A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) revolucionou o acesso ao documento em todo o Brasil, permitindo que cidadãos solicitem a primeira via diretamente pelo portal Gov.br, sem enfrentar longas filas iniciais. Com o CPF como número único, o processo online agiliza o preenchimento de dados e o agendamento para biometria nos postos estaduais, com entrega gratuita pelos Correios em cerca de 15 a 30 dias.
– Versão digital imediata no app Gov.br após emissão, com QR Code para validação segura.
– Gratuita na primeira via até 2032, válida em todo o país e Mercosul (exceto passaporte).
– Integra dados biométricos (foto e digitais) para reduzir fraudes em serviços públicos e bancos.
Acesse gov.br/identidade com conta Gov.br nível prata ou ouro, insira CPF ativo, certidão de nascimento ou casamento e agende biometria. A foto é capturada no posto, e o documento físico chega pelo correio, enquanto a digital fica disponível no app.
Em 2026, mais de 45 milhões de CINs foram emitidas, com meta de 130 milhões até o fim do ano. O RG antigo segue válido até 2032, mas a migração é recomendada para maior segurança digital.
Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192














































