Opinião
O que acontecerá?
Se a ação foi bem ou mal intencionada, refletida ou não no que acontecerá, vai ser sentida em períodos vindouros.

O questionamento valioso, não raro, deixa de ser posto em cena em nossa casa mental ao se deparar com situações problemáticas e complexas. Essas exigem levante moral para resistir aos impulsos da matéria e do ego que deturpam a leitura e compreensão da verdade. A inconsequência gera resultados duvidosos e que acabam voltando para a pessoa. O mal ou bem para o próximo retorna para si como legítimo bumerangue da lei de ação e reação. Aquilo que fazemos para o próximo se faz para si. Todavia, a reação leva tempo, não é o imediatismo da Terra, mas o tempo do universo que descortina com paciência e justiça as consequências.
Se a ação foi bem ou mal intencionada, refletida ou não no que acontecerá, vai ser sentida em períodos vindouros. O que acarreta não a sorte ou o azar na vida, mas apenas as entregas realizadas. Neste ponto, vale a pena destacar o juízo feito pela consciência como tribunal interior. Estar em paz com a consciência é passar pelo crivo da pergunta crucial, assim como de ter condições de progredir em sua caminhada em busca da verdade maior. Apenas assim, destituído das ilusões e das más inclinações, será possível alcançar níveis superiores de compreensão e desempenho.
Àqueles que se alinham com os tesouros da imortalidade e que não se perdem com o tempo podem ser inspiradores dos demais. Deus é o nosso pai Bondoso e maravilhoso e que nos convida no amadurecimento de nosso livre arbítrio. Respeitar, tratar bem, amar ao próximo é fazer bem para si mesmo.
Paulo Hayashi Jr. é Doutor em Administração pela UFRGS. Professor e pesquisador da Unicamp.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192


ARTIGO
O padrão maior
Pessoas amigas que podem trazer o verbo afirmativo e motivador, ou até mesmo os conselhos e as reflexões que nos fazem organizar melhor os nossos pensamentos e recursos pessoais. Andar com pessoas distintas nos ajuda em nosso aprimoramento, assim como o contrário é verdadeiro também. Conforme ditado popular: “Quem anda com porcos, farelo come”.

Ascender na vida tem muitas significações. Todavia, para os mais despertos, é necessário se aproximar das lições de Jesus Cristo. De viver na terra sob a sua inspiração e de praticar o bem para que a existência seja repleta de bem-aventuranças. Alegra-se mais quem doa e faz a caridade do que quem recebe, mesmo que seja perdoar as falhas alheias. A cartilha do mestre Nazareno é a da felicidade plena. Não um contentamento fugaz e transitório da ilusão da matéria, mas uma condição sustentável do espírito. Quem compreende o padrão correto de vida, consegue superar as provações e empecilhos que nos servem como lições para nossa própria grandeza.
As aprendizagens muitas vezes vêm de situações inusitadas. E assim como uma pessoa não consegue se desatolar sozinha do pântano puxando seus cabelos para cima, estória descrita pelas peripécias do Barão de Münchhausen, é vital que tenhamos boas companhias. Pessoas amigas que podem trazer o verbo afirmativo e motivador, ou até mesmo os conselhos e as reflexões que nos fazem organizar melhor os nossos pensamentos e recursos pessoais. Andar com pessoas distintas nos ajuda em nosso aprimoramento, assim como o contrário é verdadeiro também. Conforme ditado popular: “Quem anda com porcos, farelo come”.
O padrão de uma vida digna vai muito além daquilo que aparenta e até mesmo a qualidade dos pensamentos e dos sentimentos no coração contam para se aproximar ou não de Cristo. O discípulo fiel sabe da exigência do mestre e se esforça para manter sua companhia e lealdade.
Paulo Hayashi Jr é doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
-
VALE DO SÃO PATRÍCIO6 dias atrás
Presidente da Emater visita municípios da região do Vale do São Patrício que receberão serviços do Agro é Social
-
PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
Forças policiais apreendem 450 quilos de cocaína, em Minaçu; Assista
-
Acidente7 dias atrás
Carreta bitrem carregada com produto perigoso tomba e colide com árvore, resultando em um óbito na GO-210; Assista
-
VALE DO SÃO PATRÍCIO6 dias atrás
Em Jaraguá, apostador fatura R$ 1.639.439,24 na Lotofácil
-
PLANTÃO POLICIAL7 dias atrás
PC desencadeia operação apura desmanche de veículos que funcionava aos fundos de hotel, em Itaberaí
-
PLANTÃO POLICIAL6 dias atrás
Em Goiás, dentistas são alvos de operação por se passarem por médicos e deformar rostos de pacientes
-
ENTRETENIMENTO4 dias atrás
Porangatu: Lutador goiano Renan Problema ganha 1 milhão de dólares no MMA
-
Acidente4 dias atrás
Em Carmo do Rio Verde, motociclista fura sinal vermelho e morre após bater contra carro