Vale do São Patrício
Pirenópolis: Canto da Primavera começa nesta terça com diversas atrações musicais
Almir Sater, Zeca Baleiro, Pádua e Mr Gyn estão entre os artistas que movimentaram o festival. Além dos shows musicais, o evento contará com oficinas de capacitação para músicos e gravações profissionais no Estúdio Primavera.
A cidade de Pirenópolis no Vale do São Patrício será palco durante seis dias da 22ª edição do Canto da Primavera – Mostra Nacional de Música, que contará com a participação de 55 atrações de Goiás e quatro artistas nacionais. A entrada do evento é gratuita.
O evento visa promover artistas regionais de vários gêneros, é o que conta Yara Nunes, secretária de Estado da Cultura. “A proposta é fomentar a produção musical do nosso estado, e promover artistas regionais de vários gêneros, valorizando a diversidade e a representatividade da cultura goiana”, explica a secretária. Além dos shows musicais, o evento contará com oficinas de capacitação para músicos e gravações profissionais no Estúdio Primavera.
A abertura vai ocorrer no Cine Pirineus, às 19:30, terá participação da secretária de Estado da Cultura e do governador Ronaldo Caiado. Este evento é promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em correalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG) através da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE).
Veja alguns destaques da programação
Dia 19/09 – terça-feira
18h – Pedro Ivo Sertanejo, no Palco Coreto
19h30 – Abertura Oficial – Maduli, no Palco Cine Pirineus
Dia 20/09 – quarta-feira
19h – Otávio Macciel – Tributo ao Elvis Presley, no Palco Coreto
22h – Samba Matuto – tributo a Nelson Cavaquinho, no Palco da Ponte
Dia 21/09 – quinta-feira
21h – Banda Mandingaman, no Palco da Ponte
23h40 – Dj Etezinho, no Palco da Ponte
Dia 22/09 – sexta-feira
23h – Maneva, no Palco Beira Rio
00h30 – DJ Alois, no Palco da Ponte
Dia 23/09 – sábado
22h – Mr Gyn – show em comemoração aos 25 anos de carreira, no Palco Beira Rio
23h – Zeca Baleiro, no Palco Beira Rio
Dia 24/09 – domingo
18h – Maíra Lemos canta Milton Nascimento, no Palco Beira Rio
19h – Pádua, no Palco Beira Rio
20h – Almir Sater, no Palco Beira Rio
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Cultura
Jaraguá: Descoberta arqueológica é legado para história goiana
O trabalho na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em obras de restauração e requalificação, revela cemitério de mais de 200 anos.
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Jaraguá no Vale do São Patrício, surgido em 1736, foi erguida 40 anos depois, em 1776, pela irmandade de negros de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Em seus 248 anos, recebeu obras de manutenção, mas nada tão grande como a que vem sendo executada agora, dentro do projeto Fé, Religiosidade e Devoção, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O trabalho de restauração e requalificação revelou um grande cemitério com restos mortais possivelmente de africanos escravizados e negros libertos, formado por mais de 200 anos na avaliação de arqueólogos.
A obra, que começou em maio deste ano e está sob a responsabilidade da empresa de engenharia, vencedora do processo licitatório, e tem contribuído para trazer à luz um pouco da história de um dos mais antigos municípios do Estado.
A igreja de arquitetura colonial foi erguida em um terreno em aclive e ao longo dos anos ganhou estruturas urbanísticas a seu redor. Sob o calçamento externo, foram retiradas, em novembro, 35 ossadas humanas, para dar passagem ao canal de drenagem que vai escoar águas pluviais, uma obra necessária para evitar impactos na parte estrutural do templo.
A retirada do assoalho de madeira no interior da igreja também mostrou a existência de 56 campas funerárias, todas numeradas. Ali não houve trabalho de escavação arqueológica e tudo será mantido como foi encontrado. “Será preservado como era antes, embora estruturas de concreto estejam sendo instaladas sob o assoalho para garantir maior durabilidade do piso de madeira”, explica Lucas de Araújo, arquiteto da prefeitura, que tem acompanhado de perto a obra.
Uma outra intervenção importante ocorreu na parede frontal, que estava inclinada e precisou ser refeita com o mesmo material vernacular retirado da igreja, trabalho que exigiu o olhar atento do mestre de obras João Filho da Silva.
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos remete ao surgimento de cidade de Jaraguá, que, segundo a historiadora Dulce Madalena Rios Pedroso, “nasceu sob o signo do ouro”. A exploração aurífera começou com negros faiscadores, que eram hábeis em encontrar minas. Naqueles idos, lembra a arqueóloga do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Margareth de Lourdes Souza, as igrejas eram os locais de sepultamento. “Acredito que seja uma área densamente ocupada e com sepultamentos sobrepostos. Tudo isso tem relevância porque contribui para o conhecimento da história local.” A igreja é tombada pelo Iphan desde 1959 e o órgão tem fiscalizado as intervenções.
O trabalho é minucioso. O telhado foi trocado e as esquadrias de madeira (portas e janelas) substituídas, preservando as características originais. Além de renovar a parte hidráulica e elétrica, no interior serão restaurados os bens artísticos, como o altar-mor, o forro da capela-mor, o altar lateral, o arco cruzeiro, o púlpito e o coro.
O arquiteto Lucas de Araújo ressalta que o templo erguido por negros no período escravocrata é um dos últimos de matriz africana ainda de pé em Goiás, a exemplo da Igreja de Santa Efigênia, em Niquelândia. Além de receber recursos de acessibilidade, banheiros serão construídos na área externa, sem interferir na fachada histórica.
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