Vale Tudo com Waldir Marques

Waldir Marques

Publicados

 

LÁ DE URUANA

O prefeito eleito Ney Canela garante em suas entrevistas às emissoras de rádio da região, que a realização da Festa da Melancia voltará para o Parque de Exposições, onde sempre foi nas imediações do Rio Urú. A população de Uruana está rindo à toa, por saber que a Festa da Melancia vai voltar para o mesmo local que era antes. “O Ney já vai começar bem a sua gestão, com essa mudança da Festa da Melancia”, comenta um cidadão daquela cidade.

EM URUANA

O prefeito Cássio Gusmão, que se elegeu em 2016 pelo MDB; que agora está no DEM, partido do Governador Ronaldo Caiado, não conseguiu a sua reeleição. A razão disso é porque Gusmão fez uma administração centralizada em quatro paredes e também por se desentender com a Câmara Municipal, que no início de seu governo, brigou com a maioria dos vereadores ou melhor, Cássio nunca foi à câmara de vereadores e tão pouco recebia vereador em seu gabinete, a não ser, os aliados de seu governo.

CONTINUA O TABU POLÍTICO EM RIALMA

Na história política de Rialma, os três ex-prefeitos que se candidataram ao cargo de vereador não conseguiram se eleger. O último agora, foi Evaldo José; anteriormente foram Getúlio de Souza e Pedro Antônio Pereira. Dessa vez, muita gente achava que Evaldo iria quebrar esse tabu, mas não conseguiu. Pelo jeito, a partir de agora, com essas três derrotas de ex-prefeitos, será muito difícil um outro ex-prefeito de Rialma querer concorrer a uma vaga à Câmara Municipal.

PREFEITO DE SÃO PATRÍCIO NÃO FAZ SEU SUCESSOR

Mesmo realizando uma administração satisfatória, o prefeito Ziquinha (DEM) não conseguiu eleger seu sucessor em São Patrício. O motivo disso, é porque o Danilo Max (MDB) é uma pessoa muito mais conhecida naquela comunidade, sendo que o mesmo já tem seus relevantes serviços prestados em prol do povo e do município. E mais que isso, Danilo apresentou as melhores propostas administrativas e também foi o candidato a prefeito que mais transmitiu confiança aos eleitores, principalmente, por ter demonstrado ser o candidato mais preparado para ocupar o cargo de prefeito do município de São Patrício. Então, foi por tudo isso que Danilo Max conquistou a vitória.

Leia Também:  André Marques

JÁ ERAM PREVISTAS AS VITÓRIAS DE FRED E EDMÁRIO

Pelos fortes comentários tanto em Ceres quanto em Rialma, nos últimos dias das eleições, a gente percebia que a candidatura de Fred estava muito forte em Rialma e que o mesmo continuava com a maior chance de vitória. E que a mesma coisa também ocorria em Ceres, que a preferência do eleitorado na candidatura de Edmário crescia a cada dia e sua chance de vitória era muito maior. Mas, apesar disso, nos três últimos dias do encerramento da campanha eleitoral, a candidatura de Rafaell teve um crescimento significativo. Se não fosse isso, a vantagem de Edmário seria ainda maior.

CANDIDATO PASSA POR VEXAME EM SÃO PATRÍCIO

Coitado do ex-prefeito Lery Guedes, que já foi prefeito no município de São Patrício por dois mandatos, oito anos consecutivos. Agora, na eleição de 2020, se candidatou ao cargo de prefeito novamente, mas passou por um grande vexame, obteve apenas 19 votos. Comenta-se naquela cidade, que uma de suas grandes burradas foi se separar de sua mulher Sandra, que era seu esteio e também o seu braço direito. Mas, dessa vez, não tinha jeito não, já estava escrito nas estrelas que a vitória seria mesmo de Danilo Max, inclusive a ex-primeira-dama votou em Max.

FREDERICO TEVE O VOTO DO POBRE E DO RICO

O candidato a vereador por Ceres, Frederico da Vila Pedrosa, surpreendeu muita gente, foi o vereador eleito com a maior votação, obtendo 1.045 votos. Pelo o que a gente sabe, é de muito tempo atrás, que ele já vem prestando um grande trabalho em prol da comunidade da Vila Pedrosa. Então, não foi à toa, que Fred da Pedrosa, como é mais conhecido, conquistou essa grande votação, foi por puro merecimento seu, pois já tem seus relevantes serviços prestados à sua comunidade, principalmente aos mais fracos, ou seja, às famílias menos favorecidas, mais pobres.

Leia Também:  Waldir Marques

PARA QUEM ACHAVA QUE NÃO, SE ENGANOU REDONDAMENTE…

Em Rianápolis, o prefeito Zé Carlos que vinha fazendo uma administração razoável, que não agradava a maioria da população rianapolina, de uma hora para outra, nos dois últimos anos de seu governo, Zé Carlos deu uma consertada em sua administração, construiu obras e muitos outros benefícios carreados para o município, reverteu essa situação negativa, deu a volta por cima e melhorou consideravelmente a sua gestão. A prova disso, é que Zé Carlos conseguiu eleger o seu sucessor. Portanto, a partir do dia 1º de janeiro de 2021, Gilbert será o prefeito de Rianápolis, tendo como vice, o ex-vereador Ferreira, que também é o atual vice de Zé Carlos.

DO TÚNEL DO TEMPO

No mês de dezembro de 1994, o médico pioneiro de Ceres, Dr. Domingos Mendes da Silva foi agraciado com o título de Cidadão Goiano pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Como mostra a foto de arquivo do JORNAL DO VALE, aparece o homenageado ladeado pela esposa Eudmeia (já falecida) e pelos deputados estaduais Luiz Bitencourt (autor da horaria) e Carlos Hassel Mendes da Silva, filho do homenageado. Lembrando que Dr. Domingos, morreu há 14 anos atrás, no dia 23 de novembro de 2006. WM

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Colunistas

Dr. Fabiano Moura

Publicados

em

Dúvidas sobre a vacina contra Coronavírus?

Neste artigo iremos falar sobre um tema que está bastante em alta nos noticiários, a vacina contra a COVID 19. Já falamos em edição passada deste jornal, porém vale a pena abordar mais sobre o tema, com a intenção de tirar algumas dúvidas.

Normalmente, o tempo médio para se desenvolver uma vacina, leva de cinco a dez anos. O desenvolvimento de uma vacina passa por várias etapas. Primeiro:  Estudos pré-clínicos em modelos animais. A seguir, Fase 1, onde dezenas de voluntários testam a vacina. Fase 2:  centenas de voluntários fazem o teste. Fase 3: milhares de voluntários, que são divididos em 2 grupos, onde um grupo toma a vacina e o outro recebe um placebo e nem o pesquisador, nem os voluntários sabem quem está usando a vacina verdadeira e o placebo (chamado estudo duplo cego). Nessa fase 3 é avaliada a eficácia da vacina.

Então, como a vacina foi desenvolvida nesse tempo recorde de menos de um ano? Foi pulada alguma etapa? Isso compromete a segurança e a qualidade da vacina?

A verdade é que no passado, já tivemos surtos de outros CORONAVÍRUS, o SARS-CoV -1 e o MERS. Então, foi possível aproveitar estudos com esses outros coronavírus para desenvolver a vacina para o atual SARS CoV-2. Ou seja, com o aparecimento do SARS-CoV-2, os cientistas aproveitaram o que tinha sido desenvolvido de estudos com o SARS-CoV-1 e o MERS pelo fato de eles serem muito similares. É por isso que estamos contando com a vacina nesse tempo recorde sem precedentes na história.

Leia Também:  Luiz Cláudio

As vacinas em desenvolvimento são eficazes?

Sim, as vacinas em desenvolvimento têm apresentado eficácia acima de 90%. Para se ter uma ideia, a eficácia da vacina contra influenza é em torno de 50%.

Existe algum risco de desenvolver a Covid-19 (ou contrair o vírus SARS-CoV-2) ao tomar a futura vacina?

Não. Não há possibilidade de estabelecer uma infecção diretamente pela vacinação.

Quais as vacinas que estão sendo desenvolvidas no Brasil?

A FIOCRUZ em parceria com a farmacêutica AstraZeneca utiliza vetores virais. É a chamada vacina de OXFORD. O INSTITUTO BUTANTAN de São Paulo em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, está produzindo a vacina CORONAVAC, a partir de vírus inativado.

Existe algum risco de a vacina alterar meu DNA, ou causar um câncer?

Não, não há possibilidade de nosso DNA ser alterado ou de desenvolver um câncer devido à vacina. Trata-se de fake news.

Nesta semana o Brasil deu início à vacinação. Mas, é bom lembrar que somente uma pequena parte da população será imunizada nesta primeira etapa, de modo que é muito importante que todos se protejam e continuem cumprindo as medidas de prevenção. Evitar aglomerações, sair de casa apenas se necessário. Continuar usando máscara e sempre fazer a higienização das mãos com água e sabão ou álcool. A prevenção ainda é a melhor opção.

Leia Também:  Dr. Fabiano Moura

Em caso de sintomas gripais como coriza, obstrução nasal, espirros, dor de garganta, tosse, febre, diminuição do olfato ou paladar, falta de ar, procure orientação médica de imediato.

Essas são as dicas do Dr. Fabiano Santana Moura. Otorrinolaringologista. Atende do Centro Clínico e Diagnóstico São Pio X. Fone: 3307 1505 Whatsapp 9962 6052

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA