Pesquisar
Close this search box.
opinião

Seja proativo, não sobrecarregado

Quando estamos sobrecarregados, geralmente estamos sob pressão, tentando resolver milhares de coisas ao mesmo tempo
Pedro Signorelli é um dos maiores especialistas do Brasil em gestão, com ênfase em OKRs. 

publicidade

Ser proativo é uma característica que tenho muito presente em mim e que também admiro bastante nos outros. E é bem comum que as empresas priorizem colaboradores proativos para contratação ou eventual promoção, afinal, quem se dispõe a fazer tarefas sem ao menos ser solicitado e não fica esperando para tomar alguma iniciativa possui um grande destaque perante aos demais.

A proatividade não é algo tão simples quanto parece, pois trata-se de uma soft skill que envolve uma série de fatores: busca ativa por oportunidades, antecipação de problemas e responsabilidade. Esse conjunto faz com que os colaboradores proativos sejam pessoas mais produtivas e engajadas, pois estão a todo momento contribuindo efetivamente para os melhores resultados da empresa.

Por outro lado, percebo que algumas pessoas confundem o conceito de ‘ser proativo’ com ‘ser sobrecarregado’. Existe uma diferença gritante entre os dois, pois a partir do momento em que atravessamos a fronteira da proatividade e passamos a estar com mais demandas do que conseguimos dar conta, estará instaurado um enorme problema que é bem difícil de se livrar com o passar do tempo.

Leia Também:  Comissão aprova criação de cartão material escolar para estudantes da rede municipal

E por quê? Quando estamos sobrecarregados, geralmente estamos sob pressão, tentando resolver milhares de coisas ao mesmo tempo. Isso vai resultar em trabalhos mal feitos ou feitos pela metade, e pior que isso, a chance de erros aconteceram com maior frequência será grande e você provavelmente não irá perceber, pois estava tentando terminar todas as tarefas que se responsabilizou.

Precisamos entender que para sermos proativos, não podemos abraçar o mundo e tentar fazer tudo que vemos pela frente, pois isso não vai dar certo. É fundamental ter uma compreensão melhor do cenário para determinar o que está dentro da nossa alçada e o que foge totalmente. Para isso, independente do seu cargo dentro da empresa, uma gestão por OKRs – Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados Chaves) -, pode ser útil.

Os OKRs fazem com que gestores e colaboradores tenham mais foco e clareza em suas respectivas funções, o que acaba sendo benéfico tanto para o indivíduo como para o time e traz resultados positivos para a empresa de maneira geral. Afinal, com uma visão melhor do trabalho, torna-se possível escolher o que nós – proativos – conseguimos fazer naquele momento e, assim, ajudarmos com essa nossa habilidade e não ao contrário.

Leia Também:  PC prende idoso que estuprou menino de 8 anos; Ato teria sido filmado por prima da vítima ao ouvir pedido de socorro

Ser pró-ativo naquilo que importa é o melhor que podemos fazer com o nosso tempo e para a organização na qual estamos inseridos. Estaremos muito mais felizes assim, ao unir produtividade e engajamento, entregando mais resultados. O que pode ser melhor?

Pedro Signorelli é um dos maiores especialistas do Brasil em gestão, com ênfase em OKRs

Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade