Projeto obriga planos de saúde a cobrir tratamento a laser para insuficiência venosa crônica

O Projeto de Lei 4026/24 obriga os planos de saúde a cobrirem tratamento cirúrgico com a utilização de laser endovenoso nos casos de insuficiência venosa crônica. A proposta altera a Lei 9.656/98, que trata dos planos privados de assistência à saúde.
A insuficiência venosa crônica é causada por alterações na veia safena, uma das principais veias da perna, que deixa de enviar o sangue para o coração. Com isso, o sangue flui na direção oposta, causando refluxo.
Se o refluxo de safena não for tratado, pode levar a complicações graves, como úlceras nas pernas, flebite (inflamação das veias) e trombose venosa profunda.
Vantagens do laser
A autora da proposta, ex-deputada Carmen Zanotto (SC), observa que o tratamento com o uso do laser endovenoso oferece diversas vantagens sobre as intervenções cirúrgicas tradicionais. “Além de ser minimamente invasiva, proporciona uma recuperação mais rápida e menos dolorosa, o que reduz o tempo de hospitalização e afastamento laboral”, explicou a deputada.
“Ademais, o laser endovenoso é recomendado por diminuir as complicações pós-operatórias, como infecções e hematomas, em comparação com a cirurgia convencional”, completou Zanotto, que também é enfermeira.
Próximos passos
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa do Consumidor; Saúde; e Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Natalia Doederlein
Fonte: Câmara dos Deputados


POLÍTICA NACIONAL
Projeto prevê que condenado por crime de trânsito seja obrigado a participar de palestras

O Projeto de Lei 4037/24, em análise na Câmara dos Deputados, permite que os condenados por crimes de trânsito sejam obrigados a participar de cursos, palestras ou outras atividades de educação para o trânsito.
O autor do projeto, deputado Márcio Honaiser (PDT-MA), afirma que a medida é baseada em sugestão do Ministério Público e do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.
“O projeto tem a finalidade de promover a educação para o trânsito aos autores de infrações penais desta natureza, propiciando uma mudança cultural no comportamento, visando à formação de cidadãos mais conscientes e preparados para o trânsito e a vida”, diz Honaiser.
A proposta altera duas leis: Código de Processo Penal e Lei de Execução Penal.
Próximos passos
O texto será analisado em caráter conclusivo nas comissões de Viação e Transportes, e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei
Reportagem – Janary Júnior
Edição – Pierre Triboli
Fonte: Câmara dos Deputados
- NOTA DE FALECIMENTO7 dias atrás
Falece o Dr. Junio Greidson Rodrigues, em Ceres
- Acidente6 dias atrás
Quatro moradores de Rubiataba morrem em acidente na GO-334
- PLANTÃO POLICIAL3 dias atrás
Em Goiás, menino de 2 anos morre após ser esquecido dentro de carro por dona de creche; Assista
- VALE DO SÃO PATRÍCIO5 dias atrás
Temporal alaga casas e hotel, em Pirenópolis; Assista
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
Em Goiás, PM é baleado ao tentar proteger namorada de agressões do ex; Assista
- VÍDEOS7 dias atrás
PM realizada Operação Maximus Auxilium em Ceres e Rialma; Assista
- PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
Caminhão com cigarro contrabandeado tomba e parte da carga é saqueada na BR-050; Assista
- ENTRETENIMENTO7 dias atrás
Sabrina Sato só de calcinha e sutiã, e ganha elogio do marido, Nicolas Prattes: ‘Linda’