Troca de ataques entre Caiado e Marconi vai parar na Justiça

Publicados


O embate político entre o governador Ronaldo Caiado (DEM) e o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) vai para a Justiça, com pelo menos quatro ações que o tucano pretende protocolar esta semana contra o democrata.

A troca de ataques começou na quinta-feira, quando Caiado fez discurso na Romaria de Nossa Senhora D’Abadia de Muquém, distrito de Niquelândia, afirmando que Goiás foi “Disney de corruptos”. Marconi divulgou uma resposta dura chamando Caiado de “canalha e impostor”. Houve réplica e tréplica.

Advogado de Marconi, João Paulo Brzezinski disse que serão alvos de ações não apenas as declarações de Caiado de quinta-feira e domingo, mas dos últimos seis meses, incluindo outras duas ocasiões de ataques ao tucano. Haverá três ações cíveis, sendo duas de pedido de indenização e uma interpelação, e uma ou três criminais. A defesa ainda não decidiu se fará apenas um processo por calúnia, injúria e difamação ou os três crimes de forma separada. A depender disso, a ação corre em juizado especial ou na justiça comum.

Leia Também:  Maioria dos ministros mantêm no Supremo investigação sobre Lula

Procurado, Caiado não comentou as ações judiciais. No início deste mês, Marconi conseguiu bloqueio de recursos em ação semelhante contra o ex-governador Alcides Rodrigues, hoje deputado federal pelo Patriota, e o ex-secretário da Fazenda Jorcelino Braga. A decisão judicial foi suspensa liminarmente, mas depois do bloqueio. A ação é de 2010 e pede pagamento por danos morais por conta de acusações sobre déficit herdado da gestão de Marconi que terminou em 2006.

Marconi em nota enviada sábado para um jornal de Goiânia, o ex-governador disse que o Estado vive um “momento sinistro de retrocesso político, econômico, humano e administrativo” e chamou Caiado de “canalha e impostor”. No domingo, Caiado chamou o ex-governador de “chefe de quadrilha” e o acusou de ter assaltado Goiás.

Ontem, em nova nota, Marconi afirmou que o democrata é “perseguidor, tirano e arrogante” e que vai ganhar “Oscar de efeitos especiais pelas mentiras e invencionices que vem criando para tentar esconder sua indisfarçável incompetência”.

 

Mudança

Em uma das acusações que mais afetaram Marconi, segundo aliados, Caiado disse que corruptos tiveram de se mudar do Estado – uma referência ao fato de o tucano viver atualmente em São Paulo. Na nota de ontem, o ex-governador diz que se mudou para sustentar a família. “Estou trabalhando em São Paulo porque preciso sustentar minha família. Se não precisasse, não estaria, muito menos fora de meu Estado, longe de meus familiares e dos amigos preciosos que granjeei ao longo da minha vida.”

Leia Também:  Governador nomeia José Eliton para secretário de Segurança Pública

Marconi também acusa o governador, sem dar detalhes, de usar a máquina pública para cometer abusos de autoridade contra adversários – “políticos, líderes classistas e jornalistas”.

Depois que perdeu as eleições para o Senado e foi alvo da Operação Cash Delivery no ano passado, chegando a ser preso por um dia, Marconi se manifestou poucas vezes por notas e em tom mais ameno, relacionado principalmente a questões administrativas. Na nota de ontem ele justifica o endurecimento no tom: “A repetição diária, o cinismo, a irresponsabilidade e a baixaria das mentiras proferidas por esse governador não me deixam outra alternativa a não ser defender minha honra”.

Da Redação com OP

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍTICA

Caiado apresenta Goiás e defende autonomia dos estados em evento nos EUA

Governador de Goiás participou do Lide Brazil, em Nova York, nesta terça-feira (14/); Fórum reúne cerca de 300 empresários de todo o país, além de autoridades.

Publicados

em

Caiado convida empresários a investir em Goiás: Estado oferece condições atrativas e incentivos. Foto: Lide Brazil

A importância de garantir a autonomia dos estados e respeitar as particularidades de cada unidade da federação, na busca por um desenvolvimento equilibrado e eficaz, foi defendida pelo governador Ronaldo Caiado em sua participação no evento do setor empresarial Lide Brazil Invest Forum, nesta terça-feira (14), em Nova York (EUA).

Para ele, se os governos tivessem maior liberdade para adequar a legislação federal à realidade local, “nós estaríamos num patamar muito superior, em condições de sermos não apenas um país com boas referências, mas um país com qualidade de vida diferenciada”, enfatizou. “Se eu ficar esperando uma decisão (da União), que às vezes leva anos e anos, isso trava totalmente a capacidade do estado”, disse.

O governador pontuou que, em Goiás, a burocracia apresenta entraves particularmente maiores aos setores de agropecuária, energia e mineração. “Precisamos entender que cada estado, cada região tem as suas características, não adianta você querer implantar uma metodologia única”, explicou, em referência à criação de leis e políticas públicas.

O evento reúne cerca de 300 empresários, nove governadores e 20 deputados e senadores para debater oportunidades de investimentos. Caiado participou do painel “As opções no Brasil para novos investimentos internacionais”, junto com os governadores Claudio Castro (RJ); Romeu Zema (MG); Ratinho Júnior (PR); Mauro Mendes (MT); Helder Barbalho (PA); Wilson Lima (AM); e Eduardo Riedel (MS).

Leia Também:  Governador nomeia José Eliton para secretário de Segurança Pública

Em sua exposição, Caiado ainda apresentou diversas vantagens de se investir em Goiás. Dentre elas, a responsabilidade fiscal promovida pelo Estado, com o saneamento da dívida pública; a criação do Programa de Liberdade Econômica; e a concessão de incentivos a empresas. Além disso, foi aprovada lei que institui o Programa Estadual de Bioinsumos.

Outro fator destaque é a segurança pública, quesito em que o estado vem sendo apontado como referência no Brasil. Com o trabalho das forças de segurança, os roubos de veículos no estado tiveram queda de 90% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Com o baixo gasto em sinistro, o valor médio do seguro veicular é um dos mais baratos do país.

Programação e participantes

A programação contou outros dois painéis: “Eleições presidenciais americanas 2024 e os impactos para o Brasil” e “A nova visão do Brasil”. Nesta manhã, participaram o ex-presidente da República Michel Temer, os senadores Davi Alcolumbre, e Ciro Nogueira; e os deputados federais Marcos Pereira, Danielle Cunha, Aguinaldo Ribeiro, Carlos Sampaio e Elmar Nascimento, entre outras autoridades.

Leia Também:  Marconi e Paulo se aproximam

Outra participante, a senadora Kátia Abreu destacou a busca dos estados por gestões cada vez mais técnicas. “Nós estamos com uma leva de governadores maravilhosos no país, com competência, cada um na sua área. Não posso deixar de fazer esse registro, porque é uma mudança de perfil”, disse. “A administração pública, independentemente de quem governa, precisa atender de forma muito responsável às pessoas que nós estamos representando”, reforçou o governador capixaba, Renato Casagrande.

Lide

Fundado no Brasil em 2003, o Lide – Grupo de Líderes Empresariais é uma organização que reúne executivos dos mais variados setores de atuação em busca de fortalecer a livre iniciativa e o desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança nas esferas pública e privada. É presidido pelo empresário João Dória Neto.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA