Dados levantados pelo Ministério Público apontam que apenas 24 delegacias de Goiás possuem número suficiente de servidores
Atualmente o Estado de Goiás conta com um total de 291 Delegacias de Polícia Civil cadastradas junto ao CNMP, todavia, um levantamento realizado pelo Ministério Público de Goiás aponta que deste total, apenas 24 unidades possuem o número de servidores adequado para o funcionamento.
Os dados são de 2016 e constam no levantamento “O Ministério Público e o Controle Externo da Atividade Policial”, divulgado nesta segunda-feira (18) pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
O levantamento reúne dados sobre as condições físicas, a organização de trabalho, as investigações, os livros de ocorrências e o depósito de bens e veículos em delegacias de polícia.
No ano de 2016, das 279, o percentual de delegacias de Polícia Civil visitadas que possuíam o número de servidores suficiente para o exercício adequado da atividade-fim foi de 8,60%, o que representa um número de 24 unidades. O levantamento mostra também de 38,71% das DP’s possuem plantão ininterrupto, valor que representa 108 delegacias.
O gerente de Planejamento Operacional da Superintendência de Polícia Judiciária, delegado Gustavo Ferreira, considerou que os dados divulgados no levantamento já estão defasados. “Os números são de 2016, para este ano a Polícia Civil contratou cerca de 400 profissionais para todo o Estado e em diversas funções”, explicou.
No que diz respeito à estrutura física das unidades visitadas, o CNMP descobriu que 67 das DP’s em Goiás possuem cela de custódia/carceragem, uma percentagem de 24% do total. Das 67 delegacias em que há essas instalações, em 16 há presas mulheres.
O CNMP analisou também a qualidade dessas celas de custódia/carceragem. Em Goiás, 43,28% dessas instalações foram consideradas boas, enquanto 40,3% foram classificadas como regulares e 14,93% como péssimas. Apenas 1,49% das construções encontradas foi ótima.
Gustavo acredita que, concretamente, este número deve ser inferior a 67. Ele pontua que não cabe às delegacias o papel de carceragem, o que acontece é que os presos passam por uma triagem nas DP’s, para depois serem mandados, conforme a tramitação do caos, para unidades prisionais. Por isso, segundo o gerente, há poucas delegacias com celas.
Nas 67 delegacias em que há celas de custódias, apenas duas em Goiás, registraram fuga de presos. Também em duas unidades, há presos condenados com julgamento em trânsito e cujas sentenças já foram emitidas. Não houve mortes nas DP’s no Estado, em 2016.
Em 87,81% das delegacias goianas visitadas pelo CNMP, há inquéritos policiais em tramitação há mais de dois anos. Já as DP’s em que houve ocorrências investigadas sem instauração de inquéritos policiais ou termos circunstanciados, foram 27,60% do total. Gustavo afirmou que os dados ainda vão passar por análise cuidadosa da Polícia Civil.
ESTADO
Governo de Goiás anuncia datas do Fica e Canto da Primavera 2025
Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental será realizado entre os dias 3 e 8 de junho na cidade de Goiás e a Mostra de Música de Pirenópolis será de 9 a 14 de setembro.
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), anunciou as datas dos maiores festivais de cinema e música do Estado em 2025. O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) será realizado entre os dias 3 e 8 de junho na cidade de Goiás. Já a Mostra de Música de Pirenópolis no Vale do São Patrício – Canto da Primavera – será de 9 a 14 de setembro.
A 26ª edição do Fica contará com uma extensa programação de cinema e cultural, com atividades formativas de cinema e meio ambiente, shows, exposições, feiras de artesanato e diversas apresentações artísticas. No próximo ano, o festival também irá inovar e instalar uma área destinada às crianças. O investimento do governo estadual é de R$ 6,1 milhões.
O 24º do Canto da Primavera terá uma programação com mais de 50 atrações musicais em vários palcos espalhados pela cidade de Pirenópolis. O festival também continuará a oferecer oficinas e o Estúdio Primavera, que realiza gravações em áudio e vídeo de artistas goianos. A Secult está investindo R$ 3,9 milhões no evento.
O Fica e o Canto da Primavera são realizados pelo Governo de Goiás, por meio da Secult, com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (RTVE). Os eventos também possuem parceiros como as prefeituras municipais, o Goiás Social, Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal de Goiás (IFG – Campus Goiás), Sesc Goiás, entre outros.
JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com
Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192
- Acidente5 dias atrás
Corpo de Bombeiros realiza atendimento de resgate na BR-153, em Rialma
- Acidente7 dias atrás
Caminhão desgovernado invade casa e deixa dois feridos
- Acidente4 dias atrás
Colisão frontal entre carro de passeio e F4000 mata quatro pessoas da mesma família na BR-153, em Rialma; Veja quem são as vítimas
- ARTIGO6 dias atrás
Valorização
- Agronegócio7 dias atrás
Brasil vai vender frango para um dos maiores consumidores do sudeste europeu
- POLÍTICA6 dias atrás
Paulo Vítor vai propor um pacto para o desenvolvimento do Vale do São Patrício e do Norte de Goiás
- VALE DO SÃO PATRÍCIO5 dias atrás
CRV Industrial implementa Programa de Jovens aprendizes com êxito desde 2018
- PLANTÃO POLICIAL4 dias atrás
Campinorte: Caso de incesto é revelado após morte de bebê