Dicas de saúde com Dr. Fabiano Moura

Dr. Fabiano Moura

Publicados

Tive Covid e perdi o olfato. E agora?

A perda do olfato que pode acompanhar o coronavírus é única e diferente daquela experimentada por alguém com um forte resfriado ou gripe. Quando os pacientes com Covid-19 apresentam perda de olfato, ela tende a ser repentina e severa.

Geralmente não envolve nariz entupido, congestionado ou escorrendo. A maioria das pessoas com coronavírus ainda consegue respirar livremente. Outra coisa que os diferencia é sua contundente perda do paladar. Não é que seu paladar esteja um pouco prejudicado porque seu olfato está fora de ação. Pacientes com coronavírus que perderam o paladar realmente não conseguem distinguir entre amargo ou doce.

Os especialistas suspeitam que isso ocorre porque o vírus afeta as células nervosas diretamente envolvidas com a sensação de cheiro e paladar.

Os principais sintomas do coronavírus são: febre alta, tosse, perda de cheiro ou paladar. Se você tiver algum desses sintomas deve procurar imediatamente orientação médica. Se for confirmado Covid, iniciar o tratamento e em caso de perda de cheiro ou paladar iniciar tratamento específico para esse sintoma.

Leia Também:  Dr. Fabiano Moura

Qualquer pessoa com esses sintomas deve se auto isolar e fazer um teste para verificar se tem o vírus. Outros membros da família também devem se isolar para evitar uma possível disseminação.

As pessoas podem fazer seus próprios testes de cheiro e sabor em casa, usando produtos como café, alho, laranja ou limão e açúcar. Os sentidos do olfato e do paladar retornam em poucas semanas na maioria das pessoas que se recuperam do coronavírus.

Para tratamento da anosmia (perda do cheiro), além da medicação, orientamos fazer o “treinamento olfatório”. É como se fosse uma fisioterapia para reabilitar a olfação. Basta pegar quatro essências típicas ou a própria substância, por exemplo: eucalipto, rosa, limão e cravo da índia. Cheirar cada produto por mais ou menos 15 segundos em intervalos de 15 segundos. Fazer isso duas vezes ao dia. Observamos que com o passar do tempo uma substância que no início do tratamento não tinha cheiro, logo começa a apresentar seu odor característico.

Leia Também:  Dr. Fabiano Moura

Essas são as dicas do Dr. Fabiano Santana Moura. Otorrinolaringologista. Atende no Centro Clínico e Diagnóstico São Pio X. Telefone: 3307-1505. Whatsapp (62) 9962-6052

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Colunistas

Luiz Cláudio

Publicados

em

MDB com Caiado

O MDB goiano oficializou na sexta-feira (17), o apoio à reeleição do Governador Ronaldo Caiado em 2022. O anúncio foi feito após consulta aos diretórios e comissões municipais.

 

Vice

A expectativa do partido, e que o presidente estadual, Daniel Vilela, seja confirmado como companheiro de chapa de Ronaldo Caiado.

 

Tô fora

Possível nome do MDB na disputa, Gustavo Mendanha, prefeito de Aparecida de Goiânia, foi radicalmente contra a decisão do partido. Gustavo deve deixar em breve a sigla e estudar uma nova filiação em um partido de oposição a Caiado.

 

Descontentes

A chegada do MDB a base de Caiado e já com a possibilidade de Daniel Vilela ser o vice, deixou vários aliados com pé atrás. Entre eles, Adib Elias, Lissauer Vieira, Renato de Castro e Vanderlan Cardoso.

 

E o Senado?

Se confirmada a Vice para o MDB, a disputa se voltará para a outra vaga majoritária que é a de Senador. Vale lembrar que em 22 só há uma vaga em disputa.

 

Eramos seis

Por enquanto estão na disputa da cobiçada vaga da base ao Senado os seguintes nomes: Alexandre Baldy (PP); Delegado Valdir (PSL); Henrique Meirelles (PSD); João Campos (PRB); Luiz do Carmo (MDB) e Wilder Morais (PSC).

Leia Também:  Waldir Marques

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA