Inscrições do Cine Goiás Itinerante serão feitas via e-mail
![](https://jornaldovale.com/wp-content/uploads/2025/02/00c233e2ede744060001c55556f38fc6.jpeg)
O Cine Goiás Itinerante, iniciativa do Governo de Goiás realizada por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), alterou a forma de inscrição dos municípios. Os gestores que queiram solicitar o programa em sua cidade agora devem enviar a solicitação via e-mail: cineitinerante.cultura@goias.gov.br, informando no corpo do e-mail as datas de interesse para execução do projeto, podendo ser alteradas de acordo com a disponibilidade.
Também devem ser enviados o Termo de Compromisso preenchido, juntamente com um ofício direcionado à secretária de Cultura, Yara Nunes. Os documentos, assim como o regulamento do Cine Goiás itinerante, estão disponíveis no site da Secult.
Além das sessões de cinema, o projeto também oferece a oficina Stop Motion, ministrada pelo cineasta Nuno Aymar. Durante a aula, os alunos vão ter acesso a uma introdução da técnica de criação de filmes por meio de fotos junto com um exercício interativo dos fundamentos básicos para a criação de uma animação utilizando objetos recicláveis.
A atividade tem o objetivo de estimular o interesse pela arte de animação cinematográfica, desenvolver capacidades criativas de trabalho em grupo, e promover a conscientização sobre a importância da reciclagem para a preservação ambiental.
Cinema no interior
O Cine Goiás Itinerante tem como missão levar entretenimento e cultura por meio do cinema a todas as regiões do Estado, promovendo sessões gratuitas no interior de Goiás e oferecendo oficinas de capacitação em audiovisual com foco ambiental. O público-alvo inclui alunos das redes municipal e estadual de ensino, além de comunidades em situação de vulnerabilidade.
Cora Cultural: guia para o fim de semana
Duas estreias marcam a nova programação do Cine Cultura
Cine Cultura tem novo site com mais informações
Fonte: Governo de Goiás
![JORNAL DO VALE](https://jornaldovale.com/wp-content/themes/zox-news/images/logos/logo-nav.png)
![](https://jornaldovale.com/wp-content/uploads/2021/06/neguinho_750.jpg)
ESTADO
Governo abre vagas para cursos gratuitos de música
![](https://jornaldovale.com/wp-content/uploads/2025/02/36481d89b4cc0a6a31af3f16f7b617a3.jpeg)
O Governo de Goiás está oferecendo mais de 200 vagas para cursos gratuitos de música voltados a jovens e adultos que queiram se capacitar e qualificar profissionalmente na Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França.
As inscrições devem ser realizadas pelo link efg.org.br/editaiscursos até o dia 23 de fevereiro.
Os resultados serão publicados no mesmo site no dia 13 de março, e a previsão para o início das aulas, para todas as turmas, é na semana seguinte à publicação da lista dos aprovados.
Do total de vagas, 112 são destinadas aos cursos de qualificação em Performance Musical para pessoas que já possuem conhecimento teórico e prático em alguma modalidade disponível. O objetivo do curso é fazer com que o estudante aprimore suas habilidades, elevando o desempenho da execução instrumental e de canto.
O candidato pode escolher desde instrumentos como bateria, guitarra, teclado, violão e canto popular, até instrumentos clássicos como clarineta, oboé, violino, flauta transversal e canto lírico. Cada modalidade tem a duração de dois semestres.
Cada modalidade tem a duração de dois semestres.
![Governo de Goiás abre vagas para cursos gratuitos de música](https://agenciacoradenoticias.go.gov.br/wp-content/smush-webp/2025/02/SECTI-GOVERNO-ABRE-VAGAS-PARA-CURSOS-GRATUITOS-DE-MUSICA1.jpeg.webp)
Capacitação em música
Outras 116 vagas são ofertadas em dez turmas de capacitação em Música. Os cursos, na modalidade presencial, serão realizados também em dois semestres para jovens acima dos 9 anos de idade. Entre as ofertas se destacam habilitações em prática de sopros, ópera, guitarra, teatro musical e cameratas de instrumentos em cordas. As turmas ofertadas são para os turnos matutino, vespertino e noturno.
A seleção dos novos estudantes será realizada mediante testes de aptidão e de nível para a habilidade escolhida no ato da inscrição e, em alguns casos, de entrevista. Para os cursos em Performance Musical, o candidato deverá executar três atividades, a partir das quais a banca vai avaliar a execução das peças, leitura de partitura, afinação e o uso de itens da linguagem musical.
Já para os cursos de capacitação, variados elementos musicais serão considerados, a depender da turma desejada pelo candidato, as quais estão listadas no edital lançado no site da Escola do Futuro.
As Escolas do Futuro de Goiás, incluindo a Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, são unidades do Governo de Goiás ligadas à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-GO) e, desde 2021, são geridas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia.
Serviço
Assunto: Inscrições abertas para cursos em música da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França
Inscrições: até 23 de fevereiro
Onde: efg.org.br/editais
Basileu França oferece curso gratuito de música em Jaraguá
EFG Basileu França abre vagas para cursos de música
Basileu França abre inscrições para cursos em Artes Visuais
Fonte: Governo de Goiás
- Acidente5 dias atrás
Morador de Rialma morre em acidente entre utilitário e caminhão na BR-153, em Rialma; Assista
- Acidente3 dias atrás
Motociclista morre na GO-154, após colisão com carro entre Ceres e Carmo do Rio Verde
- ESTADO6 dias atrás
Governo abre inscrições do Aluguel Social em cinco novos municípios; Carmo do Rio Verde está na lista
- PLANTÃO POLICIAL2 dias atrás
Veja quem era o assaltante de banco que havia matado policial em Niquelândia; Criminoso morre durante operação
- Acidente6 dias atrás
Avião cai em avenida na cidade de São Paulo
- Acidente4 dias atrás
Acidente na BR-153 entre carro e ônibus deixa uma pessoa ferida
- POLÍTICA2 dias atrás
Mandato de Osvaldo José Seabra Júnior, o “Cabal” é declarado extinto pela Câmara Municipal de Ceres
- PLANTÃO POLICIAL2 dias atrás
Em Niquelândia, PM morre após ser baleado por homem que faz família refém