educação

Há sim… Solução para o Brasil

O Programa “Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola” foi criado por alguns educadores voluntários, com apoio na educação finlandesa, considerada uma das melhores do mundo. É de facílima implantação em sala de aula, apesar de sua dimensão, abrangência e aplicabilidade. E além de tudo: é gratuito!

Publicados

Programa “Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola”.

Nosso país vem vivenciando, desde algumas décadas, uma crise de Princípios como respeito, honestidade, responsabilidade, não violência, justiça, verdade, ética etc., aos quais chamamos de Valores Humanos, abrangendo boa parcela da sociedade.

Crises como essa, resultam em dificuldades e aflições para grande parte da população, que não consegue ver uma luz no final do túnel, sem falar nos prejuízos causados à própria nação.

Tais situações não são sanáveis pela atual geração, porque exigem verdadeira reformulação na mentalidade das pessoas a se refletir nas condutas.

Por conseguinte, a solução é implantar o ensino de Valores Humanos nas escolas de Ensino Fundamental, tendo em vista que, só mesmo as novas gerações, assim enriquecidas, serão capazes de ir exercendo uma influência positiva na sociedade, ao passo em que forem abrindo espaços dentro dela.

Certamente não será um processo rápido, mas é o único meio que poderá transformar uma sociedade para melhor.

O Programa “Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola” foi criado por alguns educadores voluntários, com apoio na educação finlandesa, considerada uma das melhores do mundo. É de facílima implantação em sala de aula, apesar de sua dimensão, abrangência e aplicabilidade. E além de tudo: é gratuito!

O material didático do Programa consta de 600 aulas a serem ministradas diariamente nas turmas do Ensino Fundamental. A duração delas, de apenas 5 minutos, é para não interferirem na programação das escolas, mas como são interativas, com muitos contos e narrativas, as crianças gostam muito, e o melhor, vão internalizando os ensinamentos com maior facilidade. Além disso, são instados a compartilharem esses aprendizados com os pais. Para o Ensino Médio foi adaptado para aulas semanais de 40/45 minutos.

Leia Também:  Morre, no Rio, o artista plástico Angelo Venosa

Esse Programa pode ser iniciado em qualquer época do ano e nem é preciso adquirir qualquer tipo de materiais. Igualmente, não é necessário capacitar professores porque as aulas já estão prontas.

Dessa forma, qualquer professor(a), em qualquer parte do país ou do exterior, pode aplicá-las diretamente em sala de aula, sem necessidade de formação ou treinamento prévio. Além disso, alunos do Ensino Médio e das séries mais adiantadas do Fundamental podem ser convidados a ministrá-las, beneficiando a eles também.

download do Programa é gratuito, contendo todas as explicações e esclarecimentos, inclusive um PowerPoint para os professores, além de todo o Material Didático, que pode ser acessado em https://www.cincominutosdevalores.org

Muitos dirão

É impossível dar uma aula em 5 minutos.

Vejamos, por exemplo, uma das 600 aulas do Programa:

“A professora anda por entre as carteiras. Numa delas, como sem querer, derruba algum objeto do aluno e segue adiante.

Junto à carteira de outra criança, a mesma cena, mas ela para, pede desculpas, abaixa-se e apanha o objeto do chão, devolvendo-o ao aluno.

Leia Também:  STF: Zanin vota por anular acórdão sobre revisão da vida toda no INSS

De volta ao seu lugar, pergunta ao primeiro aluno o que sentiu quando ela derrubou aquele objeto. O aluno, por certo, vai dizer que se sentiu humilhado e até ficou com raiva dela etc.

A professora faz a mesma pergunta ao segundo aluno e ele certamente dirá que gostou muito da atitude dela, sentiu-se feliz por isso etc.

Em seguida, ela conversa com os alunos, mostrando-lhes como é importante pedir desculpas e corrigir algo errado que tenham feito e lhes pede para compartilharem com os familiares o que aprenderam nessa aula.”

Como se vê, um Programa como o “Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola” representa a solução, fácil e viável, que pode tornar o Brasil em algo realmente justo e bom para todos os seus filhos, por alcançar as novas gerações em sua totalidade.

Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

EDUCAÇÃO

Aberto período para confirmação de matrícula para ano letivo de 2025

Efetivação da vaga na rede estadual de ensino deve ser feita diretamente na escola selecionada até 13 de dezembro.

Publicados

em

Prazo de confirmação de matrículas para as escolas públicas estaduais vai até dia 13 de dezembro. Foto: Seduc

O prazo para confirmar a solicitação de matrícula na rede estadual de educação começa nesta segunda-feira (9) e segue até o dia 13 de dezembro. Este é o segundo passo para garantir vaga nas escolas do Estado para o ano letivo de 2025.

Para efetivar a matrícula, é preciso primeiro acessar o site www.matricula.go.gov.br e consultar em qual unidade escolar a vaga foi disponibilizada. Depois disso, o responsável ou o aluno – se maior de idade – deve procurar a escola na qual foi alocado para concluir o processo.

Neste ato, todos os alunos deverão apresentar seus documentos pessoais: RG, CPF (obrigatório), certidão de nascimento ou casamento, título eleitoral, comprovante de endereço atualizado, certificado de vacinação (se menor de 18 anos), documentos escolares (histórico escolar e/ou declaração de transferência). Os responsáveis pelos alunos menores de idade também deverão apresentar seus documentos pessoais. O aluno que não comparecer à unidade escolar onde foi alocado até o fim do prazo não terá a matrícula efetivada.

Leia Também:  Em Anápolis, homem é preso suspeito de dirigir bêbado levando mulher e sete crianças em carro

A rede estadual de educação tem vagas em todas as cidades do estado e recebeu mais de 60 mil novos alunos inscritos para o ano de 2025. Ao todo mais de 450 mil estudantes se matricularam nos colégios estaduais para as modalidades de ensino parcial, integral, GoiasTec, militar e profissionalizante.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA