Dicas de saúde com Dr. Fabiano Moura

Dr. Fabiano Moura

Publicados

Tive Covid e perdi o olfato. E agora?

A perda do olfato que pode acompanhar o coronavírus é única e diferente daquela experimentada por alguém com um forte resfriado ou gripe. Quando os pacientes com Covid-19 apresentam perda de olfato, ela tende a ser repentina e severa.

Geralmente não envolve nariz entupido, congestionado ou escorrendo. A maioria das pessoas com coronavírus ainda consegue respirar livremente. Outra coisa que os diferencia é sua contundente perda do paladar. Não é que seu paladar esteja um pouco prejudicado porque seu olfato está fora de ação. Pacientes com coronavírus que perderam o paladar realmente não conseguem distinguir entre amargo ou doce.

Os especialistas suspeitam que isso ocorre porque o vírus afeta as células nervosas diretamente envolvidas com a sensação de cheiro e paladar.

Os principais sintomas do coronavírus são: febre alta, tosse, perda de cheiro ou paladar. Se você tiver algum desses sintomas deve procurar imediatamente orientação médica. Se for confirmado Covid, iniciar o tratamento e em caso de perda de cheiro ou paladar iniciar tratamento específico para esse sintoma.

Leia Também:  Luiz Cláudio

Qualquer pessoa com esses sintomas deve se auto isolar e fazer um teste para verificar se tem o vírus. Outros membros da família também devem se isolar para evitar uma possível disseminação.

As pessoas podem fazer seus próprios testes de cheiro e sabor em casa, usando produtos como café, alho, laranja ou limão e açúcar. Os sentidos do olfato e do paladar retornam em poucas semanas na maioria das pessoas que se recuperam do coronavírus.

Para tratamento da anosmia (perda do cheiro), além da medicação, orientamos fazer o “treinamento olfatório”. É como se fosse uma fisioterapia para reabilitar a olfação. Basta pegar quatro essências típicas ou a própria substância, por exemplo: eucalipto, rosa, limão e cravo da índia. Cheirar cada produto por mais ou menos 15 segundos em intervalos de 15 segundos. Fazer isso duas vezes ao dia. Observamos que com o passar do tempo uma substância que no início do tratamento não tinha cheiro, logo começa a apresentar seu odor característico.

Leia Também:  André Marques

Essas são as dicas do Dr. Fabiano Santana Moura. Otorrinolaringologista. Atende no Centro Clínico e Diagnóstico São Pio X. Telefone: 3307-1505. Whatsapp (62) 9962-6052

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Colunistas

Coluna Social

Publicados

em

Quem confia no Senhor, pode ficar tranquilo, pois a sua salvação está garantida. Waldir Marques

 

Veja a Coluna Social do Jornal do Vale

 

No dia 6 quem celebrou mais um ano de vida foi a Professora Meire Rosângela. Desejamos que a sua vida seja sempre uma soma de vitórias. Parabéns!

 

O radialista José Maria, o JM da Rádio Aliança, completará mais um ano de vida no próximo dia 29. A ele os nossos parabéns e muitos anos de vida.

 

No dia 3, Rinaldo Fernandes comemorou seu aniversário. Desejamos felicidades sempre. Parabéns!

 

Quem também comemorou mais um ano de vida no dia 2, foi Maria Marques. Desejamos saúde, paz e sucesso. Feliz aniversário.

 

No dia 6, Galdete Siqueira, que já assinou essa coluna do JORNAL DO VALE completou mais um ano de vida. Que Deus ilumine sempre a sua vida e você seja muito feliz. Parabéns…

 

A ex-primeira-dama de Ceres, Maritonia Carvalho completou mais um ano de vida. Na foto ela aparece com seu marido, o ex-prefeito de Ceres, Dr. Cícero Leão. Que em sua vida sempre sobre saúde, paz, vontade de lutar e força para superar o que preciso for. Felicidades…

 

Florivaldo Vaz de Santana, Promotor de Justiça aposentado, que atuou por muitos anos na Comarca de Ceres, celebrou, no dia 13, mais um ano de vida. Parabéns para você! Saúde, paz e felicidades…

 

Quem aniversariou no dia 6, foi o secretário municipal de meio ambiente de Ceres, Celso Henrique. Na foto ele aparece com sua mãe, Maria Helena. Desejamos saúde e felicidade ao aniversariante…

 

Ana Luiza Lagares, ex-garota do mês do JORNAL DO VALE, aniversariou no dia 1º. Que sua vida seja alegre e repleta de alegria, paz, saúde e amor!

 

No dia 14, Camila Reis comemorou mais um ano de vida. Na foto a aniversariante aparece com seu marido o advogado Dr. Samuel Balduino. Parabéns e muitas felicidades para você.

 

Ademar Ferreira aniversariou no dia 4. Desejamos muita alegria, paz e harmonia. Parabéns…

 

Eunice aniversariou no dia 8 de novembro. Na foto ela aparece ao lado de sua amiga Custódia. Uma linda amizade que já dura 40 anos. Parabéns e muitas felicidades!

 

Rafael Carneiro, o Carneirinho, comemorou mais um aniversário no dia 18. Desejamos um feliz aniversário e muitos anos de vida

 

Quem vai apagar as velinhas no dia 20 é a leitora Roseli. Que em sua vida sempre sobre saúde, paz e vontade de lutar e força para superar o que preciso for. Parabéns!

 

Keila de Souza comemorou mais um ano de vida no dia 3. A ela os nossos parabéns e muitos anos de vida.

 

No dia 17 a nossa Garota do Mês, Laysa Ferreira Silva da cidade de Crixás, celebrou mais um ano de vida. Desejamos um feliz aniversário e uma vida recheada de alegrias e realizações

 

A pequena Sophia Carolina, aniversariou no dia 3. Na foto ela aparece com os seus pais Claudiomar e Deyse . Desejamos que você tenha muita alegria, paz, saúde e felicidade. Parabéns!

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  André Marques
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA