Saúde

IBGH investigado por desvio de dinheiro público deixa hospitais de Jaraguá e Pirenópolis

IBGH diz não ter mais interesse na administração de três hospitais. SES-GO abriu chamamento de urgência. Os diretores da entidade já foram presos em operação da PF

Publicados

Os hospitais estaduais de Pirenópolis e Jaraguá no Vale do São Patrício e o de Santa Helena de Goiás devem mudar de gestão nos próximos dias. Isso porque, a atual Organização Social (OS) responsável por suas administrações, o Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH), diz não ter mais interesse na gestão dessas três unidades. A Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) determinou a abertura de um chamamento público emergencial nesta segunda-feira (4).

No dia 31 de dezembro de 2020, o titular da SES-GO, Ismael Alexandrino, enviou um ofício para a IBGH questionando se ela pretendia continuar prestando serviço ao Estado. Tendo em vista que, de acordo com o secretário, a OS tem sido alvo de “sucessivas reclamações da população, de trabalhadores, e de prestadores de serviço, intensificadas nas últimas semanas”. No mesmo dia, a superintendente executiva do IBGH, Lázara Maria de Araújo Mundim de Souza, respondeu o ofício da SES-GO, dizendo que, “tendo em vista os últimos fatos ocorridos”, não teria mais interesse na continuidade das gestões. A gestora solicita que a entrega das unidades seja no dia 30 de janeiro.

Leia Também:  OMS lança diretrizes inéditas para tratamento contra o tabagismo

A relação ruim entre o IBGH e a SES-GO já havia sido exposta em outra ocasião, quando houve a deflagração da Operação Tolueno da Polícia Federal (PF), que investiga a OS pela suspeita de compra de álcool em gel e máscaras irregulares e por valores superfaturados. Na época, dia 15 de dezembro de 2020, o Estado afastou três diretores da entidade no hospital em Pirenópolis, alvos da investigação.

A SES-GO, em comunicado à imprensa, chegou a afirmar que as organizações que não tivessem transparência em seus processos poderiam ser “desqualificadas e expulsas do Estado”,

Nesta segunda-feira, Alexandrino determinou a abertura de um chamamento público regular e emergencial para a contratação de uma nova OS para os três hospitais. Ele pede no documento a “máxima urgência que o caso requer”.

Quem compara lê o JORNAL DO VALE – Um jornal a serviço da nossa região, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SAÚDE

Prioridade na Saúde Preventiva de Meninos

De autoria do deputado federal Zacharias Calil, a Lei 14.694/2023 ressalta os cuidados com a saúde de meninos até 15 anos.

Publicados

em

Deputado federal Zacharias Calil.

O Novembrinho Azul tem por objetivo a conscientização sobre exames preventivos e cuidados com a saúde de meninos até 15 anos. De autoria do deputado federal Dr. Zacharias Calil (UB), a Lei 14.694/2023 ressalta a importância de promover a prevenção e atenção aos principais sinais, como quadros de dor, aumento testicular e incentivar a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV).

Presidente de duas frentes parlamentares no Congresso Nacional, a da Primeira Infância e da Saúde, Zacharias Calil destacou que a mobilização ocorreu aproveitando a visibilidade do mês mundial de combate ao câncer de próstata, para poder discutir e tomar medidas para cuidar da saúde, também de meninos.

“É muito importante chamarmos a atenção da sociedade, dos pais, para que procurem um médico e sejam tratados de uma maneira adequada das patalogias das crianças do sexo masculino. Além disso, também queremos chamar a atenção para doenças como fimose, hipospádia, hérnia inguinal, distopia testicular, disfunção urinária, varicocele e câncer de escroto”, avaliou.

Leia Também:  Variante da Covid P1-Manaus circula entre a população no município Jaraguá

O Ministério da Saúde determina que a vacinação contra o HPV aconteça com meninos de 9 a 15 anos de idade. Além de esclarecer para os pais e para as crianças a importância dessas medidas, o Novembrinho Azul também estabelece a formação dos profissionais de saúde para que lidem com meninos desta faixa etária e destacam a urgência de tratamentos preventivos para evitar tais doenças na vida adulta.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA