Estado

Veja quais foram os 10 nomes mais registrados em Goiás no ano de 2021

A Arpen-GO divulga o ranking dos nomes mais registrados no Estado e os nomes Miguel e Helena encabeçam a lista, demonstrando que os tradicionais ganham destaque.

Publicados

A era Valentina e Enzo chega ao final! Sim, acredite, na última atualização do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil, os nomes mais amados dos últimos anos não estão se quer no top 10 do ranking dos mais registrados de 2021. Os nomes Miguel e Helena encabeçam a lista, demonstrando que os tradicionais ganham destaque no Estado de Goiás. Bruno Quintiliano, presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) de Goiás, garante que depois da avalanche de memes, Valentina e Enzo já não são mais os favoritos dos pais brasileiros.

O nascimento de um filho é marcado por muitas mudanças e com elas, chegam grandes responsabilidades. A primeira delas é a escolha do nome, registro esse que hoje já pode ser feito dentro de algumas maternidades do País. Alguns acreditam que a simbologia do nome influencia na personalidade, outros acham que os mais simples são mais elegantes. Mas o único fato unânime é de que o nome é o primeiro contato da criança com o mundo. “O primeiro ato de amor demonstrado pelos pais é o registro. Pois é o momento em que a criança é apresentada para o mundo e adquiri seus direitos como cidadão”, diz Bruno Quintiliano.

Leia Também:  Por conta de crise hídrica, energia elétrica vai subir mais de 20%

“Miguel está na primeira posição nacional entre os nomes de meninos há 11 anos. Já Helena ocupa o primeiro lugar há quatro anos”, revela Bruno Quintiliano. O presidente da Arpen Goiás e também tabelião do cartório que leva seu nome, ainda diz que só em 2021 no Estado Miguel foi registrado 1.274 vezes e Helena, por sua vez, 1.014. Além destes, nomes como Laura, Pedro, entre outros, também estão no topo da lista. O que sinaliza a volta de nomes considerados comuns como os mais queridinhos pelos brasileiros. Heitor, Arthur, Gael, Davi e Alice, Laura, Maria Alice, Cecilia, estão respectivamente no topo dos mais registrados em Goiás.

Entre as escolhas internacionais, Noah e Ayla são os maiores representantes dessa preferência. Os nomes internacionais Théo, Gael, Levi e Noah também estão entre os dez mais dados a bebês meninos. Na lista das meninas, Ayla, Maya, Olívia, Luna, Zoe e Chloe registraram forte subida na lista dos 100 nomes femininos mais frequentes em 2021. Aproveitando a divulgação do ranking, Bruno Quintiliano lembra a importância do registro de nascimento nos primeiros dias de vida do bebê. “Nós da Arpen Goiás abraçamos o compromisso de diminuir o índice de pessoas sem registro. Hoje ainda são mais de três milhões de pessoas no Brasil nessa condição”, diz.

Leia Também:  Mulher fica presa às ferragens após veículo sair da pista a colidir com árvore

Bruno ainda lembra que não ter registro de nascimento traz prejuízos permanentes como o impedimento de solicitar a carteira de identidade, CPF e o título de eleitor. “É importante dizer que ainda hoje, milhares de pessoas ficam invisíveis perante a lei, isso porque saem da maternidade sem registro. Sem certidão de nascimento, não têm carteira de identidade e CPF. Também não têm acesso aos serviços públicos como saúde e educação e nem aos programas de assistência do governo”. Maternidades já podem oferecer esse documento no primeiro dia de vida, isso para enfatizar o compromisso dos Cartórios de Registro Civil com a população.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Feminicídios caem 31% no primeiro trimestre de 2024 em Goiás

Dados da Secretaria de Segurança Pública apontam redução do assassinato de mulheres e de outros crimes no estado.

Publicados

em

Trabalho integrado das forças de segurança resultou na queda de indicadores relacionados a feminicídios e outros crimes violentos. Foto: Secom

Os casos de feminicídio (assassinato de mulheres em contexto de violência doméstica ou aversão ao gênero) caíram 31% em Goiás no primeiro trimestre de 2024, na comparação com o mesmo período de 2023. Levantamento recente da Secretaria de Segurança Pública (SSP-GO) revela que, nos primeiros três meses do ano passado, houve 13 casos registrados; este ano, nove.

Em discurso durante a apresentação dos números, o secretário de Segurança Pública, Renato Brum, frisou a importância da união de forças para reduzir o número de feminicídios. “É um trabalho integrado das forças de segurança, em especial as especializadas, o Batalhão Maria da Penha, as Deams, o Ministério Público, o Judiciário e a imprensa fazendo a divulgação”. Brum destacou que o objetivo é continuar reduzindo esta modalidade de crime no estado.

De acordo com a SSP-GO, os crimes violentos letais intencionais (CVLI) também registraram redução de janeiro a março deste ano no estado, em relação ao mesmo período de 2023. Os homicídios dolosos, por exemplo, recuaram 24%. No primeiro trimestre do ano passado foram registrados 274 casos; este ano, 209.

Leia Também:  Governo de Goiás libera tráfego em meia pista da GO-118, entre Alto Paraíso e Teresina de Goiás

Outras modalidades de delitos seguiram a mesma tendência de retração. Entre os crimes violentos contra o patrimônio, os casos de roubos em residência caíram 14% no primeiro trimestre do ano; roubos de cargas, 92%. Mais uma vez, não houve qualquer registro de roubo a instituição financeira.

Integração

O bom desempenho se deve, em grande parte, às ações integradas das Forças de Segurança do Estado. Segundo o Observatório de Segurança Pública, da SSP-GO, de janeiro a março de 2024 foram cumpridos 2.258 mandados de prisão e apreensão. Também foram verificados 274.383 veículos, resultando na recuperação de 974 automóveis com registro de furto ou roubo. As abordagens a pessoas somaram 401.562 registros.

A atuação conjunta das polícias Civil e Militar resultou em 7.352 prisões em flagrante, desarticulação de 69 quadrilhas, apreensão de 1.158 armas de fogo e recaptura de 1.911 foragidos da justiça. Além disso, mais de 3 toneladas de drogas foram apreendidas, contribuindo para a redução da criminalidade no estado.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA