Dados levantados pelo Ministério Público apontam que apenas 24 delegacias de Goiás possuem número suficiente de servidores

Publicados


Atualmente o Estado de Goiás conta com um total de 291 Delegacias de Polícia Civil cadastradas junto ao CNMP, todavia, um levantamento realizado pelo Ministério Público de Goiás aponta que deste total, apenas 24 unidades possuem o número de servidores adequado para o funcionamento.

Os dados são de 2016 e constam no levantamento “O Ministério Público e o Controle Externo da Atividade Policial”, divulgado nesta segunda-feira (18) pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

O levantamento reúne dados sobre as condições físicas, a organização de trabalho, as investigações, os livros de ocorrências e o depósito de bens e veículos em delegacias de polícia.

No ano de 2016, das 279, o percentual de delegacias de Polícia Civil visitadas que possuíam o número de servidores suficiente para o exercício adequado da atividade-fim foi de 8,60%, o que representa um número de 24 unidades. O levantamento mostra também de 38,71% das DP’s possuem plantão ininterrupto, valor que representa 108 delegacias.

O gerente de Planejamento Operacional da Superintendência de Polícia Judiciária, delegado Gustavo Ferreira, considerou que os dados divulgados no levantamento já estão defasados. “Os números são de 2016, para este ano a Polícia Civil contratou cerca de 400 profissionais para todo o Estado e em diversas funções”, explicou.

Leia Também:  Vereador de Trindade, Rildo Ferreira, morre por complicações da Covid-19

No que diz respeito à estrutura física das unidades visitadas, o CNMP descobriu que 67 das DP’s em Goiás possuem cela de custódia/carceragem, uma percentagem de 24% do total. Das 67 delegacias em que há essas instalações, em 16  há presas mulheres.

O CNMP analisou também a qualidade dessas celas de custódia/carceragem. Em Goiás, 43,28% dessas instalações foram consideradas boas, enquanto 40,3% foram classificadas como regulares e 14,93% como péssimas. Apenas 1,49% das construções encontradas foi ótima.

Gustavo acredita que, concretamente, este número deve ser inferior a 67. Ele pontua que não cabe às delegacias o papel de carceragem, o que acontece é que os presos passam por uma triagem nas DP’s, para depois serem mandados, conforme a tramitação do caos, para unidades prisionais. Por isso, segundo o gerente, há poucas delegacias com celas.

Nas 67 delegacias em que há celas de custódias, apenas duas em Goiás, registraram fuga de presos. Também em duas unidades, há presos condenados com julgamento em trânsito e cujas sentenças já foram emitidas. Não houve mortes nas DP’s no Estado, em 2016.

Leia Também:  MP-GO envia carta ao Governo e Município recomendando que não recebam a Copa América

Em 87,81% das delegacias goianas visitadas pelo CNMP, há  inquéritos policiais em tramitação há mais de dois anos. Já as DP’s em que houve ocorrências investigadas sem instauração de inquéritos policiais ou termos circunstanciados, foram 27,60% do total. Gustavo afirmou que os dados ainda vão passar por análise cuidadosa da Polícia Civil.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Governo de Goiás lança Temporada do Araguaia e Operação Férias Turista Seguro 2022

No lançamento, serão apresentados os novos materiais e equipamentos utilizados na operação, o material educativo, além do embarque do reforço dos militares que partem para rios e balneários do estado. Uma das marcas da operação será o melhor uso da tecnologia na proteção da vida. Drones serão utilizados pelos bombeiros.

Publicados

em

O governo de Goiás lança na quinta-feira (30) às 8 horas, a Temporada Araguaia 2022 e a Operação Férias Turista Seguro do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO). A coletiva de imprensa será no 1º Batalhão Bombeiro Militar, na Rua 66, n° 253, no Centro de Goiânia, perto do Parque Mutirama. O objetivo principal da ação é evitar mortes por afogamento, em especial no Rio Araguaia, durante o mês de julho. A ação conta com parcerias da Semad Goiás (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás), Secretaria de Estado de Esporte e Lazer e da Goiás Turismo.

No lançamento, serão apresentados os novos materiais e equipamentos utilizados na operação, o material educativo, além do embarque do reforço dos militares que partem para rios e balneários do estado. Uma das marcas da operação será o melhor uso da tecnologia na proteção da vida. Drones serão utilizados pelos bombeiros.

As imagens captadas por uma câmera de alta resolução instalada no aparelho são transmitidas em tempo real para um tablet que fica com o piloto. O equipamento apoia o trabalho do Corpo de Bombeiros em salvamentos aquáticos e terrestres, na busca de pessoas e no resgate de corpos afogados.

Leia Também:  MP-GO envia carta ao Governo e Município recomendando que não recebam a Copa América

O Corpo de Bombeiros Militar voltará a falar sobre a importância do uso do colete salva-vidas. Ele é o principal equipamento de segurança aquática e evita a morte por afogamento. Um bom colete deve oferecer flutuabilidade, modelagem ajustada, boa amplitude de movimentos para os braços, tirantes resistentes e dispositivos de ajuste bem eficientes.

O trabalho educativo também será realizado para sensibilizar a população da importância de pequenos cuidados como forma de evitar grandes tragédias. Há mais de quatro décadas, o CBMGO faz anualmente a proteção dos turistas durante as férias do mês de julho.

São mais de 200 quilômetros de proteção ao longo do Araguaia e seus afluentes. Os bombeiros empenhados na operação compõem grupo seleto de profissionais especializados no salvamento em ambientes aquáticos. Eles receberam treinamentos intensivos de salvamento aquático com aeronave, salvamento aquático em áreas alagadas, sobrevivência em áreas cercadas por águas, técnicas de salvamento aquático, travessias de longa duração, operações de busca e resgate subaquático, manutenção e operação de embarcações.

Serviço

Leia Também:  Detran-GO dá início a megaoperação para limpar pátios de veículos apreendidos

Operação Férias Turista Seguro 2022 e Temporada Araguaia

Data: Quinta-feira, dia 30, às 8 horas.

Local: 1º Batalhão Bombeiro Militar. R. 66, nº 253, Setor Central (próximo ao Parque Mutirama).

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA