Sementes misteriosas recebidas junto com compras feitas on-line estão sendo analisadas pelo Ministério da Agricultura

Publicados

O Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiânia (LFDA) do, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Goiânia, analisa sementes misteriosas que brasileiros receberam por correspondência junto com compras que fizeram on-line.

Até esta segunda-feira (28), há registro de recebimento em quatro estados: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Todo o material será enviado ao laboratório goiano para diagnóstico fitossanitário e identificação das espécies. O laboratório da capital foi escolhido pelo ministério por ser uma das unidades federais que tem referência no trabalho de diagnóstico vegetal. A suspeita, segundo o órgão, é que estas sementes vieram da China.

Na última sexta-feira (25), o laboratório goiano recebeu as primeiras sementes que foram identificadas no Mato Grosso do Sul. O material deve ser analisado nesta semana. De acordo com o órgão, as sementes estão chegando em residências ou propriedades rurais sem que seja feito o pedido, juntamente com outras compras.

Leia Também:  Voltando ao passado com o JORNAL DO VALE

A Agrodefesa e o Ministério da Agricultura alertam para os riscos da manipulação desses materiais ainda não identificados, como a possibilidade da entrada de pragas ou doenças que não existem ou estão erradicadas no país. A orientação é para que não abram, plantem ou joguem fora as sementes.

“O recebimento de materiais como sementes sem a devida identificação e solicitação podem levar a riscos como disseminação de pragas e introdução de espécie exóticas. Isso pode dizimar culturas e causar sérios danos na agricultura e meio ambiente. Essas embalagens podem estar contaminadas por vírus ou bactérias. A própria semente também pode ter sido tratada por algum defensivo que possa ser prejudicial à saúde”, explica o chefe de defesa agropecuária do Mapa em Goiás, André Brandão Alves.

De acordo com o especialista, quem receber essas sementes deve levá-las para as unidades regionais da Agrodefesa ou diretamente à Superintendência Federal de Agricultura. O morador que receber o produto também pode entrar em contato por meio do e-mail gab-go@agricultura.gov.br ou pelo telefone (62) 3221-7200.

Leia Também:  Denarc faz novas apreensões da droga Key em Goiás

JORNAL DO VALE – Um jornal a serviço da nossa região, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

UTILIDADE PÚBLICA

A partir de dezembro, a pesca do peixe pintado será proibida no Brasil

De acordo com Carla Polaz, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), 219 espécies entraram como ameaçadas na última atualização da lista de animais em perigo de extinção.

Publicados

em

A pesca do pintado será proibida em todo o país a partir de 5 de dezembro deste ano. A espécie Pseudoplatystoma corruscans foi incluída pelo Ministério do Meio Ambiente na Lista Oficial das Espécies Brasileiras Ameaçadas de Extinção, na categoria Vulnerável. O documento atualizado foi publicado em 8 de junho deste ano, mas novos prazos de proibições de captura foram definidos pela pasta.

De acordo com Carla Polaz, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), 219 espécies entraram como ameaçadas na última atualização da lista de animais em perigo de extinção. “Isso é bastante preocupante porque revela que os impactos, principalmente antrópicos (pela ação humana), que tornam as espécies ameaçadas, não diminuíram”, disse.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Voltando ao passado com o JORNAL DO VALE
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA