Luiz Cláudio

Publicados

Iris sai de cena
O prefeito de Goiânia, Iris Resende (MDB), finalmente acabou com o mistério de sua sucessão e declarou que não será candidato a reeleição.

Será?
O anúncio de Iris Resende causou surpresas para alguns, e tem quem acredita que até a data limite das convenções ele possa voltar atrás. O que já aconteceu outras vezes.

Fica Iris
Os apelos e movimentos realizados por apoiadores do prefeito Iris Resende estão sendo visto por ele como belas homenagens, mas não o convenceram de voltar a disputa.

Xadrez eleitoral
Fato é que a provável desistência de Iris Resende, chacoalhou o tabuleiro eleitoral goiano, e não só para as eleições municipais. É que  2022 também já entrou nas rodas de conversas e com o governador Ronaldo Caiado no centro das discussões.

É o Maguito
O ex-governador Maguito Vilela surgiu naturalmente dentro do MDB como o melhor nome para substituir Iris na disputa. Maguito também já foi vereador, deputado estadual e federal, senador e prefeito de Aparecida de Goiânia.

Apoio do Governo
Os primeiros passos de Maguito Vilela em busca de fortalecer a candidatura em Goiânia, foi no sentido de buscar o Democratas do governador Ronaldo Caiado. O DEM indicaria o vice.

E 2022?
O apoio de Caiado para a postulação de Maguito em Goiânia, passaria pela adesão do MDB ao Governo e em aliança para 2022.

Só lembrando
O presidente estadual do MDB é Daniel Vilela, filho de Maguito e segundo colocado na eleição de Governo em 2018. Daniel não esconde de ninguém o desejo de entrar na disputa novamente em 2020.

Avalista
O grande avalista da aliança entre Ronaldo Caiado e o MDB dos Vilelas seria Iris Resende. Mas até agora o prefeito não deu sinais que vai entrar nas articulações para sua sucessão.

Vanderlan de volta
A saída de cena de Iris, animou o senador Vanderlan Cardoso (PSD) a disputar a eleição na capital. Em 2016, Vanderlan, foi para o segundo turno contra Iris Resende.

Leia Também:  Luiz Cláudio

Pesquisas
Pesquisa fresquinha encomendada pelo PSD, apresentaram números bastante positivos para uma possível candidatura de Vanderlan Cardoso em Goiânia.

Também quero
Vanderlan Cardoso também abriu conversas para uma aliança com o DEM e o Governador Ronaldo Caiado.
A proximidade tanto de Vanderlan como de Caiado, com o presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) pode ajudar na conversa.

Troca
O PSD já tinha confirmado o nome do deputado federal Francisco Junior para a disputa em Goiânia. Francisco também disputou em 2016 e está em plena pré-campanha.

2022 né?
A aliança entre Caiado e o PSD também tem como pano de fundo o apoio à reeleição do Governador Ronaldo Caiado em 2022.

Avalista 2
O presidente estadual do PSD Vilmar Rocha tem conversado diretamente e regularmente com Ronaldo Caiado sobre o apoio ao PSD na capital. Caiado e Vilmar foram colegas por muitos anos no antigo PFL.

Dilema palaciano
Se Caiado fechar com o MDB traz um partido forte e com forte estrutura no interior para a sua base. Se fechar com o PSD, elimina um provável e forte adversário para 2022, o Senador Vanderlan Cardoso.

Nome próprio
Lívio Luciano, presidente metropolitano do Democratas revelou que as conversas com o PSD são promissoras mas não descarta uma candidatura próprio do DEM na capital.

O cara da saúde
O nome preferido do Democratas em Goiânia é o do deputado federal Zacharias Calil. Calil tem total incentivo do diretório nacional do partido e do seu presidente ACM Neto.

Será?
Em entrevista por meio de uma live, Ronaldo Caiado disse que quer quebrar uma máxima de que governos anteriores não ganhavam nunca a prefeitura da capital”. O Governador citou os nomes de Zacharias Calil (DEM), Maguito Vilela (MDB) e Vanderlan Cardoso (PSD).

Na espreita
Wilder Morais, nome do PSC em Goiânia, ainda aguarda o apoio governista, mas enquanto isso busca outros apoios para sua chapa e já fechou com o Republicanos do deputado federal João Campos.

Leia Também:  Luiz Cláudio

No pique
Quem também continua com um forte rítmo de pré-campanha é o deputado estadual Talles Barreto (PSDB). Segundo Talles, a saída de Iris Resende da disputa não muda nada em seu projeto.

Inovação
A convenção do PSDB de Talles Barreto será feita em sistema de drive in e será realizada no Shopping Passeio das Águas. A criativa ideia vai atender todos os protocolos de segurança e cuidados com a pandemia da Covid-19.

Nas águas quentes
O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) esteve em Caldas Novas, na sexta-feira 28 de agosto, para inauguração de uma usina fotovoltaica. Foi a oitava visita oficial de Bolsonaro em Goiás.

Amigos para sempre
O evento em Caldas Novas foi marcado por discursos de forte reaproximação entre o governador Ronaldo Caiado (DEM) e o presidente Jair  Bolsonaro.

Ministro goiano?
Tem muita gente graúda em Brasília apostando que o deputado federal Major Victor Hugo (PSL), pode ser Ministro em breve.

Segue o líder
Victor Hugo, foi substituído na liderança do Governo, pelo deputado federal Ricardo Barros (PP). Experiente e com vários mandatos, Barros foi Ministro da Saúde no Governo Temer.

Fritura
Em Brasília continua em fogo cada vez mais alto a fritura do Ministro da Economia Paulo Guedes. O posto Ipiranga de Bolsonaro anda cada vez mais sem gás.

Sem desfile
As comemorações do Dia da Independência não tiveram os tradicionais desfiles cívicos em razão da pandemia causada pela Covid-19.

É, pois é
22 anos após ser reeleito Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, declarou que o projeto que instituiu a reeleição no Brasil foi um erro.

Luto
Essa Coluna se solidariza com todas as famílias das mais de 126 mil vítimas da Covid-19 no Brasil.

Três Toques
Um filme: Rede de Ódio (Netflix)
Um Livro: A Máquina do Ódio (Patrícia Campos Melo)
Um Podcast: Xadrez Verbal ( Spotify, Dezzer e outros) 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Colunistas

CRV Industrial reforça ações contra queimadas

Usina goiana intensifica ações de combate e prevenção às queimadas, com monitoramento constante, educação ambiental e resposta rápida a emergências.

Publicados

em

CRV Industrial reforça ações contra queimadas. Fotos: CRV Industrial

A CRV Industrial, localizada em Carmo do Rio Verde no Vale do São Patrício, intensifica suas ações de conscientização para combater as queimadas, tanto entre seus colaboradores quanto na comunidade local. O fogo na vegetação representa um grave risco à vida, além de causar destruição à fauna e flora, gerando prejuízos financeiros e danos irreparáveis ao meio ambiente e à sociedade.

A usina bioenergética adota um robusto plano de prevenção e combate a incêndios, que abrange monitoramento contínuo, treinamentos regulares e uma resposta rápida em casos de emergência. O monitoramento das áreas é realizado por meio de patrulhas frequentes, drones e câmeras de vigilância. A equipe é capacitada para identificar rapidamente sinais de fogo e possíveis atos de vandalismo, e placas de advertência são instaladas em pontos estratégicos para reforçar a proibição das queimadas.

Além disso, a CRV Industrial desenvolveu um plano de manejo integrado, que inclui a criação de aceiros — faixas de proteção no canavial que dificultam a propagação do fogo. A unidade realiza a colheita de cana-de-açúcar de forma mecanizada, sem o uso de queimadas.

Leia Também:  Dr. Fabiano Moura

Caso um incêndio seja detectado, a comunicação é feita imediatamente através de canais de emergência, e a brigada interna é acionada sem demora. Equipamentos como extintores, mangueiras e caminhões-pipa estão estrategicamente posicionados para garantir uma resposta ágil. Se necessário, a evacuação das áreas de risco é feita de forma segura. “Ao presenciar fogo nos canaviais, é essencial denunciar imediatamente à Polícia pelo 190, ao Corpo de Bombeiros pelo 193, ou entrar em contato conosco através do 0800 606 6015 ou pelo telefone (62) 3337-7815”, orienta o Gerente Agrícola da CRV Industrial, Carlos Jordão.

Durante o combate ao incêndio, as equipes priorizam a proteção de áreas de maior risco, como residências ou infraestruturas de alto valor, sempre com o objetivo de garantir a segurança dos envolvidos e minimizar os danos ao meio ambiente.

Queimadas ilegais

Em casos de suspeita de queimada ilegal, a CRV Industrial colabora com as autoridades fornecendo registros de vigilância e depoimentos de testemunhas. Além disso, realiza um levantamento detalhado dos danos para acionamento de seguros e eventuais processos judiciais, quando aplicável. Todas as ações legais são formalizadas com o registro de boletins de ocorrência e o acompanhamento jurídico necessário para responsabilizar os envolvidos.

Leia Também:  Luiz Cláudio

Conscientização e parceria comunitária

Para fortalecer as ações educativas, a CRV Industrial mantém um plano de auxílio mútuo em parceria com prefeituras e o Corpo de Bombeiros, a fim de apoiar as comunidades vizinhas. A frota da usina foi plotada com materiais da campanha contra queimadas, reforçando a conscientização sobre o tema. Escolas e outras instituições de ensino próximas às unidades da CRV participam de palestras e atividades educativas voltadas à preservação ambiental.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA