Conexão Política

Luiz Cláudio

Publicados

 

Menos 3
Três nomes sempre citados para a sucessão do Presidente Jair Bolsonaro, anunciaram nos últimos dias que não serão candidatos a presidência. João Amoedo, do partido NOVO, o ex-ministro Sérgio Moro e o apresentador Luciano Huck, declararam oficialmente que estão fora da disputa.

 

Funil
Com a saída de Huck das discussões, aumentou a busca das lideranças de vários partidos de centro/esquerda em busca de um nome que tem o desafio de quebrar a polarização entre Bolsonaro e Lula.

 

Éramos seis
Outros nomes lembrados pelos partidos para a disputa são: Ciro Gomes (PDT), João Dória (PSDB), Henrique Mandetta (DEM), Tasso Jeiressati (PSDB), Eduardo Leite (PSDB) e Alexandre Kalil (PSD).

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  André Marques
Propaganda

Colunistas

Dr. Fabiano Moura

Publicados

em

Refluxo Gastroesofágico (RGE)

O Refluxo Gastroesofágico (RGE)é a apresentação mais conhecida da doença do refluxo.

Seus sintomas de queimação, regurgitações, azia e desconforto abdominal após às refeições são causados pela queimadura e lesão da mucosa do esôfago – tubo responsável por encaminhar os alimentos da garganta até o estômago.

Boa parte dessas pessoas não apresenta queixas na garganta e na via aérea.

Quando não tratado, as lesões na mucosa esôfago podem se tornar mais graves e profundas, levando ao aumento no risco de câncer.

O que é o Refluxo laringofaríngeo (RLF)?

Durante os episódios de refluxo, a secreção ácida pode subir e atravessar todo o esôfago, chegando à garganta, e mesmo ao nariz e pulmões. Quando esse tipo de refluxo ocorre, o classificamos como refluxo laringofaríngeo (RLF).

Os sintomas mais comuns do Refluxo Laringofaríngeo são: irritação, queimação e secura na garganta, tosse crônica, que tende a ser pior a noite e ao acordar, rouquidão, pigarro.

Nos casos mais sérios, principalmente em crianças e idosos, podem surgir otites e sinusites de repetição, além de pneumonias e outras alterações pulmonares.

Pessoas de todas as idades podem sofrer de RGE ou RLF.

Leia Também:  André Marques

Dentre às possíveis causas do refluxo, destacam-se aquelas relacionadas ao estilo de vida, como estresse, obesidade, alimentação inadequada e fora de hora, tabagismo e o abuso de álcool e alguns medicamentos, como anti-inflamatórios e sedativos para dormir.

Alterações, como hérnia de hiato, contrações anormais do esôfago e esvaziamento lento do estômago são exemplos de causas físicas ou anatômicas.

Nos bebês, o refluxo normalmente é causado pela imaturidade dos esfíncteres do esôfago, o que costuma se resolver após um ano de idade.

A maioria dos pacientes portadores de RGE ou RLF têm bom resultado com o tratamento clínico, baseado na mudança de alguns hábitos alimentares além do uso de medicamentos.

Em casos em que os sintomas se tornam crônicos e que passam a trazer outras consequências mais sérias para o paciente, a cirurgia pode ser indicada.

Mudança de Hábitos para Prevenir o RGE e RLF: não se alimentar nas 2-3 hrs antes de se deitar. Evitar bebidas alcoólicas. Comer pequenas refeições, várias vezes ao dia, mastigando bem. Evitar o consumo excessivo de: cafeína, chocolate, massas e pães, alimentos fritos ou gordurosos, perder peso, parar de fumar.

Leia Também:  Coluna Social

Essas são as dicas do Dr. Fabiano Santana Moura. Otorrinolaringologista. Atende do Centro Clínico e Diagnóstico São Pio X. Fone: 3307-1505 Whatsapp (62) 9962 6052

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA