Nota de Falecimento

Governador Ronaldo Caiado manifesta pesar pelo falecimento do médico cardiologista Anis Rassi

Publicados

Foi com imenso pesar que eu e minha esposa, Gracinha Caiado, recebemos a notícia do falecimento de um dos pioneiros da medicina em Goiás, o médico cardiologista Anis Rassi, aos 91 anos.

Detentor do registro no Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás de número 16, doutor Anis Rassi sempre foi exemplo de dedicação e excelência no atendimento médico.

Natural de Vianápolis (GO), concluiu o curso de medicina no início da década de 1950, em faculdade do Rio de Janeiro. Foi em Goiânia, porém, que construiu sua brilhante carreira.

Na capital fundou hospital que leva seu nome. Inaugurado em 2003, o Hospital do Coração Anis Rassi se tornou referência no atendimento especializado em cardiologia e motivo de orgulho para o Estado de Goiás.

Irmão de outros pioneiros da medicina em Goiás, Anis Rassi era um apaixonado pela profissão e inspirou muitos outros a seguirem essa importante missão. Seu legado jamais será esquecido.

Leia Também:  Marconi pode ser candidato a vice-presidente na chapa de Alckimin

A seus familiares, amigos e colegas que hoje sofrem com essa grande perda, deixo minha solidariedade. Que Deus, em sua infinita bondade, possa confortar o coração de todos neste momento de tristeza e pesar.

Ronaldo Caiado

Governador de Goiás

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Laboratório da Agrodefesa alcança nota máxima em teste nacional

Publicados

em

Pela segunda vez consecutiva, o Laboratório Oficial de Análise de Sementes (Labsem) da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) obteve nota máxima no Programa de Ensaio de Proficiência (PEP) em Sementes, promovido pela Rede Metrológica do Rio Grande do Sul, com anuência do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Em 2023, o laboratório alcançou 100% de aproveitamento em todos os quesitos analisados, reafirmando sua excelência no desempenho de suas atividades e em 2024 conseguiu o mesmo feito.

Já 2024 foi o segundo ano que o Labsem conquista o reconhecimento máximo no exame, que avalia a qualidade dos serviços prestados por laboratórios de análise de sementes em todo o Brasil.

“Estamos muito orgulhosos. Este resultado confirma o compromisso da Agrodefesa em manter elevados padrões de qualidade e confiança nas análises realizadas no estado de Goiás”, destaca o presidente da Agrodefesa, José Ricardo Caixeta Ramos.

O laboratório goiano participou da comparação interlaboratorial no ano de 2024 de matrizes de soja, trigo e braquiária, um processo rigoroso para garantir a confiabilidade dos resultados das análises.

“Estamos emitindo resultados confiáveis e em conformidade com normas regulamentadoras. Uma semente de boa qualidade é fundamental para que o produtor tenha alta produtividade, e redução dos custos operacionais”, afirma a gerente do Labsem, Anna Carla Luccas.

Leia Também:  Goiás começa a emitir Carteira de Identidade Nacional

Os ensaios de proficiência têm como objetivo avaliar o desempenho dos laboratórios, monitorar sua qualidade, identificar problemas analíticos e fornecer confiança adicional aos usuários.

Em 2024, os testes realizados envolveram análise de pureza, teste de germinação, determinação de outras sementes por número, teste de vigor, teste tetrazólio, peso de mil sementes, verificação de cultivares e exames de sementes infestadas.

O resultado do PEP 2024 saiu no final de fevereiro de 2025. “Destacamos que no ano passado, 40 laboratórios participaram do ensaio para a matriz soja, 14 para a matriz trigo e 12 para a matriz braquiária, que foi a espécie novidade deste programa”, acrescenta Anna Carla.

Atuação

Laboratório de sementes agrodefesa
Grande parte das sementes analisadas pelo Labsem vêm do atuação dos fiscais agropecuários (Foto: Agrodefesa)

O Labsem tem como principal objetivo determinar a identidade e a qualidade das sementes por meio de métodos, padrões e procedimentos estabelecidos por legislação vigente, garantindo a qualidade do material de multiplicação e reprodução vegetal comercializado no estado de Goiás.

Ainda, é um dos cinco laboratórios estaduais oficiais credenciados pelo Mapa no País.

Grande parte das sementes analisadas pelo Labsem são provenientes de fiscalização feitas pelos fiscais estaduais agropecuários, engenheiros agrônomos das 12 Unidades Regionais da Agrodefesa, que coletam amostras para aferição e diagnóstico dos padrões estabelecidos para a espécie e categoria, de acordo com o disposto na legislação vigente, assegurando a qualidade da produção em Goiás.

Leia Também:  Vila Cultural recebe nova temporada do Cineclube da Luluzinha

“Sementes de baixa qualidade ou fora dos padrões de produção determinados podem ocasionar grandes prejuízos aos produtores, seja pela necessidade de nova semeadura, seja pelo desperdício de tempo e insumos, o que eleva significativamente os custos de produção”, reforça Anna Carla.

Além de soja, milho e feijão, o laboratório realiza análises de diversas espécies de sementes, como arroz, algodão, sorgo, forrageiras como braquiárias e panicuns, entre outras.

O Labsem também realiza análises para outros órgãos como: Mapa, Emater, Embrapa, Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Mato Grosso do Sul), Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina), e já teve uma parceria de longa data com a Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná).

“Nossa capilaridade nacional é um reflexo da confiança no nosso trabalho e da importância das análises oficiais realizadas para a fiscalização do comércio de sementes em Goiás e outros estados da federação”, finaliza a gerente da unidade.

Agrodefesa alerta para prazo de semeadura do girassol

Fonte: Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA