Ato pró-tortura

Polícia investiga ato pró-tortura realizado em igreja na Cidade de Goiás

Publicados

A Polícia Civil da cidade de Goiás iniciou nesta segunda-feira (3) a investigação sobre o ato pró-tortura realizado no município no último domingo (2). No primeiro dia de diligência, os investigadores escutaram os responsáveis pelos registros fotográficos que ganharam repercussão nacional nas redes sociais. A delegada Amanda Alvarenga, responsável pela apuração, diz que ainda não há indicativos de quem seriam os dois homens encapuzados que carregaram a faixa com os dizeres “Deus perdoe os torturadores” pela cidade.

Duas das pessoas que fotografaram o ato, contam o que viram e ouviram ao se depararem com a cena. Ambos foram ouvidos pela Polícia Civil como testemunhas do caso. Moradora da cidade de Goiás, Cláudia diz que dirigia próximo à Igreja Nossa Senhora do Rosário quando viu os dois homens com vestimenta parecida com as utilizadas na Procissão do Fogaréu, tradição religiosa e cultural do município.

“Quando eu cheguei na posição de avistar eles de frente eu vi o que estava escrito”, conta Cláudia. A moradora conta que desceu do carro e perguntou se poderia tirar a foto. Com os homens não havia outras pessoas e ambos permaneciam em silêncio, comunicando apenas entre eles. “Um orientava o outro sobre a posição do cartaz”, relata.

Leia Também:  PM recupera motocicleta produto de crime e realiza prisão de suspeitos

“Levei uns minutos tentando compreender”, relembra Bruno, outro que registrou a cena e foi ouvido pela polícia. Nascido na cidade, o publicitário estava apenas de visita. Ao passar de carro pelos homens viu os homens no ato que o deixou estupefado. “Comigo eu levei uma sensação de perplexidade, junto com uma vontade de compreender a incoerência toda”, pontua.

Grupo bolsonarista nega participação

No mesmo dia em que os homens foram fotografados com a faixa, um grupo se manifestou em outro ponto da cidade a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Em uma rede social, uma das organizadoras, identificada como Helena Damasio, negou que os homens tivessem ligação com o movimento. “O ônus da prova é de quem alega, então eles que provem, porque o pessoal da carreata não tem nada haver com isso”, afirma.

O grupo de apoio ao governo chegou a dizer que a foto teria sido feita em outro dia. Junto com a faixa com os dizeres pró-tortura, no entanto, havia um cartaz que teria sido utilizado na manifestação governista, esse com a frase: “Nosso Brasil pertence ao Senhor Jesus, com Bolsonaro”. O cartaz teria sido pego pelos homens em momento não identificado pelos manifestantes.

Leia Também:  Parcelamento do IPVA em até 12 vezes é aprovado em primeira votação na Assembleia

Segundo a delegada Amanda Alvarenga, agentes da Polícia Civil estão fazendo levantamentos nas ruas da cidade. A Polícia Civil ainda não diz se há suspeitas sobre a identidade dos homens. O Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) informou que recebeu a denúncia, que está em fase de distribuição.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Feminicídios caem 31% no primeiro trimestre de 2024 em Goiás

Dados da Secretaria de Segurança Pública apontam redução do assassinato de mulheres e de outros crimes no estado.

Publicados

em

Trabalho integrado das forças de segurança resultou na queda de indicadores relacionados a feminicídios e outros crimes violentos. Foto: Secom

Os casos de feminicídio (assassinato de mulheres em contexto de violência doméstica ou aversão ao gênero) caíram 31% em Goiás no primeiro trimestre de 2024, na comparação com o mesmo período de 2023. Levantamento recente da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) revela que, nos primeiros três meses do ano passado, houve 13 casos registrados; este ano, nove.

Em discurso durante a apresentação dos números, o secretário de Segurança Pública, Renato Brum, frisou a importância da união de forças para reduzir o número de feminicídios. “É um trabalho integrado das forças de segurança, em especial as especializadas, o Batalhão Maria da Penha, as Deams, o Ministério Público, o Judiciário e a imprensa fazendo a divulgação”. Brum destacou que o objetivo é continuar reduzindo esta modalidade de crime no estado.

De acordo com a SSP-GO, os crimes violentos letais intencionais (CVLI) também registraram redução de janeiro a março deste ano no estado, em relação ao mesmo período de 2023. Os homicídios dolosos, por exemplo, recuaram 24%. No primeiro trimestre do ano passado foram registrados 274 casos; este ano, 209.

Leia Também:  Caminhoneiro que saiu de Uruana é preso após bater recorde de embriaguez ao volante na BR-060, em Anápolis; Assista

Outras modalidades de delitos seguiram a mesma tendência de retração. Entre os crimes violentos contra o patrimônio, os casos de roubos em residência caíram 14% no primeiro trimestre do ano; roubos de cargas, 92%. Mais uma vez, não houve qualquer registro de roubo a instituição financeira.

Integração

O bom desempenho se deve, em grande parte, às ações integradas das Forças de Segurança do Estado. Segundo o Observatório de Segurança Pública, da SSP-GO, de janeiro a março de 2024 foram cumpridos 2.258 mandados de prisão e apreensão. Também foram verificados 274.383 veículos, resultando na recuperação de 974 automóveis com registro de furto ou roubo. As abordagens a pessoas somaram 401.562 registros.

A atuação conjunta das polícias Civil e Militar resultou em 7.352 prisões em flagrante, desarticulação de 69 quadrilhas, apreensão de 1.158 armas de fogo e recaptura de 1.911 foragidos da justiça. Além disso, mais de 3 toneladas de drogas foram apreendidas, contribuindo para a redução da criminalidade no estado.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA