Dr. Fabiano Moura

Publicados

Zumbido

Zumbido é uma sensação sonora de um som que não existe e não foi gerado no meio ambiente. A pessoa ouve o som e tem certeza disso, mas o som não veio de fora, e sim foi gerado dentro do próprio corpo. Algumas vezes a pessoa sente o zumbido em um ouvido ou outro, mas muitas vezes o zumbido é “na cabeça”, como vários pacientes definem.

Existem vários tipos de som de zumbido: apito, cigarra, motor ligado, pulsátil, mais agudo ou mais grave, como uma borboleta etc. Muitas vezes também o paciente tem dificuldade até para definir como é seu zumbido, de tão subjetivo que é. Geralmente, ele está atordoado. Se o zumbido for 24 horas por dia, como você acha que ele se sente?

O zumbido é causa frequente de ansiedade extrema e insônia. Pode levar a mau relacionamento familiar e social. Pode incapacitar a pessoa. Infelizmente, há relatos de diversos casos de suicídio por motivo exclusivo do zumbido. Mas o médico pode ajudar muito, tanto no diagnóstico quanto no tratamento.

Leia Também:  Dr. Fabiano Moura

São causas mais comuns de zumbido:

1) Acúmulo de cera no ouvido. Em uma simples consulta com otorrino, onde é realizado um exame de otoscopia, a cera pode ser removida através de uma pinça ou pela lavagem do ouvido e seu problema está resolvido.

2) Perda auditiva. Nesse caso é importante fazer um exame de audiometria para avaliar se seu zumbido ocorre devido à perda de audição.

3) Labirintite também pode acorrer junto com zumbido. Existe um tipo de labirintite que causa além da tontura, diminuição da audição e chiado no ouvido.

Alimentos tipo: café, chocolate, refrigerante, comida gordurosa, também podem causar ou piorar o zumbido.

4) Colesterol alto, tireóide, diabetes, triglicérides também!

5) Tumores no ouvido são raros, mas podem causar zumbido.

6) Disfunção da articulação têmporo mandibular (DTM), bruxismo (ranger os dentes), além de causar dor de cabeça e de ouvido também pode causar zumbido.

NUNCA acredite que zumbido não tem cura! A cura existe em alguns casos, mas a melhora e o controle existem também na maioria dos outros casos. Enfim, zumbido tem sim tratamento!

Leia Também:  André Marques

Essas são as dicas do Dr. Fabiano Santana Moura. Otorrinolaringologista. Atende do Centro Clínico e Diagnóstico São Pio X. Fone: 3307 1505 Whatsapp 9962 6052

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Colunistas

Zé Alfredo Fleury

Publicados

em

Jaraguá x Goianésia fazem semifinal do Goianão

Pela primeira vez na história, o Campeonato Goiano de Futebol da primeira divisão terá uma semifinal com dois times do Vale do São Patrício. O Campeonato Goiano 2020 teve paralisação no ano passado devido à pandemia do novo coronavírus e foi retomado esse ano. O Jaraguá que fazia campanha surpreendente e chegou a liderar a competição durante muitas rodadas, não vinha bem nessa retomada, com duas derrotas em dois jogos, classificando-se em terceiro lugar no geral graças a ótima campanha realizada ainda no ano passado. Nas quartas de final enfrentou o Vila Nova, que embalado pelo título da Série C do Brasileirão e pelas campanhas na Copa Verde e Brasileiros de Aspirantes, era favorito para a classificação. O jogo único foi realizado no Estádio Amintas de Freitas na cidade de Jaraguá, pelo fato do time da casa ter tido melhor campanha na primeira fase e o resultado fez com que a cidade ficasse em polvorosa. 1 x 0 pro time interiorano, gol de Café que entrara no segundo tempo e no primeiro toque na bola, abriu o placar. O Jaraguá teve muito trabalho para segurar o Vila Nova até o final, mas garantiu a classificação segurando o resultado.

Jogadores do Goianésia comemoram o gol de Vanilson que deu a classificação ao Azulão do Vale

O adversário do Jaraguá será o Goianésia que venceu o Crac de Catalão por 1 x 0 no Estádio Valdemir José de Oliveira, na cidade de Goianésia. O Crac bem que tentou complicar a vida do Azulão do Vale, mas o time do treinador Luan Carlos mostrou muita garra e união. Vanílson abriu o placar de cabeça no finalzinho do primeiro tempo, obrigado o time catalano a ir por tudo ou nada na segunda etapa. O autor do gol ainda foi expulso aos 31 do segundo tempo, deixando o jogo ainda mais emocionante. O Goianésia segurou o resultado é garantiu mais uma participação em semifinal de Goianão.

Jaraguá na semifinal do Goianão

O jogo será na quinta-feira, dia 18 às 15:30 horas no Estádio Amintas de Freitas na cidade de Jaraguá, pelo fato do Gavião da Serra ter feito melhor campanha. Uma coisa já está definida: Pela primeira vez, o Vale do São Patrício estará representado numa final de Goianão.

Leia Também:  Zé Alfredo Fleury

 

A outra semifinal

O outro finalista do Campeonato Goiano 2020 saíra do confronto entre Atlético Goianiense x Aparecidense. O time da capital possui a melhor campanha na competição e é favorito ao título, disputa a série A do Brasileirão e é atual campeão goiano. Venceu nas quartas de final o time do Anápolis por 5 x 1, demonstrando sua superioridade dentro de campo.

O adversário do Dragão será a Aparecidense que conseguiu o grande feito de eliminar o poderoso Goiás na Serrinha pelas quartas de final. O Camaleão não fez uma primeira fase tão boa devido estar disputandonoutras competições concomitantemente, problema que elencos reduzidos enfrentam no calendário brasileiro, mas após se dedicar mais ao Goianão, chegou com força e com a estrela do atacante Alex Henrique, artilheiro do campeonato. A Aparecidense tem a dura missão de desbancar o favorito Atlético jogando no Antônio Accioli, tarefa essa que os jogadores e comissão técnica acreditam ser possível, já que demonstraram isso eliminando o Goiás. A Aparecidense sempre entra em campo com uma faixa de agradecimento aos seus dois maiores incentivadores que morreram recentemente em razão da Covid-19, o Diretor de Futebol João Rodrigues Cocá e o ex Governador Maguito Vilela.

Jogadores da Aparecidense entram em campo com faixa em homenagem ao ex Governador Maguito Vilela

 

Jogadores do Atlético Goianiense comemoram gol na vitória de 5 x 1 sobre o Anápolis

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

JORNAL DO VALE – Um jornal a serviço da nossa região, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA