Um erro de procedimento no presídio municipal de Uruaçu, no Norte de Goiás, resultou na liberação indevida do detento Jhonathan Oliveira da Silva, preso por tráfico de drogas, no último sábado (20) de setembro de 2025. A ordem de soltura, na verdade, se destinava a outro detento que cumpria pena por ameaça, mas a semelhança dos nomes levou à troca equivocada.
Após a identificação do erro, uma força-tarefa coordenada pela Diretoria-Geral de Polícia Penal (DGPP), com apoio da Gerência de Inteligência, Observatório e do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (GOPE), foi acionada para localizar o fugitivo. Jhonathan foi encontrado e recapturado na segunda-feira (22) na cidade de Águas Lindas de Goiás, a cerca de 200 km de Uruaçu, e reconduzido à unidade prisional.
A DGPP instaurou procedimento administrativo para apurar os responsáveis pelo equívoco, com prazo estipulado de 30 dias para conclusão. Além disso, o órgão anunciou a revisão dos procedimentos internos para evitar novas falhas no cumprimento de alvarás de soltura. Até o momento, a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária não se pronunciou oficialmente sobre o caso.
A ocorrência gerou preocupação na população local e no sistema penitenciário, que promete reforçar os controles para que situações semelhantes não se repitam.

Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192