Eleições OAB: Chapas apresentam pesquisas de opinião com resultados bem diferentes

Publicados


Três pesquisas de opinião, três resultados distintos. Esse é o cenário apresentado ao se analisar os levantamentos encomendados pelas chapas que concorrerem à eleição da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO) a ser realizada no próximo dia 27. O candidato pela chapa OAB Que Queremos, Lúcio Flávio de Paiva, por exemplo, lidera pesquisa encomendada por ele ao Instituto Directa de intenção de votos para a eleição à presidência. O candidato aparece na frente com 39,40%, no levantamento estimulado. Em segundo lugar, com 19,70%, está Enil Henrique e em terceiro, Flávio Buonaduce, com 14,20%. O número de entrevistados que não ‘sabem ou não opinaram’ ficou em 21,10%. O levantamento foi realizado entre os dias 6 e 10 de novembro e ouviu 402 advogados eleitores de Goiânia e de 35 cidades do interior.

Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos candidatos não são apresentados, Lúcio Flávio também está na frente da pesquisa do Instituto Directa, com 26,20% da intenção de votos. Enil Henrique tem 14,30% e Flávio Buonaduce aparece em terceiro com 10,40%. O número de entrevistados que não ‘sabem ou não opinaram’ registrou 45,80%.

A pesquisa também quis saber dos eleitores se a intenção de voto era definitiva ou poderia mudar. Dentre os entrevistados, 55,80% responderam ‘definitivo’. Enquanto isso, 13,70% disseram que a intenção de voto ‘pode mudar’. Outros 30,50% não souberam dizer.

Leia Também:  Suspeito de integrar quadrilha, vereador de Inhumas é denunciado por fraude

Instituto Diagnóstico
Em mais uma rodada de pesquisa aplicada pelo Instituto Diagnóstico em todo o Estado de Goiás, os números apontam empate técnico entre os candidatos Enil Henrique Filho, da chapa OAB Independente, e Lúcio Flávio. A pesquisa foi realizada entre os dias 8 e 9 de novembro com 415 advogados, sendo 212 homens e 203 mulheres. Segundo a pesquisa, Enil Henrique Filho tem 32,77%, e Lúcio Flávio Paiva tem 31,81%. O terceiro colocado é Flávio Bounaduce, com 8,67%. Os indecisos somam 17,35%.

Instituto Coronato
Já segundo pesquisa realizada pelo Instituto Coronato entre os dias 06 e 11 de novembro, o candidato Flávio Buonaduce, da chapa OAB Forte, está em primeiro lugar nos índices de intenção de voto. Os números apontam que se as eleições ocorressem hoje, Buonaduce teria apoio de 31,4% dos advogados aptos a votar. Em segundo lugar na pesquisa está o candidato Lúcio Flávio, com 29,8%, seguido por Enil Henrique, com 12,3%. Os indecisos e nulos somam 26,5%.

Rejeição
De acordo com a pesquisa do Instituto Directa, para os entrevistados, o candidato Enil Henrique é o que tem a maior rejeição, com 18,50%, seguido de Flávio Buonaduce, com 15,30%. Lúcio Flávio tem 8,70% de rejeição. No levantamento, 48,80% disseram não rejeitar ninguém e 5,20% rejeitam todos os candidatos.
O levantamento do Instituto Directa também questionou os advogados eleitores sobre o grau de satisfação com a atual gestão da OAB-GO. Dentre os entrevistados, 38,90% disseram que a atual gestão é ruim, 17, 80% péssima, 6,70% boa e 3,30% excelente.

Leia Também:  Supremo retoma a votação do Marco Temporal

Já conforme a pesquisa do Instituto Dignóstico, todos os candidatos tiveram um aumento no índice de rejeição. A rejeição ao nome de Enil subiu de 8,12% para 10,12%, um aumento de 2%. A rejeição ao nome de Lúcio Flávio subiu de 6,98% para 12,05%, aumento de 5,07%. Com relação à rodada anterior, o número de indecisos ou que anulariam o voto ou votariam em branco caiu 10,25%. Antes eram 27,60% e agora são 17,35%.

Perguntados sobre em qual candidato não votariam, a pesquisa do Instituto Coronato apontou que 15,6% dos eleitores não elegeriam Enil Henrique. Em segundo lugar aparece Flávio Buonaduce, com 5,5%, seguido por Lúcio Flávio, com 4,7%. Os que não rejeitam nenhum candidato somam 62,7% e os que rejeitam todos os candidatos são 11,5%.

Da Redação com Rota Jurídica

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

JUDICIÁRIO

MP eleitoral representa contra 7 candidatos aos cargos de prefeito e vereador de Ceres e Nova Glória por derrame de santinhos

Os pedidos, protocolados na Justiça Eleitoral em três ações distintas, foram feitos pelo promotor Pedro Furtado Schmitt Corrêa, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Ceres, em atuação na 72ª Zona Eleitoral, que inclui ainda os municípios de Rialma, Santa Isabel e Rianápolis no Vale do São Patrício.

Publicados

em

MP eleitoral representa contra 7 candidatos aos cargos de prefeito e vereador de Ceres e Nova Glória por derrame de santinhos. Foto: MPE

O Ministério Público Eleitoral (MPE) ajuizou representação eleitoral para aplicação de multa a sete candidatos aos cargos de prefeito e de vereador das cidades de Ceres e Nova Glória no Vale do São Patrício por derramamento de santinhos. Os pedidos, protocolados na Justiça Eleitoral em três ações distintas, foram feitos pelo promotor Pedro Furtado Schmitt Corrêa, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Ceres, em atuação na 72ª Zona Eleitoral, que inclui ainda os municípios de Rialma, Santa Isabel e Rianápolis no Vale do São Patrício.

Os candidatos que foram representados na Justiça Eleitoral são:

•   Edmario de Castro Barbosa, candidato ao cargo de prefeito em Ceres 
•    Marco Antônio Elias da Silva, candidato a vice-prefeito em Ceres 
•    Edmar Ferreira da Silva, candidato ao cargo de vereador em Ceres 
•    Cleiton Mateus Sousa, candidato ao cargo de prefeito em Ceres 
•    Lourdes do Amaral Trindade, candidata a vice-prefeita em Ceres 
•    Cesar Benito Caldas, candidato ao cargo de vereador em Ceres 
•    Luan Matheus Silva, candidato ao cargo de vereador em Nova Glória

A sanção de multa para quem efetua o derramamento de materiais de campanha impressos (como santinhos) em via pública está prevista no artigo 37, parágrafo 1º, da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) e pode chegar a até R$ 8 mil. (Com Assessoria de Comunicação Social do MPGO)

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  OAB-GO define data para escolha de lista para desembargador
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA