Vale Tudo com Waldir Marques

Waldir Marques

Publicados

 

LÁ DE URUANA

O prefeito eleito Ney Canela garante em suas entrevistas às emissoras de rádio da região, que a realização da Festa da Melancia voltará para o Parque de Exposições, onde sempre foi nas imediações do Rio Urú. A população de Uruana está rindo à toa, por saber que a Festa da Melancia vai voltar para o mesmo local que era antes. “O Ney já vai começar bem a sua gestão, com essa mudança da Festa da Melancia”, comenta um cidadão daquela cidade.

EM URUANA

O prefeito Cássio Gusmão, que se elegeu em 2016 pelo MDB; que agora está no DEM, partido do Governador Ronaldo Caiado, não conseguiu a sua reeleição. A razão disso é porque Gusmão fez uma administração centralizada em quatro paredes e também por se desentender com a Câmara Municipal, que no início de seu governo, brigou com a maioria dos vereadores ou melhor, Cássio nunca foi à câmara de vereadores e tão pouco recebia vereador em seu gabinete, a não ser, os aliados de seu governo.

CONTINUA O TABU POLÍTICO EM RIALMA

Na história política de Rialma, os três ex-prefeitos que se candidataram ao cargo de vereador não conseguiram se eleger. O último agora, foi Evaldo José; anteriormente foram Getúlio de Souza e Pedro Antônio Pereira. Dessa vez, muita gente achava que Evaldo iria quebrar esse tabu, mas não conseguiu. Pelo jeito, a partir de agora, com essas três derrotas de ex-prefeitos, será muito difícil um outro ex-prefeito de Rialma querer concorrer a uma vaga à Câmara Municipal.

PREFEITO DE SÃO PATRÍCIO NÃO FAZ SEU SUCESSOR

Mesmo realizando uma administração satisfatória, o prefeito Ziquinha (DEM) não conseguiu eleger seu sucessor em São Patrício. O motivo disso, é porque o Danilo Max (MDB) é uma pessoa muito mais conhecida naquela comunidade, sendo que o mesmo já tem seus relevantes serviços prestados em prol do povo e do município. E mais que isso, Danilo apresentou as melhores propostas administrativas e também foi o candidato a prefeito que mais transmitiu confiança aos eleitores, principalmente, por ter demonstrado ser o candidato mais preparado para ocupar o cargo de prefeito do município de São Patrício. Então, foi por tudo isso que Danilo Max conquistou a vitória.

Leia Também:  Zé Alfredo Fleury

JÁ ERAM PREVISTAS AS VITÓRIAS DE FRED E EDMÁRIO

Pelos fortes comentários tanto em Ceres quanto em Rialma, nos últimos dias das eleições, a gente percebia que a candidatura de Fred estava muito forte em Rialma e que o mesmo continuava com a maior chance de vitória. E que a mesma coisa também ocorria em Ceres, que a preferência do eleitorado na candidatura de Edmário crescia a cada dia e sua chance de vitória era muito maior. Mas, apesar disso, nos três últimos dias do encerramento da campanha eleitoral, a candidatura de Rafaell teve um crescimento significativo. Se não fosse isso, a vantagem de Edmário seria ainda maior.

CANDIDATO PASSA POR VEXAME EM SÃO PATRÍCIO

Coitado do ex-prefeito Lery Guedes, que já foi prefeito no município de São Patrício por dois mandatos, oito anos consecutivos. Agora, na eleição de 2020, se candidatou ao cargo de prefeito novamente, mas passou por um grande vexame, obteve apenas 19 votos. Comenta-se naquela cidade, que uma de suas grandes burradas foi se separar de sua mulher Sandra, que era seu esteio e também o seu braço direito. Mas, dessa vez, não tinha jeito não, já estava escrito nas estrelas que a vitória seria mesmo de Danilo Max, inclusive a ex-primeira-dama votou em Max.

FREDERICO TEVE O VOTO DO POBRE E DO RICO

O candidato a vereador por Ceres, Frederico da Vila Pedrosa, surpreendeu muita gente, foi o vereador eleito com a maior votação, obtendo 1.045 votos. Pelo o que a gente sabe, é de muito tempo atrás, que ele já vem prestando um grande trabalho em prol da comunidade da Vila Pedrosa. Então, não foi à toa, que Fred da Pedrosa, como é mais conhecido, conquistou essa grande votação, foi por puro merecimento seu, pois já tem seus relevantes serviços prestados à sua comunidade, principalmente aos mais fracos, ou seja, às famílias menos favorecidas, mais pobres.

Leia Também:  Waldir Marques

PARA QUEM ACHAVA QUE NÃO, SE ENGANOU REDONDAMENTE…

Em Rianápolis, o prefeito Zé Carlos que vinha fazendo uma administração razoável, que não agradava a maioria da população rianapolina, de uma hora para outra, nos dois últimos anos de seu governo, Zé Carlos deu uma consertada em sua administração, construiu obras e muitos outros benefícios carreados para o município, reverteu essa situação negativa, deu a volta por cima e melhorou consideravelmente a sua gestão. A prova disso, é que Zé Carlos conseguiu eleger o seu sucessor. Portanto, a partir do dia 1º de janeiro de 2021, Gilbert será o prefeito de Rianápolis, tendo como vice, o ex-vereador Ferreira, que também é o atual vice de Zé Carlos.

DO TÚNEL DO TEMPO

No mês de dezembro de 1994, o médico pioneiro de Ceres, Dr. Domingos Mendes da Silva foi agraciado com o título de Cidadão Goiano pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Como mostra a foto de arquivo do JORNAL DO VALE, aparece o homenageado ladeado pela esposa Eudmeia (já falecida) e pelos deputados estaduais Luiz Bitencourt (autor da horaria) e Carlos Hassel Mendes da Silva, filho do homenageado. Lembrando que Dr. Domingos, morreu há 14 anos atrás, no dia 23 de novembro de 2006. WM

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Colunistas

Dr. Fabiano Moura

Publicados

em

Você tem nariz entupido?

Vou falar aqui de duas causas comuns de obstrução nasal: rinite e sinusite.

O termo sinusite vem de sinus, que são cavidades no nosso rosto ao lado do nariz (ou seios paranasais). “Ite” é o sufixo que denota inflamação. Então, sinusite é uma inflamação nos sinus. Ela pode acometer um ou mais dos quatro seios paranasais: maxilar, etmoidal, frontal e esfenoidal. Muitas vezes, instala-se como complicação de gripe, resfriado, rinite alérgica. Também pode ser causada pela exposição contínua ao ar condicionado ou, ainda, por irritações ambientais constantes – poluição atmosférica, trabalho em ambientes frios ou trabalho com inalantes irritantes.

Os sintomas mais comuns são o nariz entupido prolongadamente, secreção nasal abundante amarelada ou esverdeada. Pode dar febre, dores na face, dores de cabeça, mal-estar no corpo etc.

A sinusite aguda é uma doença que pode gerar uma série de complicações, tais como: sinusite crônica, abcesso periorbitário (inchaço significativo do olho, que ocorre quando a sinusite rompe a parede do olho e penetra dentro dele, levando a risco de perder a visão), abscesso cerebral e meningite.

Leia Também:  Zé Alfredo Fleury

Por que uma gripe vira sinusite? São as condições do organismo no período de infecção que favorecem ou não o aparecimento de complicações. O risco de a gripe virar sinusite diminui significativamente se o paciente se hidratar e se alimentar adequadamente, dar ao corpo o repouso necessário e cessar estímulos negativos como cigarro, ar condicionado, mudanças de temperatura e estresse.

Quando o assunto é a rinite, a causa mais comum é a alergia, principalmente ao ácaro. Os sintomas principais são: coçar o nariz, espirrar, obstrução nasal e coriza. É importante evitar o uso de tapete, carpete e cortinas, pois acumulam pó, que contém ácaros. Substituir o cobertor de lã pelo edredom. Evitar roupas de lã e dar preferência pelo algodão. Substituir a vassoura pelo aspirador de pó.

A rinite não é contagiosa, diferente da sinusite que pode passar de pessoa para pessoa.

Um erro muito comum dos pacientes é pingar gotas descongestionantes para desentupir o nariz, como neosoro e naridrin, sem orientação médica. Essas medicações possuem substâncias como a nafazolina, oximetazolina e fenoxazolina. Essas substâncias são vasoconstritores (fecham os vasos sanguíneos dos cornetos nasais) e realmente desentopem o nariz muito rápido, porém, causam dependência, e também causam a rinite medicamentosa. Com o passar do tempo, o nariz vai ficando mais inflamado e mais entupido do que antes. Pode também, causar aumento da frequência cardíaca, pressão arterial e causar arritmias.

Leia Também:  Zé Alfredo Fleury

Se você tem nariz entupido, o certo é procurar orientação de um médico otorrino para fazer o diagnóstico e tratamento correto. Cuide bem do seu nariz!!

Essas são as dicas do Dr. Fabiano Santana Moura. Otorrinolaringologista. Atende no Centro Clínico e Diagnóstico São Pio X. Fone: 3307 1505 Whatsapp 9962 6052.

.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA