Pesquisar
Close this search box.

VLI e Tereos realizam primeira operação ferroviária de açúcar com compensação de carbono no Brasil

publicidade

Operação histórica de transporte de açúcar com compensação de carbono

A VLI, empresa que atua em ferrovias, portos e terminais, e a Tereos, líder na produção de açúcar, etanol e energia, realizaram em setembro a primeira operação ferroviária de açúcar com compensação de carbono do país. A carga foi transportada entre o Terminal Integrador Guará (SP) e o Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), na Baixada Santista.

Segundo Danny Marchesi, gerente-geral de Sustentabilidade e Comunicação da VLI, o modal ferroviário é naturalmente sustentável, emitindo cerca de um sexto do carbono por tonelada transportada em comparação ao transporte rodoviário. “A operação reforça nossa estratégia de cocriação de soluções com clientes, gerando impacto positivo para a sociedade e para o planeta”, afirma.

Compromisso da Tereos com sustentabilidade e inovação

Para Gustavo Segantini, diretor comercial da Tereos, a iniciativa representa um marco no setor sucroenergético. “Essa operação alia eficiência operacional à responsabilidade ambiental e reforça nosso compromisso com soluções logísticas inovadoras e sustentáveis. Continuaremos investindo em ações que contribuam para um futuro mais verde”, ressalta.

Leia Também:  Brasil aciona OMC contra ameaças tarifárias de Trump e expõe tensão comercial com os EUA

As empresas agora avaliarão os resultados da operação para definir próximos passos e potencial expansão do projeto.

Projeto SemC: VLI entra no mercado de créditos de carbono

O transporte de açúcar com compensação de carbono foi possível graças ao SemC (Sem Carbono), programa da VLI lançado em 2023 para operar no mercado de créditos de carbono. A iniciativa permite que empresas adquiram créditos de carbono baseados em informações de emissões fornecidas pelas concessionárias para cada transporte.

“Começamos com operações de compensação no transporte de combustíveis e agora ampliamos para o setor de açúcar, um segmento estratégico para a VLI”, explica João Carlos Apolônio de Souza, gerente Comercial de Açúcar da VLI e idealizador do SemC.

Histórico da parceria VLI e Tereos

A parceria entre VLI e Tereos começou a se fortalecer em novembro de 2020, com a inauguração de dois armazéns de açúcar no Tiplam e no Terminal Integrador de Guará, com investimento conjunto de R$ 205 milhões e capacidade de 240 mil toneladas.

Leia Também:  Brasil deve bater novo recorde e se aproximar de 333 milhões de toneladas

O transporte do açúcar ocorre pelo Corredor Sudeste da VLI, que liga o Centro-Oeste brasileiro ao Porto de Santos via Ferrovia Centro-Atlântica. Em 2025, as empresas alcançaram um novo recorde operacional, embarcando 70 mil toneladas de açúcar VHP em um único navio com destino à China.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade