Saúde

Hospital Estadual Centro-Norte Goiano (HCN) passa a realizar cirurgias pediátricas

Unidade do Governo de Goiás atenderá cirurgias de baixa, média e alta complexidade em crianças da região Centro-Norte.

Publicados

O Governo de Goiás através da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), segue ampliando o atendimento pediátrico na rede estadual e, nesta semana, deu início a cirurgias pediátricas no Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu. As operações vão de baixa a alta complexidades, dependendo do caso. Quem procura o hospital será atendido no ambulatório por especialistas na área, que irão avaliar a necessidade ou não de uma intervenção cirúrgica.

Vista do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu.

O HCN conta com duas médicas especialistas da Faculdade de Medicina da UNESP, em Botucatu (SP), que dão apoio neste início de atendimentos na unidade hospitalar. Ambas realizarão cirurgias com o intuito de diminuir a necessidade de deslocamento de mais de 280 Km até Goiânia. A Dra. Ana Onofre destaca a importância de ter tal procedimento na unidade. “Hoje a cirurgia pediátrica é uma especialidade com poucos profissionais em Goiás e no Brasil, principalmente em regiões mais distantes das capitais. Na maioria das vezes, os procedimentos em crianças são realizados por uma equipe de cirurgia geral, mas o corpo infantil é diferente, precisa de um cuidado específico”, explica.

Leia Também:  Niquelândia: Câmera em para-brisa de caminhão flagra acidente que matou motociclista na BR-414; Assista

Cerca de 90% dos atendimentos feitos foram encaminhados para cirurgia, com alguns já sendo realizados no dia seguinte. O intuito é corrigir desconfortos ou outras situações que proporcionem riscos à saúde da criança. “Estamos fazendo cirurgias dos mais variados tipos. Já notamos a necessidade de realizar retirada de cistos, cirurgia para hérnia, postectomia e possivelmente cirurgia de correção no coração devido a uma má formação”, complementa a Dra. Onofre.

O titular da SES-GO, Sandro Rodrigues, destaca a importância da implantação desse serviço no Centro-Norte Goiano. “A regionalização da saúde está proporcionando dignidade e qualidade de vida para quem mora longe da capital. Com a instalação deste serviço no HCN, vamos garantir que as cirurgias pediátricas sejam realizadas mais perto de quem mora nesta região”, reforçou.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADO

Governo de Goiás lança Temporada do Araguaia e Operação Férias Turista Seguro 2022

No lançamento, serão apresentados os novos materiais e equipamentos utilizados na operação, o material educativo, além do embarque do reforço dos militares que partem para rios e balneários do estado. Uma das marcas da operação será o melhor uso da tecnologia na proteção da vida. Drones serão utilizados pelos bombeiros.

Publicados

em

O governo de Goiás lança na quinta-feira (30) às 8 horas, a Temporada Araguaia 2022 e a Operação Férias Turista Seguro do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO). A coletiva de imprensa será no 1º Batalhão Bombeiro Militar, na Rua 66, n° 253, no Centro de Goiânia, perto do Parque Mutirama. O objetivo principal da ação é evitar mortes por afogamento, em especial no Rio Araguaia, durante o mês de julho. A ação conta com parcerias da Semad Goiás (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás), Secretaria de Estado de Esporte e Lazer e da Goiás Turismo.

No lançamento, serão apresentados os novos materiais e equipamentos utilizados na operação, o material educativo, além do embarque do reforço dos militares que partem para rios e balneários do estado. Uma das marcas da operação será o melhor uso da tecnologia na proteção da vida. Drones serão utilizados pelos bombeiros.

As imagens captadas por uma câmera de alta resolução instalada no aparelho são transmitidas em tempo real para um tablet que fica com o piloto. O equipamento apoia o trabalho do Corpo de Bombeiros em salvamentos aquáticos e terrestres, na busca de pessoas e no resgate de corpos afogados.

Leia Também:  Adolescentes paulistanos recebem dose de reforço a partir de amanhã

O Corpo de Bombeiros Militar voltará a falar sobre a importância do uso do colete salva-vidas. Ele é o principal equipamento de segurança aquática e evita a morte por afogamento. Um bom colete deve oferecer flutuabilidade, modelagem ajustada, boa amplitude de movimentos para os braços, tirantes resistentes e dispositivos de ajuste bem eficientes.

O trabalho educativo também será realizado para sensibilizar a população da importância de pequenos cuidados como forma de evitar grandes tragédias. Há mais de quatro décadas, o CBMGO faz anualmente a proteção dos turistas durante as férias do mês de julho.

São mais de 200 quilômetros de proteção ao longo do Araguaia e seus afluentes. Os bombeiros empenhados na operação compõem grupo seleto de profissionais especializados no salvamento em ambientes aquáticos. Eles receberam treinamentos intensivos de salvamento aquático com aeronave, salvamento aquático em áreas alagadas, sobrevivência em áreas cercadas por águas, técnicas de salvamento aquático, travessias de longa duração, operações de busca e resgate subaquático, manutenção e operação de embarcações.

Serviço

Leia Também:  Homem aumenta ida ao médico, mas a mulher ainda cuida mais da saúde

Operação Férias Turista Seguro 2022 e Temporada Araguaia

Data: Quinta-feira, dia 30, às 8 horas.

Local: 1º Batalhão Bombeiro Militar. R. 66, nº 253, Setor Central (próximo ao Parque Mutirama).

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA