Pandemia

Goiás foi o quinto estado com mais mortes pela Covid-19 em março

Goiás está entre os com maior taxa de óbitos pela Covid-19 no mês mais letal da pandemia até agora. Nova variante associada a baixo isolamento e colapso estão entre fatores

Publicados

No pior mês da pandemia até agora, Goiás foi a quinta Unidade da Federação (UF) com mais mortes pelo coronavírus (Sars-CoV-2) no Brasil, proporcional ao tamanho da população. Os pesquisadores apontam a nova variante do vírus, falta de medidas eficazes de controle da disseminação do vírus e colapso do sistema de saúde como fatores que potencializaram os números trágicos em Goiás em março.

Os dados consolidados até a última segunda-feira (12) mostram que Goiás teve 3,1 mil mortes pela Covid-19 no mês passado, o que representa 43,5 óbitos a cada 100 mil habitantes. Comparando o mesmo período, a taxa de Goiás é menor apenas que as do Rio Grande do Sul (67,7), Santa Catarina (49,1), Rondônia (47,9) e Distrito Federal (42,8).

Quando se considera a taxa por 100 mil habitantes de todos os óbitos por coronavírus até agora, Goiás fica na 9ª posição, atrás do Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Roraima, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Rondônia e Amazonas. Bahia e Maranhão, que tiveram as menores taxas de mortes por Covid-19.

O mês de março foi o mais letal da pandemia em Goiás, com recorde de fila por internações e mortes à espera de vagas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). No dia 23 de março, por exemplo, haviam 384 pessoas com confirmação ou suspeita de Covid-19 na fila por UTI da rede estadual. Até o fim de março, haviam sido contabilizadas 452 mortes de pacientes que aguardavam por uma vaga. Nos meses anteriores, as mortes na fila não passavam de 100.

Mesmo a rede estadual de Goiás tendo mais que dobrado o número de UTI para pacientes com coronavírus desde janeiro, a ocupação dos leitos na rede estadual passou boa parte de março acima de 90%, com vários hospitais lotados. O médico infectologista Júlio Croda, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, aponta o colapso do sistema de saúde como um dos fatores para o aumento de mortes. “Se morreram 400 na fila, é colapso”, define o cientista.

Leia Também:  PM realiza prisão de CAC suspeito de atirar enquanto dirigia por rua; Assista

De qualquer maneira, mesmo em um cenário com UTIs suficientes, a falta de controle da disseminação do vírus acarreta em muitas mortes. “A mortalidade por 100 mil habitantes junto com o excesso de óbitos formam os dois principais indicadores do controle da transmissão. (Os dados) mostram claramente o impacto da pandemia independente da abertura de leitos. A abertura de leitos em muitos momentos leva a falsa sensação de tranquilidade, mas esse indicador mostra claramente como o gestor e a população adotaram as medidas preventivas relacionadas à transmissão”, avalia Croda.

O secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, reconheceu que poderia ser melhor a adesão dos municípios ao decreto estadual de restrição de circulação de pessoas. Na mesma ocasião, a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, declarou que no pior momento da pandemia, houve a pior adesão da população ao decreto.

Consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, o infectologista José David Ubaez, declarou para a reportagem no fim de março que as medidas para diminuir a disseminação do vírus em Goiás foram muito tímidas para um nível de circulação avassalador, com predomínio de nova variante super transmissível.

 

Medidas

Para Julio Croda, Estados como a Bahia e o Maranhão, que tiveram menor mortalidade, tiveram medidas de restrição mais efetivas, que duraram mais tempo, com menos tempo do sistema de saúde em colapso. Flúvia Amorim diz que é difícil falar o que aconteceu realmente nesses locais, tendo em vista as diferenças da sensibilidade da vigilância local na notificação de casos.

 

Nova variante combina para aceleração de óbitos

O biólogo e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG), José Alexandre Felizola Diniz Filho, avalia que a nova variante do vírus, chamada de P1, identificada inicialmente em Manaus, pode ter influenciado na maior aceleração do número de óbitos em Goiás em março. “É uma situação parecida com a do Rio Grande do Sul, diferente do Nordeste. Acho que aqui já passamos do pico de transmissão e estamos começando uma leve desaceleração de hospitalizações e óbitos. Portanto, em outros lugares ainda devemos ver problemas por mais tempo”.

Leia Também:  Região metropolitana deve ser prorrogar Decreto com flexibilizações isoladas

A superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO), Flúvia Amorim, avalia que os dados do Brasil mostram agora um momento de estabilização, em que os números pararam de crescer, mas ainda são altos. “O que a gente viu na primeira onda foi que depois da estabilização vem a queda, mas não dá para garantir nada. Covid é muito diferente de tudo que a gente já trabalhou. Se aparece uma variante nova, muda todo o cenário”, alerta a superintendente.
Felizola diz acreditar que, por conta da aceleração das mortes em março, alguns locais, como Goiânia, criaram restrições de circulação de pessoas mais rápido que outros locais. “Por isso começa a diminuir um pouco, mas vamos aguardar. Pode ser que com a flexibilização isso suba novamente”.

Conforme Flúvia, o alto número de óbitos em março é resultado de uma soma de fatores. “Juntou variante, carnaval e ano novo”, resume a gestora e epidemiologista. Dados da SES mostram que do total de 116 amostras em Goiás que passaram por rastreamento genético, 108 eram da variante P.1. Em 24 de março eram 18 municípios com casos de P.1 confirmados. No dia 7 de abril já eram 31 cidades.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

165 municípios goianos não tiveram homicídios no primeiro trimestre de 2024

Levantamento da Secretaria de Segurança Pública também mostra redução significativa de crimes como roubo a transeuntes, roubos de veículos e roubos a comércio em Goiás.

Publicados

em

Caiado em evento com as forças de segurança: “Nossa polícia é feita para proteger o povo”. Fotos: Secom

Cento e sessenta e cinco municípios goianos não registraram homicídio no primeiro trimestre de 2024, e em todo o estado houve redução de 24% nesta modalidade de crime no período. Os dados foram compilados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO). Para o governador Ronaldo Caiado, os resultados mostram que as forças policiais goianas estão cumprindo sua missão constitucional. “Hoje 7 milhões de pessoas são as grandes beneficiárias deste trabalho. Nossa polícia é a melhor do país e é feita para proteger o povo”, acrescenta.

Divulgado esta semana, o levantamento da SSP-GO também aponta números positivos em outras modalidades de delitos. Na comparação com o mesmo período do ano passado, de janeiro a março deste ano houve redução, por exemplo, de 33% nos casos de roubo a transeuntes e 34% em roubos de veículos e roubos a comércio.

Ainda no segmento de crimes violentos contra o patrimônio, os casos de roubos em residência caíram 14% no primeiro trimestre do ano; roubos de cargas, 92%. Mais uma vez, não houve qualquer registro de roubo a instituição financeira. Os crimes não violentos contra o patrimônio seguiram a tendência de queda. Os furtos de veículos recuaram 27%; furtos em comércio, 16%; furtos em residências, 20%; e furtos a transeuntes, 34%.

Leia Também:  Jaraguá: Operação busca documentos na casa do ex-prefeito Zilomar Oliveira e na Prefeitura

A segurança rural foi outra área que obteve resultados positivos, com redução de 20% nos roubos em propriedades rurais e 6% nos furtos de propriedade rural. O investimento em tecnologia e infraestrutura, como o Centro de Comando e Controle Rural, tem contribuído para tornar a segurança no campo em Goiás uma referência para o país, com monitoramento 24 horas e atuação em todos os municípios goianos.

Comparação com 2018

Em relação ao primeiro trimestre de 2018, os resultados alcançados pelas forças de segurança estaduais de janeiro a março de 2024 são ainda mais expressivos. Para citar alguns exemplos entre os crimes de naturezas prioritárias, os homicídios dolosos caíram 61% na comparação entre os dois períodos; latrocínios, 83%; roubos a transeuntes, 88%; roubos em comércios, 89%; roubos de veículos, 94%; roubos de cargas, 99%. Já os roubos a instituições financeiras foram zerados.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA