Goiás realizada primeiro transplante de fígado
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) apresentou ontem (26) o paciente que passou pela primeira cirurgia de transplante de fígado de Goiás, que ocorreu na última quinta-feira (19), no Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG). O advogado Marcelo Mazão, de 54 anos, diagnosticado com cirrose hepática e, posteriormente, câncer no fígado. Ele foi selecionado para se tornar o primeiro transplantado.
O Serviço de Transplantes Hepáticos, no entanto, foi lançado oficialmente apenas nesta quinta-feira no HGG. O chefe do Serviço Estadual de Transplantes Hepáticos, Claudemiro Quireze Júnior, explicou que a equipe, composta por quatro cirurgiões e uma hepatololigista, começou a ser estruturada há mais de um ano. “Neste período, o hospital trabalhou para atender às exigências legais para atender um serviço de transplante, além de fazer a aquisição de materiais”.
O titular da SES, Leonardo Vilela, disse que o momento é bastante importante para Goiás. O primeiro transplante feito no Estado foi exaltado pelo secretário, que disse que o “principal objetivo é transformar o HGG em um hospital referência entre os hospitais de alta complexidade e referência em transplantes”. Ele acrescenta que “o hospital já é referência na área de transplantes renal, e está entre os dez que mais transplantam”. Além dos transplantes que já são feitos, o secretário revela que o hospital tem a ambição de fazer o primeiro transplante de coração em um hospital da rede estadual.
Classificação
“Hoje é um tratamento de eleição para os pacientes portadores com deficiência hepática”, explicou Quireze. Eles passam por um sistema classificatório que, no Brasil, tem como critério para a lista de espera um índice baseado na gravidade da doença. Este índice, que varia entre 6 e 40, revela o quão urgente um paciente necessita ser transplantado. Quanto maior o índice, maior a prioridade. Posteriormente, os candidatos são colocados em uma lista de espera estadual para o transplante, de acordo com a compatibilidade sanguínea.
Os candidatos ao transplante geralmente são pessoas diagnosticadas com cirrose hepática, que é quando os danos as células hepáticas já são irreversíveis. A hepatologista que acompanhou o caso de Marcelo, Patrícia Borges, explica que vários problemas de saúde podem levar à cirrose hepática. “Álcool, doenças hepáticas, como as hepatites, esteatose hepática (gordura no fígado) ocasionam esse desgaste no fígado”.
O cirurgião Edmond Le Campion, acrescenta que “os pacientes que têm cirrose podem ter, posteriormente, câncer no fígado”.
A primeira cirurgia
Diagnosticado com cirrose hepática há um ano, o caso do advogado culminou em câncer no fígado. Bastante emocionado, Marcelo conta que ele se sentiu uma nova pessoa após a cirurgia. “Nunca perguntei quanto tempo de vida eu ainda tinha (após o diagnóstico de cirrose hepática). Quando três nódulos cancerígenos apareceram no meu fígado, eu soube que somente um transplante resolveria meu problema”.
A cirurgia para realização do transplante durou cerca de 8 horas, e teve êxito na conclusão. Após o procedimento o paciente continua internado no hospital, para um tratamento com medicamentos e está em bom estado de saúde. A expectativa da SES é que seja realizado um transplante de fígado por mês no HGG.
Da Redação com OP
CIDADES
Cobra venenosa é encontrada pela PRF junto a veículo acidentado na BR-060
A serpente encontra abrigo embaixo de caminhão tombado.
Um caminhão que transportava cargas diversas tombou na manhã de hoje (6), por volta de 05h30, na rodovia BR-060, no KM 468, em Jataí, Goiás. O condutor de 34 anos, sofreu apenas lesões leves e foi atendido no local. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou o acidente.
Conforme o motorista, ele havia saído de Goiânia com destino a Jataí e perdeu o controle do veículo ao chegar na cidade, ocasionando o tombamento. O teste do etilômetro realizado no condutor não acusou ingestão de álcool.
Durante um atendimento, foi identificada uma serpente peçonhenta embaixo do pneu de um caminhão. O animal estava em posição de ataque, direcionado aos policiais.
Apesar do perigo extremo, a cobra não sofreu ferimentos. Acredita-se que o animal tenha se abrigado sob a roda do caminhão em busca de calor.
Em decorrência do fato, a PRF orienta aos viajantes redobrarem os cuidados em casos de acidentes e contatos com animais silvestres.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
- VÍDEOS5 dias atrás
Procurado pela Justiça é preso com carro furtado na BR-153, em Goiás
- PLANTÃO POLICIAL7 dias atrás
Pai mata o filho em Crixás e alega legítima defesa; Assista
- Acidente6 dias atrás
Colisão traseira entre caminhonete e moto mata uma pessoa e deixa outra gravemente ferida na BR-060
- Acidente4 dias atrás
Ônibus tomba na BR-153 em Santa Tereza de Goiás e deixa quatro pessoas feridas
- CIDADES2 dias atrás
Cobra venenosa é encontrada pela PRF junto a veículo acidentado na BR-060
- POLÍTICA4 dias atrás
Governador Caiado recebe profissionais da imprensa no Palácio das Esmeraldas
- Acidente4 dias atrás
Acidente com veículos e incêndio é registrado na BR-365 e deixa três mortos; Assista
- PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
Procurado pela Justiça é preso com carro furtado na BR-153, em Goiás; Assista