TRE fecha zona eleitoral de Itaguaru e mais 36 cidades de Goiás para ajustar a distribuição de eleitores

Publicados


O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) vai fechar 37 zonas eleitorais em Goiás devido a uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O objetivo do rezoneamento é ajustar a distribuição dos eleitores baseada na quantidade de pessoas em cada região, evitando que alguma área fique com um número muito baixo de eleitores. Com isso, alguns municípios farão partes de outras zonas. A mudança começa no dia 30 deste mês.

Segundo o TRE, não haverá prejuízo para os eleitores. “O impacto será o mínimo possível. As pessoas continuarão votando no mesmo lugar e vão conseguir resolver as questões como certidão, retirada de título de eleitor, nos mesmos pontos, pois a maioria delas vai virar postos de atendimentos”, disse a assessora da corregedoria do TRE, Juliana Saddi Artiaga.

A assessora explica ainda que esse fechamento e alteração das zonas eleitorais é apenas para uma questão de melhor controle interno e também para gerar uma economia aos cofres públicos.

Leia Também:  Nova América: Eurípedes tem 1.157 votos, sendo reeleito

“Em Goiás, por exemplo, temos zonas com dois, três mil eleitores, e outras com 140 mil. E a estrutura de cada zona é a mesma. Assim, essas menores foram transferidas para outras cidades próximas. Assim, mudará apenas a jurisdição, mudará o juiz que responderá por aquela sede. Mas, para o eleitor, não há alteração”, explicou.

Todas as zonas eleitorais extintas serão mantidas postos de atendimento aos eleitores. Porém, a partir de 8 de janeiro, as cidades de Aurilândia, Cumari, Goiandira, Itaguaru, Ivolândia, Mossâmedes, Panamá, Santa Cruz de Goiás, Urutaí e Varjão não terão nem postos de atendimento, sendo necessário procurar a cidade onde está a sede da zona eleitoral.

“Com a mudança, não foi impresso automaticamente um novo título de eleitor, pois nem todos fazem questão de ter o documento, ainda mais que não é necessário apresentar para a votação. Mas, se ele quiser ter o título atualizado, com o número da nova zona, pode pedir uma segunda via sem custos”, completou Artiaga.

Além disso, haverá a mudança de eleitores e seções de votação em Aparecida de Goiânia, Anápolis e Rio Verde para que, nas duas primeiras cidades, haja uma média de 100 mil eleitores em cada uma das zonas e 70 mil no terceiro município.

Leia Também:  Em decisão liminar, STF autoriza que Demóstenes Torres dispute as eleições de 2018

Além da extinção das 37 sedes, 19 municípios mudaram de zona eleitoral, embora não pertençam a nenhuma das extintas.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ELEIÇÕES

Atualização do e-Título é recomendada pelo TSE antes das eleições

O TSE enfatiza a importância de realizar esse procedimento com antecedência para evitar congestionamento no aplicativo na véspera da eleição, o que dificultaria o acesso.

Publicados

em

Atualização do app e Título. Foto: Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enfatiza a importância de realizar esse procedimento com antecedência para evitar congestionamento no aplicativo na véspera da eleição

Com a votação para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores se aproximando, no dia 6 de outubro, o TSE recomenda que os eleitores atualizem o aplicativo e-Título. Conforme divulgado pelo tribunal, é por meio dele que será possível acessar a versão digital do título de eleitor.

Para atualizar o e-Título, é necessário buscar o aplicativo na loja virtual do seu celular, como Google Play ou Apple Store. Após isso, basta digitar o nome do aplicativo e clicar em “atualizar”.

O TSE enfatiza a importância de realizar esse procedimento com antecedência para evitar congestionamento no aplicativo na véspera da eleição, o que dificultaria o acesso.

O aplicativo, lançado em 2017, não é obrigatório para a votação. Quem não tiver, deve apresentar um documento oficial com foto.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Oito estados anunciam Lei Seca no dia das eleições
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA