Em Goiás, estudante da UFG desenvolve chocolate sem gordura e com baixas calorias

Publicados


Um estudante de engenharia química da Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolveu um tipo de chocolate sem gordura e com baixas calorias. Gustavo Monteiro Rocha, de 22 anos, revela que o produto é feito com cacau e maçã e não contém açúcar, glúten e lactose. Conforme o jovem, uma colher do produto contém 39 calorias, enquanto a mesma quantidade de um chocolate tradicional tem cerca de 100 calorias a mais.

“Nosso negócio é focado no desenvolvimento de versões mais saudáveis desse doce, que é tão apreciado pelas pessoas. Utilizando o potencial das frutas e dos vegetais, eu aprofundei os estudos e criei uma nova fórmula que utiliza a maçã para fazer um chocolate que tem a mesma percepção sensorial, mas que não tem gorduras e é de baixa caloria”, disse.

Por meio de um projeto de incubadoras da UFG, Gustavo desenvolveu a startup chamada “Nutricandies”, com colaboração da equipe da universidade. O estudante conta que o produto levou cerca de dois anos até chegar na fase de comercialização, o que começou a acontecer no dia 1º deste mês. O potinho com o chocolate é vendido por R$ 17.

Leia Também:  Itapaci: Obras do vapt-vupt seguem em ritmo acelerado

Para chegar ao resultado atual, Gustavo fez testes com várias frutas e vegetais. “O processo de criação consiste em realizar diferentes fórmulas e dosagens do produto com aquela finalidade. Para chegar até essa versão final eu já testei o uso com outros vegetais como stévia e a alfarroba. Para finalizar ao que se tornou, demorei cerca de uns dez meses”, sustenta.

O projeto de incubadora da universidade apoia o desenvolvimento dos novos negócios no âmbito de consultoria, assessoria, infraestrutura e suporte na área financeira e administrativa, que permite que a startup tenha mais fôlego para gerir inovações tecnológicas. Para ser incubado lá é feito um processo seletivo e pago uma taxa simbólica mensal durante a residência.

 

A ideia

Gustavo conta que teve a ideia de criar um chocolate sem gorduras a partir da irmã dele, que precisou fazer uma dieta para emagrecer. Foi aí que ele começou a pesquisar e criar uma fórmula envolvendo frutas e vegetais, que mantenha o sabor do chocolate, de modo a saciar o desejo por doce, mas sem gorduras.

Leia Também:  Bombeiros realizam parto de emergência em Goiânia

“A minha irmã mais nova estava um pouco acima do peso e, como maioria das crianças, gosta muito de consumir doce, chocolates e não gosta muito de verduras. Foi aí que eu criei um chocolate que ao invés de usar leite, utilizamos extrato de fruta e de verduras também, até chocolate de cenoura, e beterraba nós fizemos”, disse.

A irmã dele, Vitória Manso da Silva, de 13 anos, que foi o motivo pelo qual Gustavo teve a ideia da invenção, conta que provou e aprovou o novo chocolate. “Eu achei delicioso. Tem gosto de chocolate, consistência de chocolate. Só experimentando, mesmo, para ver como é bom”, disse Vitória. Com G1

JORNAL DO VALE – Um jornal a serviço da nossa região, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CIDADES

Em Goiás, jovem tem parada cardíaca e morre após ver homem ser assassinado a tiros em distribuidora

As vítimas receberam atendimento médico, mas não resistiram e morreram.

Publicados

em

Kamylle Queiroz de 18 anos. Fotos: Reprodução

Uma jovem identificada como Kamylle Queiroz de 18 anos, morreu na noite deste domingo (7), após sofrer uma parada cardiorrespiratória ao presenciar uma execução a tiros de um homem em uma distribuidora de bebidas em Quirinópolis.

De acordo com as imagens registradas nas câmeras de segurança do local, por volta das 18h, o estabelecimento estava com alguns clientes, dentre eles, a vítima fatal, Ênio Emerenciano da Silva de 29 anos, que chega a notar uma atividade suspeita do lado de fora e, por isso, decidiu entrar no comércio. No entanto, um homem, utilizando um capacete, adentrou no estabelecimento e disparou contra ele. No processo, o suspeito esbarra em Kamylle, que se assusta.

A vítima Ênio Emerenciano da Silva tinha 29 anos.

Através das imagens, ainda é possível visualizar que Ênio tenta fugir, mas cai ao chão, com o suspeito ainda efetuando outros cinco tiros na vítima, que não consegue se levantar. Logo depois, o suspeito então sai rapidamente da distribuidora. A motivação do crime não foi divulgada.

Leia Também:  Itapaci: Obras do vapt-vupt seguem em ritmo acelerado

As autoridades foram acionadas e compareceram no local, o Corpo de Bombeiros que realizou os primeiros socorros e conduziu a vítima até pronto socorro do Hospital Municipal, onde foi constatado o óbito.

A jovem Kamylle também foi levada até a unidade de saúde, com parada cardiorrespiratória, e apesar dos esforços, a vítima não resistiu e teve óbito confirmado.

Investigações

Os familiares de Ênio informaram às autoridades que, na noite de sábado (6), um indivíduo foi até a casa da família, onde efetuou um disparo e ameaçou a vida do jovem. Relataram também que alguns veículos passaram a dar voltas pela quadra.

Os suspeitos ainda não foram localizados e os fatos estão sendo investigados pela Polícia Civil (PC).

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA