Operação Controle Químico

Em Goiás, PF realiza prisão de grupo suspeito de comprar toneladas de produtos químicos para “batizar” cocaína

Os policiais encontraram malas de dinheiro que somam R$ 1 milhão e uma arma de fogo na casa de um dos suspeitos. A investigação aponta que organização criminosa comprou mais produtos que as maiores farmacêuticas do Brasil.

Publicados

Uma organização criminosa que atuava em Goiás e no Pará utilizou uma empresa de fachada para comprar toneladas de produtos químicos e repassar para traficantes de cocaína “batizarem” a droga, de acordo com a Polícia Federal (PF). A Operação Controle Químico, foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (9), encontrou R$ 1 milhão escondidos em malas e uma arma de fogo, na casa de um dos suspeitos.

Segundo a PF, durante um ano a empresa de fachada comprou de 17 toneladas de produtos químicos, mais que as cinco maiores farmacêuticas do Brasil. Ao todo, 70 policiais federais participaram da força-tarefa para cumprir 14 mandados de prisão temporária e 17 de busca e apreensão em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Bela Vista, Acreúna, além dos municípios de Rio Maria e São Félix, no Pará.

 

Droga “batizada”

Conforme as investigações, o grupo comprava substâncias como fenacetina, cafeína, lidocaína, benzocaína e ácido bórico, autorizadas pela legislação e fiscalizadas pela PF. Esses produtos possuem efeito anestésico ou estimulante no sistema nervoso central e têm aparência semelhante à cocaína.

Leia Também:  Trabalhadores nascidos em dezembro podem sacar auxílio emergencial

A empresa de fachada repassava as substâncias para os traficantes, que as adicionavam à droga pura com objetivo de aumentar o volume de cocaína e causar a impressão de pureza. Com maior estoque da droga, os traficantes revendiam o pó adulterado como sendo puro e aumentavam seus lucros.

O grupo se dividia entre pessoas que desviavam os produtos químicos para a empresa falsa, pessoas que compravam essas substâncias e os que faziam a lavagem de dinheiro utilizado.

Ao todo, 14 pessoas foram indiciadas pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

PLANTÃO POLICIAL

Paraguaio com veículo estragado chama o guincho e é preso com carregamento de maconha, em Goiás; Assista

O motorista disse que veículo teve pane mecânica e seria levado para oficina mecânica em Jataí.

Publicados

em

Paraguaio com veículo estragado chama o guincho e é preso com carregamento de maconha, em GoiásParaguaio com veículo estragado chama o guincho e é preso com carregamento de maconha, em Goiás. Foto: PRF

Homem de 34 anos, de nacionalidade paraguaia, foi preso por tráfico de drogas com 98 kg de maconha, na noite desta quinta-feira (30), na rodovia BR-364, km 201, na zona rural de Jataí.

Os agentes que estavam em fiscalização de trânsito durante a Operação Corpus Christy deram ordem de parada a um caminhão guincho que fazia o transporte de um carro, GM Montana, com placas do Paraguai.

No guincho estavam duas pessoas, motorista e passageiro, em conversa com o condutor do guincho, ele contou que foi acionado pelo passageiro que é o dono do carro para prestar o serviço de transporte do veículo, que estava com pane mecânica na BR-364, próximo a cidade de Chapadão do Sul.

O comportamento do passageiro e as informações desconexas na fiscalização fizeram com que a equipe dos policiais realizassem uma busca no veículo, momento em que foi encontrado em partes ocultas do carro cerca de 98 kg de maconha.

Leia Também:  Em Goiás, mãe é presa suspeita de ameaçar de morte a própria filha

O paraguaio que não teve a identidade divulgada o carro e a droga foram encaminhados para a Central de Flagrantes da Polícia Civil em Jataí.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA