Governo
Calendário de vencimento do IPVA 2023 em Goiás
Calendário 10ª parcela e cota única (mais licenciamento anual)
Proprietários de mais de 700 mil veículos com final de placa 6, 7, 8, 9 e 0 que ainda não concluíram o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2023 têm até esta semana para quitar o imposto e o licenciamento anual (CRLV) em dia. O vencimento será nesta segunda-feira (16/10) para veículos com placa final 6. O calendário disponibilizado pela Secretaria da Economia também inclui datas-limite para os finais 7 (17/10), 8 (18/10) 9 (19/10) e 0 (20/10). Os dias são os mesmos para os cidadãos que dividiram o imposto em dez vezes ou escolheram pagar a cota única.
Mesmo quem optou por parcelar o imposto deve emitir apenas a cota única no site do Detran Goiás (https://goias.gov.br/detran/) ou no aplicativo Detran GO ON, pois o boleto ou o Documento Único de Arrecadação (DUA) contém o valor total não pago. A recomendação é do gerente do IPVA da Secretaria da Economia, Jorge Arêas, para evitar o pagamento a mais pelo contribuinte.
O calendário de vencimentos do IPVA neste ano incluiu a possibilidade de parcelamento do imposto em nove vezes, entre janeiro e setembro, para proprietários de veículos com final de placa 1 e 2.
Após o vencimento, o contribuinte será considerado inadimplente e poderá ser inscrito na dívida ativa. Além de pagar juros e multa, também perderá direito a desconto de até 10% destinado a inscritos no Programa Nota Fiscal Goiana e de 50% para veículos de até mil cilindradas e motocicletas de até 125 cilindradas sem multas de trânsito no ano anterior.
A recomendação para quem tem imposto vencido e queira quitar o débito, caso o documento não esteja mais disponível no site do Detran, é acessar o site da Secretaria da Economia (economia.go.gov.br), clicar em IPVA e em Débitos para emitir o documento.
Serviço
Calendário 10ª parcela e cota única (mais licenciamento anual)
Placa final 6 – segunda-feira (16/10)
Placa final 7 – terça-feira (17/10)
Placa final 8 – quarta-feira (18/10)
Placa final 9 – quinta-feira (19/10)
Placa final 0 – sexta-feira (20/10)
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
ESTADO
Mais de 748,4 mil Carteiras de Identidade Nacional foram emitidas em Goiás
Documento reduz fraudes, amplia e unifica padrões. Serviço é gratuito e está disponível nas 27 Unidades da Federação. No país, mais de 13,4 milhões de CINs já foram expedidas.
Mais segura, unificada e com o CPF como referência, a Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está sendo emitida nas 27 Unidades da Federação. O documento estrutura cadastros administrativos, amplia verificações de segurança e reduz problemas de fraude. Em todo o país, mais de 13,4 milhões foram emitidos até o fim de setembro, segundo informações do sistema de monitoramento do Governo Federal.
Até o momento, o estado de Goiás expediu 748.457 carteiras, o que corresponde a 10,18% da população goiana. São 392,6 mil registros de pessoas do sexo feminino (52,4%) e 355,7 mil do sexo masculino (47,5%). A média de emissão é de 904 por dia e 26,7 mil por mês. Apenas no mês de setembro, foram 63.828 documentos registrados no estado.
No recorte por idade, quem mais tem se beneficiado do serviço é a parcela da população de 10 a 14 anos. São 93,1 mil pessoas dessa faixa etária (12,4% do total em Goiás). A segunda faixa com maior número de registros é a entre 15 e 19 anos, com 77,8 mil emissões no estado (10,4% do total).
“A gente está buscando melhorar a identificação dos brasileiros. Isso é mais do que uma pauta só de segurança. O novo documento vai permitir que a gente melhore a qualidade do serviço público prestado, na medida em que temos um cidadão, agora, perfeitamente identificado. Então, a gente pode fazer uma política pública focada no cidadão, na sua jornada de vida e na sua necessidade”, ressaltou o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Rogério Mascarenhas.
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA – A nova Carteira de Identidade Nacional pode contemplar símbolos internacionais que identificam pessoas com deficiência visual e/ou auditiva, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pessoas com deficiência intelectual. Dos 13,4 milhões de documentos emitidos até o fim de setembro em todo o país, 210 mil foram registrados por pessoas com deficiência.
Em Goiás, 7.244 pessoas com deficiência já emitiram o documento. Desse universo, 4.713 são de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (61,1%) 1.297 pessoas com deficiência intelectual (16,8%), 884 com deficiência física (11,4%), 433 com deficiência visual (5,6%) e 378 com deficiência auditiva (4,9%).
COMO EMITIR
A primeira via é gratuita e pode ser obtida até 2032. A emissão pode ser agendada nos institutos de identificação dos estados e do Distrito Federal:
Onde os brasileiros e brasileiras podem emitir a sua nova Carteira de Identidade?
Confira também
Outras dúvidas frequentes sobre a CIN
NACIONAL — Em todo o Brasil, mais de 13,4 milhões de brasileiros já contam com a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). São 7,1 milhões de documentos emitidos por pessoas do sexo feminino (53%) e 6,3 milhões do sexo masculino (47%). A faixa etária com maior incidência de emissões é a entre 15 e 19 anos, que responde por 1,5 milhão de documentos, ou 11,5% do total.
REGIÕES — As regiões Nordeste, Sul e Sudeste acumulam números muito similares de emissões. No Sudeste, são 3,62 milhões de documentos. No Sul, 3,59 milhões e, no Nordeste, 3,49 milhões. Já no Centro-Oeste, 1,84 milhão de identificações foram registradas e no Norte, 873 mil.
ESTADOS — O estado com maior número de emissões é Minas Gerais, com 1,59 milhão. Na sequência aparece o Rio Grande do Sul, com 1,47 milhão. O estado gaúcho passou por um processo de mutirão em função das perdas de documentos de milhares de pessoas em função das chuvas e inundações de maio.
PERCENTUAL — No recorte que leva em conta o percentual de emissões de acordo com a população do estado, o destaque é o Piauí. Lá, 810,3 mil documentos já foram emitidos, o que corresponde a 24% dos 3,3 milhões de habitantes do estado.
HISTÓRICO — O serviço teve início em junho de 2022, de forma incipiente. No início de 2023, 50 mil documentos haviam sido registrados. Em agosto deste ano, foi superado o patamar de 10 milhões. A média mensal está em 479,6 mil e a diária, em 16,2 mil.
MODERNO — O novo documento moderniza o Sistema de Identificação do Cidadão, possibilita o estabelecimento de dados íntegros para os cadastros do governo, reduz fraudes e amplia a segurança dos processos de identificação.
EXTERIOR — Uma das vantagens da nova carteira é usar dados visuais estruturados conforme regras internacionais. Ela tem o mesmo código usado nos passaportes, uma zona de leitura automatizada (MRZ), permitindo que o documento seja lido e aceito nos países em que o Brasil tem acordo de viagens, como os do Mercosul. Nos demais, a identificação por meio do passaporte segue obrigatória.
INTEGRAÇÃO — A nova Carteira de Identidade pode, se solicitado, conter outros números de documentos, na sua versão digital, os quais poderão ser acessados a partir da leitura do QR code. É possível a inclusão dos dados referentes à Carteira de Motorista, Número de Identificação Social-NIS, entre outros.
GOV.BR — Outra vantagem da CIN é a conexão com a identidade digital do GOV.BR. Com a nova carteira, os usuários da plataforma do governo federal tornam a sua conta de nível ouro, o que garante maior nível de segurança. Até o momento, o GOV.BR possibilita o acesso a mais de 4.300 serviços digitais.
CAMPANHA — O Governo Federal iniciou nesta semana uma campanha nas redes sociais para ampliar a divulgação da nova Carteira de Identidade Nacional. O objetivo é mostrar à população que o documento facilita a vida das pessoas a partir da redução de fraudes, do aprimoramento dos cadastros e da melhora do acesso aos serviços públicos. A campanha também informa que a primeira via da CIN em papel é gratuita e que o documento também tem versão digital, que pode ser acessada na plataforma gov.br.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
- Acidente5 dias atrás
Em Ceres, acidente no centro da cidade deixa três feridos
- Acidente6 dias atrás
Acidente tira vida de jovem próximo de Itaguari
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
Em Goiás, homem é morto na frente da filha durante briga em rodeio
- VALE DO SÃO PATRÍCIO2 dias atrás
Última Pesquisa eleitoral antes das eleições aponta vitória de Edmario em Ceres
- CIDADES4 dias atrás
Em Goiás, tempestades, granizo e rajadas de vento já tem previsão para atingir cidades
- Acidente3 dias atrás
Em Jaraguá, mãe morre após ser atingida por carro com filha na garupa de moto
- SAÚDE5 dias atrás
Parceiros na recuperação e alegria dos pacientes do HDT
- CIDADES5 dias atrás
Incêndio atinge 163 veículos no pátio da SMM em Goiânia; Assista