Estado

Mais 114.380 imunizantes contra Covid-19 reforçam campanha de vacinação em Goiás

Novo carregamento engloba 39.500 unidades da AstraZeneca, da Fundação Oswaldo Cruz, e 74.880 doses da Pfizer, todas para aplicação do reforço. Lotes integram remessa de um total 351.520 imunobiológicos, que começaram a chegar na quarta-feira (1º). Governador Ronaldo Caiado alerta para perigo provocado pelos que não buscam imunização. “Estas pessoas podem contaminar o ambiente e disseminar um vírus que causou prejuízo e ceifou muitas vidas em nosso Estado”, diz.

Publicados

Mais 114.380 vacinas chegaram a Goiás, o que dá novo fôlego à campanha de vacinação contra a Covid-19 no Estado. Na quinta-feira (2), às 23h45, chegaram 39.500 unidades da AstraZeneca, da Fundação Oswaldo Cruz. E nesta sexta-feira (3), às 9h, outro carregamento com 74.880 imunobiológicos da Pfizer foi encaminhado pelo Ministério da Saúde. Os lotes integram remessa com um total de 351.520 imunizantes, que começaram a chegar ao Estado ainda na quarta-feira (1º).

O primeiro carregamento do mês de setembro que desembarcou na capital estava composto de 192.680 doses da CoronaVac, do Instituto Butantan. Já nos primeiros minutos de quinta-feira (2), às 0h05, 44.460 imunizantes Comirnaty, do laboratório Pfizer, chegaram ao Aeroporto Internacional de Goiânia. São remessas que oferecem aos goianos mais motivos para colocarem a imunização em dia.

Como forma de incentivo a vacinação, o governador Ronaldo Caiado anunciou, na quarta-feira (1º), que Goiás deve adotar novas condutas no que diz respeito à adesão de programas sociais. O Estado estuda exigir comprovante de imunização contra a Covid-19 para que a população mais vulnerável tenha acesso aos benefícios.

Leia Também:  Goiás: Meteorologia emite dois alertas sobre onda de calor e umidade relativa do ar

Na ocasião, Caiado fez um apelo para que todas as pessoas dentro da faixa etária com vacinação autorizada que procurem os postos de imunização. “É inadmissível que existam pessoas que optaram por não se vacinar. Elas podem contaminar o ambiente e disseminar um vírus que causou prejuízo e ceifou muitas vidas em nosso Estado”, disse.

Atualmente, a maior parte dos municípios goianos vacina pessoas a partir de 18 anos. Em algumas regiões, a campanha já avançou para adolescentes. Os imunizantes serão remetidos aos municípios uma vez por semana para implemento das campanhas em cada localidade, conforme decisão da Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Metade das vacinas da CoronaVac serão para uso como primeira dose (D1) e a outra como reforço (D2). O primeiro carregamento da Pfizer (44.460) será distribuído para D1 e D2. Já os imunizantes da AstraZeneca e a segunda remessa da Cormirnaty (74.880) serão todos destinados para aplicação do reforço, contribuindo para completar o esquema vacinal de quem já recebeu uma dose e está dentro do prazo para tomar a segunda.

Leia Também:  Acidente na GO-154 entre Uruana e Carmo do Rio Verde deixa uma vítima fatal

O alerta do secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, é para que a população retorne aos postos para tomar a segunda dose. “É algo que nos preocupa, pois essas pessoas estão transitando sem completarem o esquema vacinal. Além de ainda estarem vulneráveis, elas podem se contaminar e infectar os outros”, assinalou. Ele lembra que a pandemia não acabou e que é fundamental que os goianos tenham consciência e ajudem no enfrentamento do vírus, fazendo o seu papel. “Evitem aglomerações, não saiam sem a máscara facial e utilizem álcool em gel”, listou.

De acordo com o Painel Covid-19 do Governo de Goiás, às 15h desta quinta-feira (2), 4.202.719 goianos estão vacinados com a primeira aplicação e 1.854.672 com o esquema vacinal completo, ou seja, com duas doses ou dose única.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Feminicídios caem 31% no primeiro trimestre de 2024 em Goiás

Dados da Secretaria de Segurança Pública apontam redução do assassinato de mulheres e de outros crimes no estado.

Publicados

em

Trabalho integrado das forças de segurança resultou na queda de indicadores relacionados a feminicídios e outros crimes violentos. Foto: Secom

Os casos de feminicídio (assassinato de mulheres em contexto de violência doméstica ou aversão ao gênero) caíram 31% em Goiás no primeiro trimestre de 2024, na comparação com o mesmo período de 2023. Levantamento recente da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) revela que, nos primeiros três meses do ano passado, houve 13 casos registrados; este ano, nove.

Em discurso durante a apresentação dos números, o secretário de Segurança Pública, Renato Brum, frisou a importância da união de forças para reduzir o número de feminicídios. “É um trabalho integrado das forças de segurança, em especial as especializadas, o Batalhão Maria da Penha, as Deams, o Ministério Público, o Judiciário e a imprensa fazendo a divulgação”. Brum destacou que o objetivo é continuar reduzindo esta modalidade de crime no estado.

De acordo com a SSP-GO, os crimes violentos letais intencionais (CVLI) também registraram redução de janeiro a março deste ano no estado, em relação ao mesmo período de 2023. Os homicídios dolosos, por exemplo, recuaram 24%. No primeiro trimestre do ano passado foram registrados 274 casos; este ano, 209.

Leia Também:  Na cidade do Rio, 38% dos internados por covid-19 não tomaram vacina

Outras modalidades de delitos seguiram a mesma tendência de retração. Entre os crimes violentos contra o patrimônio, os casos de roubos em residência caíram 14% no primeiro trimestre do ano; roubos de cargas, 92%. Mais uma vez, não houve qualquer registro de roubo a instituição financeira.

Integração

O bom desempenho se deve, em grande parte, às ações integradas das Forças de Segurança do Estado. Segundo o Observatório de Segurança Pública, da SSP-GO, de janeiro a março de 2024 foram cumpridos 2.258 mandados de prisão e apreensão. Também foram verificados 274.383 veículos, resultando na recuperação de 974 automóveis com registro de furto ou roubo. As abordagens a pessoas somaram 401.562 registros.

A atuação conjunta das polícias Civil e Militar resultou em 7.352 prisões em flagrante, desarticulação de 69 quadrilhas, apreensão de 1.158 armas de fogo e recaptura de 1.911 foragidos da justiça. Além disso, mais de 3 toneladas de drogas foram apreendidas, contribuindo para a redução da criminalidade no estado.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA