PSDB anuncia pré-candidaturas em Crixás, Itapaci e São Luiz do Norte
O presidente do PSDB Goiás, Jânio Darrot reuniu nesta semana os pré-candidatos a prefeito de cinco municípios goianos. Além de Goiânia e Pilar de Goiás, que já têm pré-candidatos anunciados – Talles Barreto e Tiago Japiassu – Darrot anunciou os postulantes Nilton Rener (Crixás), Fernandinho (São Luiz do Norte) e Mario Macaco, que vai para a reeleição em Itapaci.
As estratégias do partido para as eleições de outubro entraram em pauta. “Conversamos sobre maneiras de atrair a atenção dos eleitores para nossos projetos para os municípios”, explicou Darrot. “Historicamente, o PSDB possui bom gestores em seus quadros, como é o caso do prefeito Mario Macaco, que vai para a reeleição em Itapaci. Mas é necessário encontrar caminhos para que nossas mensagens cheguem aos cidadãos, de maneira a mostrarmos que temos políticas públicas eficazes para elevar o nível social e econômico dos municípios”, frisou o presidente do PSDB.
Em Goiânia, Talles está fazendo reuniões em todas as regiões para ouvir a população, como forma de acrescentar seu Plano de Governo, que está sendo gestado, desde 2019, com técnicos das áreas da saúde, educação, mobilidade, economia, entre outras. “Nas próximas semanas, apresentaremos um projeto modernizador para nossa cidade”, avisa.
O empresário Tiago Japiassu ‘Tiagão’ tenta, pela primeira vez, chegar ao comando do Executivo em Pilar de Goiás. “Acreditamos na mudança de que dias melhores virão para nossa querida cidade”, projeta. Já Mario Macaco, que foi eleito em 2016 com 50,21% dos votos, vai para a reeleição. “Estamos confiantes na gestão bem avaliada e nas grandes obras que fizemos na cidade”, frisa o prefeito itapacino.
Na cidade de São Luiz do Norte, o administrador de empresas e empresário Fernando Soares “Fernandinho” aposta no trabalho que realizou – “fora da política” – na área da saúde para vencer o pleito. “De três anos para cá viabilizei quase 200 cirurgias para nossa população, atendendo a demandas na saúde que não foram realizadas no município”, informa. Fernandinho, que na eleição passada obteve 43,12% os votos, afirmou que trabalha para instalação de um polo industrial no município para atrair investimentos. “Tem muito desemprego na cidade. As opções são usinas de cana, seringueiras. Cidade que não tem emprego, não tem esperança”, pontua.
O pecuarista Nilton Rener já foi vereador em Crixás e tenta, pela primeira vez, a eleição para o Executivo. “Vou trabalhar para melhorar todas as áreas da cidade, em especial a saúde, educação e apoio aos produtores rurais”, avisa. “Nossa cidade tem muitas estradas municipais sem ponte e falta de manutenção das vicinais”. De acordo com Rener, a cidade tem postos de saúde em número suficiente, “mas precisamos de medicamentos e aparelhos funcionando nas devidas condições. Tem equipamentos como ultrassom que ficam muito tempo parados por falta de manutenção”.
Jornal do Vale, desde 1975 – www.jvonline.com.br
POLÍTICA
Karlos Cabral requer mudanças na política de compra de alimentos da agricultura familiar
Com o intuito de instituir a Política Estadual de Compra da Produção da Agricultura Familiar, o deputado Karlos Cabral (PSB) apresentou um projeto para alterar a Lei n° 19.767, de 18 de julho de 2017. A propositura, de n° 2674/24, recebeu voto em separado, apresentado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) pelo líder do Governo, Talles Barreto (UB), em que requereu diligência para colher o parecer das Secretarias de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de Relações Institucionais sobre o tema. A matéria já retornou à CCJ, com os devidos documentos oriundos da diligância. Com isso, tão logo os trabalhos da comissão sejam retomados, após o dia 17 de fevereiro, o projeto deverá entrar em pauta de votação.
O objetivo da iniciativa é aprimorar a política existente com o intuito de fomentar o setor, promover a inclusão social e econômica dos agricultores familiares e, simultaneamente, impulsionar o fornecimento de alimentos para o Governo, em especial para a educação pública.
As alterações propostas incluem aumentar de 30% para 40% o porcentual obrigatório de aquisição direta da produção dos agricultores familiares pelo Governo do Estado. O projeto prevê que, quando comprados de família rural individual, será feita no nome da mulher, em no mínimo 50% do valor adquirido.
Além disso, a proposta visa a fomentar ainda mais as ações para o fortalecimento da agricultura familiar em Goiás, por meio do aumento da aquisição direta de alimentos pelo Governo para abastecer diferentes áreas, como educação (merenda escolar), sistema carcerário e outros.
Cabral enfatiza que, de acordo com os dados da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares do Brasil (Conafer), cerca de dois terços da produção de frutas, verduras e legumes da horticultura, em todo o País, são cultivados pelos agricultores e empreendedores familiares. “Ao comprar diretamente dos agricultores familiares, os órgãos públicos garantem qualidade nutricional e frescor, uma vez que esses alimentos chegam às mesas dos cidadãos logo após a colheita. Essa prática contribui para a redução de defensivos agrícolas, reduz o desperdício alimentar, promove a diversificação da produção, fortalece as comunidades rurais economicamente e socialmente. Valorizar o trabalho árduo dos agricultores e garantir um abastecimento responsável são metas essenciais nesse processo.”
Fonte: Assembleia Legislativa de GO
- CIDADES3 dias atrás
Aposta de Ceres acerta 5 números da Mega-Sena
- ESTADO6 dias atrás
Caiado vistoria obras do Mercadão de Águas Lindas de Goiás
- PLANTÃO POLICIAL5 dias atrás
Em Goiás, jovem é mantido em cárcere por dois dias, torturado e morto por criminosos que roubaram R$ 40 mil
- ARTIGO5 dias atrás
Disputa de herança
- CIDADES5 dias atrás
Em Goiás, família doa órgãos de jovem que morreu após acidente de moto
- VALE DO SÃO PATRÍCIO1 dia atrás
Usinas CRV Industrial e Rubi S.A. abrem inscrições para cursos profissionalizantes gratuitos
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
Adolescente é apreendido suspeito de matar comerciante em galeria; Assista
- Acidente2 dias atrás
Homem morre atropelado na BR-153, em São Luíz do Norte