Saúde

Casos de Covid-19 explodem em Jaraguá e Itapaci

Publicados

Na manhã desta segunda-feira (1º), foi registrada uma longa fila com suspeitos de Covid-19, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Boungaville em Jaraguá, onde dezenas de pessoas em busca de exames.

A situação deixou a população assustada e houve uma reação imediata, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prometeu tomar duas medidas para fazer o enfrentamento. Uma seria a abertura de mais uma UBS exclusiva para o coronavírus, na região do Dhema da Mata nas próximas horas e outra media seria uma mudança drástica no decreto municipal.

O Secretário Municipal de Saúde de Jaraguá, Wander Belo disse que existe uma preocupação da atual gestão em testar a população e não esconder a realidade, ao falar sobre a fila registrada na manhã de hoje. “Quanto mais testes fizermos, melhores serão as condições de isolamento e tratamento para evitar a disseminação. Nesse primeiro momento à vacina é insuficiente, como todos sabem” disse.

Belo voltou a pedir à população que colabore com as medidas sanitárias. “Infelizmente o final de semana ainda foi de aglomerações e festas. E nós teremos que reavaliar as medidas e os decretos. Amanhã (02/02), teremos uma nova reunião do Comitê de Enfrentamento da Covid-19, para deliberarmos sobre novas medidas que serão mais severas, na tentativa de conter essa situação” finalizou.

Dados

Leia Também:  Acidente na BR-060 deixa carro partido ao meio e pessoas feridas

Os números de janeiro, só serão fechados na final da tarde de segunda-feira, no entanto, até o dia 29 de janeiro, foram registrados 348 casos no primeiro mês do ano, chegando a um total de 1.461 casos, com 1.277 curados, 151 atualmente infectados, 114 casos suspeitos, 37 óbitos e 610 vacinados.

Comércio, bares e restaurantes propõe fechar às 18hs

O presidente da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), Marcos Bispo e um grupo de empresários do ramo de bares, restaurantes e pizzaria propuseram ao prefeito Paulo Vitor, fechar seus estabelecimentos a partir de 18hs, como medida de colaboração para o enfrentamento da Covid019, que atingiu uma situação alarmante no município, com enfermarias cheias, UTIs lotadas e regulação de pacientes para outros municípios.

Uma reunião acontecerá nesta terça-feira (2), onde do Comitê de Enfrentamento a Covid-19 vai deliberar sobre novas medidas que segundo, o Secretário de Saúde, Wander Belo, serão mais severas na tentativa de conter essa situação, com alteração no decreto atual.

O empresário Carlinhos, que trabalho no ramo de espetinhos e jantinhas, disse que o problema não está só nos bares, mas acha justo, pagar o preço em atender só no delivery, por uma semana, conforme proposto para depois reavaliar se flexibiliza o horário, se o número de casos diminuir. Adeval Júnior, proprietário de um bar, afirmou que bares e distribuidoras serão os mais sacrificados, porém reconhece que é necessária a medida de ficar fechado por algum tempo, para colaborar com as autoridades.

Leia Também:  Em Goianésia, PC realiza prisão de suspeitos de envolvimento em roubo a idoso

Marcos Bispo frisou que a proposta apresentada por ele, representa o comércio e que é endossada por parte de proprietários de bares e restaurantes, que prevê o fechamento de todos os estabelecimentos às 18hs por uma semana. Exceto farmácias, postos de combustíveis e supermercados, porém, após esse horário, supermercados ficariam proibidos de vender bebidas.

Aos sábados, todos fechariam às 13hs, inclusive distribuidoras de bebidas. “Na nossa avaliação essas medidas estarão contribuindo com o combate a Covid19, porém, a decisão será do comitê de enfrentamento ao Covid19” comentou.

Em Itapaci

Em decorrência do aumento de casos de contaminados com a pandemia da Covid-19, fez com que a administração elaborasse um novo decreto endurecendo ainda mais as regras.

O boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itapaci, mostra que 85 pessoas estão em tratamento em casa, outras 19 no hospital e 19 pessoas com suspeitas.

Os casos positivos desde de o início da pandemia subiu para 805, casos recuperados 687, e 14 pessoas morreram. Veja o decreto clicando aqui.

JORNAL DO VALE – Um jornal a serviço da nossa região, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SAÚDE

Quedas levaram mais de 33 mil crianças ao SUS em 2023

Publicados

em

Em 2023, mais de 33 mil crianças menores de 10 anos foram internadas em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em razão de quedas. Os dados são da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que alerta ainda que, de 2014 a 2023, o número de internações nessa mesma faixa etária por quedas superou a marca de 335 mil casos.

Os números vão ser apresentados no 4º Congresso Brasileiro de Urgências e Emergências Pediátricas, marcado para o período de 25 a 27 de abril em Brasília. A faixa etária dos 5 aos 9 anos concentra o maior número de registros: 197.567 internações. Na sequência, estão crianças de 1 a 4 anos, com 111.567 internações; e crianças com menos de 1 ano, com 26.413 internações.

Para a SBP, as estatísticas demonstram a importância de manter cuidados preventivos para evitar acidentes e proteger a integridade física das crianças. A entidade avalia os dados como impactantes e destaca que grande parte desses eventos poderia ter sido evitada com medidas simples de prevenção.

Ainda de acordo com os registros oficiais, que incluem os motivos dos acidentes, as quedas ocorrem em diferentes situações, sendo as principais escorregões, tropeços ou passos em falso; quedas de escadas; quedas da cama; e quedas de árvores ou mobílias, além de acidentes em parques e playground.

Como forma de evitar agravos à saúde das crianças, incluindo sequelas permanentes ou óbitos, a SBP divulgou uma lista de orientações a serem adotadas por adultos com o intuito de prevenir acidentes com quedas. Confira as indicações conforme a faixa etária:

Crianças com menos de 1 ano

– Nunca deixe o bebê sozinho no trocador ou em locais mais altos, como a cama. Essa costuma ser a primeira queda do bebê e, por ter a cabeça bastante volumosa em relação ao resto do corpo, ela chegará primeiro ao chão, podendo causar traumatismos cranianos e encefálicos graves.

Leia Também:  Brasil tem 62 universidades entre as melhores do mundo

– Quando o bebê começa a controlar seus movimentos de braços e pernas e aprende a sentar, um reflexo de hiperextensão posterior faz com que ele, sem desejo disso, se jogue para trás e bata a cabeça no chão. “Por isso, o uso de almofadas e a presença do adulto cuidador são fundamentais”, avalia a SBP.

– Se você estiver carregando o bebê ao colo, em escadas e degraus, apoie-se sempre no corrimão. Evite pisos lisos, molhados ou escorregadios.

– Nunca deixe o bebê sob os cuidados de outra criança. Caso o irmão ou outra criança queira pegá-lo no colo, oriente, ensine e proteja para que isso aconteça apenas com um adulto segurando também.

– O andador não deve ser usado – nunca, em nenhuma idade. Ele prejudica o desenvolvimento e o andar da criança e tem sido causa de graves acidentes, com traumatismos cranianos significativos.

– Não deixe o bebê em sofás ou cadeiras, como se fosse um apoio para aprender a sentar. O bebê não vai ficar parado, e as quedas podem acontecer. Brincar no chão, protegido, lhe dará muito mais espaço para se mover e desenvolver suas habilidades motoras.

Crianças de 1 a 4 anos

– Coloque telas nas janelas, sacadas e vãos desprotegidos, assim como laterais de escadas. Não deixe objetos, cadeiras, sofás e outros apoios próximos desses lugares de risco.

– Cuidado com superfícies molhadas e escorregadias que provocam o desequilíbrio e as quedas. Banheiro, pisos em geral e calçadas em volta de piscinas que estejam molhados devem ser proibidos para brincadeiras.

Leia Também:  O que se sabe sobre a variante Ômicron

– Escolha bem os brinquedos de locomoção, como triciclos, patinetes e skates, que suportem o peso da criança e que tenham uma base segura, sem tombar com facilidade. Devem ser utilizados em locais apropriados, nunca em via pública e sempre com os equipamentos de segurança, como capacete, joelheiras, tornozeleiras e cotoveleiras.

– Cuidado com as camas do tipo beliche, que não oferecem segurança em nenhuma idade. Mesmo com proteção nas laterais, elas não são indicadas nos primeiros anos de vida e nem mesmo para crianças maiores. “Além da necessidade de proteção lateral, a cama de cima não deve ser mais alta que a altura da criança.”

– Nunca deixe a criança sozinha, sem um adulto cuidador atento a ela.

Crianças de 5 a 9 anos

– A exploração de lugares além da casa pode se tornar intensa, e as quedas de muros, lajes, árvores e brinquedos em parques são comuns. Para evitar acidente, a orientação e supervisão dos responsáveis são fundamentais.

– Os brinquedos de locomoção vão se transformando. Seja em bicicletas, patinetes, skates e outros, equipamentos de segurança como capacete, cotoveleira, joelheira e tornozeleira devem ser condição de uso do brinquedo, independentemente do local, trecho ou tempo de uso.

– O uso do celular e de outras telas não pode ser permitido quando em vias públicas ou quando a criança está em movimento, pelo desvio de atenção que desencadeia. “É preciso lembrar que o uso das telas nessa idade não deve exceder uma hora ao dia e não pode servir de companhia ou terceirização do cuidar.”

Fonte: EBC SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA