Sinal vermelho

Goiás torna lei projeto que facilita vítimas de violência doméstica pedirem socorro

Publicados

O projeto “Sinal Vermelho” foi aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo Governado Ronaldo Caiado (DEM). A proposta tem como objetivo auxiliar mulheres vítimas da violência doméstica a pedirem socorro. A ação foi Inspirada em uma campanha que surgiu com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ),

A Associação dos Magistrados de Goiás (Asmego) enviou o projeto ao legislativo goiano para tentar atenuar a grave situação de mulheres que não conseguem denunciar as agressões sofridas dentro de sua própria residência. A proposta, segundo a juíza Patrícia Carrijo, tem objetivo é ter um efeito legal, não apenas moral.

“Quem receber um pedido de socorro, seja verbalmente, por meio do código “sinal vermelho”, ou por um X pintado na palma da mão da vítima, tem obrigação de denunciar. Em ambas as hipóteses, a pessoa que é destinatária do pedido terá de prestar o socorro previsto na lei”, afirmou a magistrada.

Pandemia

Leia Também:  Abertas 360 vagas em curso gratuito de Gestão e Negócios

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança, no primeiro semestre de 2020, houve queda de 9,6% nos registros de agressões em decorrência de violência doméstica em delegacias. Em contrapartida, houve aumento de 3,8% nos acionamentos da PM nestes casos, em comparação com o mesmo período de 2019. O feminicídio também cresceu no primeiro semestre de 2020. Foram 649 vítimas, 2% a mais que o primeiro semestre do ano anterior.

Em 2019, a violência doméstica registrava uma agressão física a cada dois minutos. Foram 267.930 registros de lesão corporal dolosa praticados dentro de casa. As vítimas de feminicídio em todo ano somaram 1.326 naquele ano. Em Goiás, o primeiro semestre de 2019 teve 4.826 registros de lesão corporal dolosa em vítimas do sexo feminino. No mesmo período de 2020, o número subiu para 5.029. Uma variação de 4,2%. No entanto, as ligações para o 190 caíram de 993 para 640, de 2019 para o ano seguinte.

De acordo com o estudo milhares de mulheres que já experimentavam tão terrível situação em períodos anteriores, viram essa realidade agravar-se em razão do novo contexto gerado pelo regime de isolamento social, que embora eficaz do ponto de vista sanitário, impôs a elas um tipo de convívio muito mais intenso e duradouro junto a seu agressor, em geral seu parceiro.

Leia Também:  Goiás retomará vacinação por faixa etária

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

 

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Detran-GO realiza leilão de quase dois mil veículos no próximo dia 29

O Detran-GO para prevenir golpes, orienta que os interessados consultem apenas os canais oficiais.

Publicados

em

Detran-GO realiza leilão de quase dois mil veículos no próximo dia 29. Foto: Detran

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detra-GO) vai leiloar 1.930 veículos no próximo dia 29 de abril. Conforme o órgão, a partir desta quarta-feira (24), os lotes estão abertos para visitação no pátio do Grupo Leilo, onde estão expostos os veículos.

O presidente da autarquia, Delegado Waldir, adiantou que serão leiloadas sucatas aproveitáveis com motor inservível.

Para prevenir golpes, o órgão orienta que os interessados consultem apenas os canais oficiais que, neste leilão, são os sites do Detran-GO (http://goias.gov.br/detran) e do Grupo Leilo (http://www.grupoleilo.com.br).

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  PGR pede arquivamento de inquérito sobre vazamentos de dados sigilosos
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA