomas gripais como coriza, obstrução nasal, espirros, dor de garganta, tosse, febre, diminuição do olfato ou paladar, falta de ar, procure orientação médica de imediato.

Essas são as dicas do Dr. Fabiano Santana Moura. Otorrinolaringologista. Atende do Centro Clínico e Diagnóstico São Pio X. Fone: 3307 1505 Whatsapp 9962 6052

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Colunistas

Zé Alfredo Fleury

Publicados

em

Jaraguá x Goianésia fazem semifinal do Goianão

Pela primeira vez na história, o Campeonato Goiano de Futebol da primeira divisão terá uma semifinal com dois times do Vale do São Patrício. O Campeonato Goiano 2020 teve paralisação no ano passado devido à pandemia do novo coronavírus e foi retomado esse ano. O Jaraguá que fazia campanha surpreendente e chegou a liderar a competição durante muitas rodadas, não vinha bem nessa retomada, com duas derrotas em dois jogos, classificando-se em terceiro lugar no geral graças a ótima campanha realizada ainda no ano passado. Nas quartas de final enfrentou o Vila Nova, que embalado pelo título da Série C do Brasileirão e pelas campanhas na Copa Verde e Brasileiros de Aspirantes, era favorito para a classificação. O jogo único foi realizado no Estádio Amintas de Freitas na cidade de Jaraguá, pelo fato do time da casa ter tido melhor campanha na primeira fase e o resultado fez com que a cidade ficasse em polvorosa. 1 x 0 pro time interiorano, gol de Café que entrara no segundo tempo e no primeiro toque na bola, abriu o placar. O Jaraguá teve muito trabalho para segurar o Vila Nova até o final, mas garantiu a classificação segurando o resultado.

Jogadores do Goianésia comemoram o gol de Vanilson que deu a classificação ao Azulão do Vale

O adversário do Jaraguá será o Goianésia que venceu o Crac de Catalão por 1 x 0 no Estádio Valdemir José de Oliveira, na cidade de Goianésia. O Crac bem que tentou complicar a vida do Azulão do Vale, mas o time do treinador Luan Carlos mostrou muita garra e união. Vanílson abriu o placar de cabeça no finalzinho do primeiro tempo, obrigado o time catalano a ir por tudo ou nada na segunda etapa. O autor do gol ainda foi expulso aos 31 do segundo tempo, deixando o jogo ainda mais emocionante. O Goianésia segurou o resultado é garantiu mais uma participação em semifinal de Goianão.

Jaraguá na semifinal do Goianão

O jogo será na quinta-feira, dia 18 às 15:30 horas no Estádio Amintas de Freitas na cidade de Jaraguá, pelo fato do Gavião da Serra ter feito melhor campanha. Uma coisa já está definida: Pela primeira vez, o Vale do São Patrício estará representado numa final de Goianão.

Leia Também:  André Marques

 

A outra semifinal

O outro finalista do Campeonato Goiano 2020 saíra do confronto entre Atlético Goianiense x Aparecidense. O time da capital possui a melhor campanha na competição e é favorito ao título, disputa a série A do Brasileirão e é atual campeão goiano. Venceu nas quartas de final o time do Anápolis por 5 x 1, demonstrando sua superioridade dentro de campo.

O adversário do Dragão será a Aparecidense que conseguiu o grande feito de eliminar o poderoso Goiás na Serrinha pelas quartas de final. O Camaleão não fez uma primeira fase tão boa devido estar disputandonoutras competições concomitantemente, problema que elencos reduzidos enfrentam no calendário brasileiro, mas após se dedicar mais ao Goianão, chegou com força e com a estrela do atacante Alex Henrique, artilheiro do campeonato. A Aparecidense tem a dura missão de desbancar o favorito Atlético jogando no Antônio Accioli, tarefa essa que os jogadores e comissão técnica acreditam ser possível, já que demonstraram isso eliminando o Goiás. A Aparecidense sempre entra em campo com uma faixa de agradecimento aos seus dois maiores incentivadores que morreram recentemente em razão da Covid-19, o Diretor de Futebol João Rodrigues Cocá e o ex Governador Maguito Vilela.

Jogadores da Aparecidense entram em campo com faixa em homenagem ao ex Governador Maguito Vilela

 

Jogadores do Atlético Goianiense comemoram gol na vitória de 5 x 1 sobre o Anápolis

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

JORNAL DO VALE – Um jornal a serviço da nossa região, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA