Conexão Política com Luiz Cláudio

Luiz Cláudio

Publicados

Recorde eleitoral
O número de candidatos inscritos na Justiça Eleitoral bateu o recorde visto em 2016. Foram solicitados 517.786 registros em todo o Brasil.

Nas capitais
Outro número recorde é de candidatos a prefeitos nas capitais brasileiras, são mais de 310. Em 2016 foram 209 nomes na disputa.

Aglomerou
Belo Horizonte, Curitiba e Porto Velho, são as capitais com mais candidatos, 16 em cada. Em Goiânia são 14 candidatos.

Fim das coligações
Segundo especialista, o número recorde de candidatos tem como principal razão a mudança da lei que impediu o fim das coligações proporcionais.

Partidos
O MDB, com 44.158 candidatos, foi o partido que mais lançou nomes em 2020. O PSD, inscreveu 38.975 candidatos e foi o segundo. O PP, com 37.745 foi o terceiro em número de candidaturas.

Aumentou
PSD e PP tiveram um aumento de 30% nos números de candidatos em relação as eleições municipais de 2016.

Cresceu
O PSL é destaque no aumento de candidatos, subiu de 10.528 candidatos em 2016 para 21.667 em 2020. Lembrando que é o antigo partido do Presidente Jair Bolsonaro.

Cresceram
O DEM que cresceu de 21.953 para 32.536 candidatos em 2020 e o Podemos de 9.781 para 20.071, também ampliaram bem seus candidatos.

Na proporção
Proporcionalmente o partido que mais cresceu em candidaturas foi o Novo que lançou 144 candidatos em 2016 e este ano chegou a 620.

Recuaram
Também proporcionalmente, o PCdoB e o DC – Democracia Cristã, tiveram grande diminuição nos nomes, e em números absolutos o PV – Partido Verde, também sofreu forte redução.

Sem debates
Com o grande número de candidatos nas capitais, Rede Globo e suas afiliadas não devem realizar debates com candidatos a prefeitos no primeiro turno.

Leia Também:  Luiz Cláudio

Tradição
Já a Band, manteve a tradição e já realizou o primeiro debate das eleições 2020 em várias capitais brasileiras. O Grupo Bandeirantes tem tradição na realização de debates eleitorais.

Na fila
SBT, Record, TV Gazeta e Rede TV, além de vários sites e grandes jornais devem realizar seus debates.

Em Goiânia
Em Goiânia já estão marcados debates na Acieg, TV Brasil Central, TV Alego e Rádio Sagres 730. Haverá divisão de candidatos e preferência para os primeiros colocados em pesquisa.

Pesquisas
Falando em pesquisas, elas agitaram os bastidores das eleições em Goiânia com a primeira rodada de pesquisas divulgadas pelo Serpes, Ibope e Real Time Big Data.

Números
As primeiras pesquisas em Goiânia apontam os candidatos: Vanderlan Cardoso (PSD), Maguito Vilela (MDB) e Adriana Acorssi (PT) nas três primeiras posições.

Polarização?
Tem muita gente já apostando no óbvio em Goiânia, que é a polarização entre Maguito e Vanderlan. Mas também há quem lembre que a campanha ainda está no início.

E o Iris?
Por enquanto o prefeito de Goiânia, Iris Resende (MDB), tem mantido o compromisso de ficar longe da disputa eleitoral. O foco de Iris é no fim do mandato e na conclusão das obras.

Cola nele
Na campanha de Maguito Vilela a estratégia adotada é colar cada vez mais a imagem com a de Iris Rezende.
Maguito foi Vice de Iris no mandato de Governador de 1991 a 1994 e sucedeu Iris no Governo de Goiás.

Também quero
A campanha de Vanderlan também busca associar a imagem do Senador a de Iris Resende. Vanderlan Cardoso conta com o apoio do Governador Ronaldo Caiado (DEM).

Leia Também:  Zé Alfredo Fleury

Horário eleitoral
O horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão teve início na sexta-feira, dia 9 de outubro, e com novidades. Agora os candidatos a prefeitos ocupam todo o espaço e de segunda a sábado.

Inserções
Os candidatos a vereadores apareçam na programação das rádios e televisão em inserções distribuídas durante a programação.

Se vira nos 30
Com tantos candidatos nas capitais, o espaço para os programas dos candidatos a prefeitos, ficou mínimo. Para muitos vai ter que ser no padrão: Meu nome é Enéas.

Curta-metragem
É o caso de Goiânia onde apenas 4 dos 14 candidatos terão acima de 1 minuto de seus programas eleitorais.

Bancadas
O tempo de cada partido é garantido de acordo com o número de deputados federais eleitos em 2018 por cada partido.

Marqueteiros
Jorcelino Braga, da Kanal Vídeo, é o responsável pelo marketing da campanha de Maguito Vilela em Goiânia. Braga coordenou a comunicação da campanha de Iris à reeleição em 2016.

Marqueteiros 2
De acordo com o jornal Diário da Manhã, a comunicação eleitoral de Vanderlan Cardoso será coordenada pelo mineiro Marcelo Coelho.

Marqueteiros 3
Especialista em marketing digital, Marcelo Vitorino, pode fazer a campanha do candidato Virmondes Cruvinel na capital.

Marqueteiros 4
Paulo de Tarso e Carlos Maranhão serão os responsáveis pelo marketing do candidato Talles Barreto (PSDB) em Goiânia.

Três Toques
# Um documentário: O dilema das redes (Netflix)
## Um livro: A Eleição Disruptiva: Por que Bolsonaro venceu (Maurício Moura)
### Um programa de TV: Papo de Política (Globo News)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Colunistas

Waldir Marques

Publicados

em

PAI E FILHO SÃO CANDIDATOS A VEREADOR

O radialista Edson Rodrigues, pai do também radialista Jonathan Rodrigues, os dois, são candidatos a vereador. O pai em Rialma, e o filho em Ceres. E o mais interessante disso, é que o filho pede ao eleitor de Rialma que vote em seu pai; enquanto o pai pede ao eleitor de Ceres que vote em seu filho. Então é assim, o filho torce pela vitória do pai em Rialma, e o pai torce pela vitória do filho em Ceres. Mas, ao mesmo tempo, tanto o pai quanto o filho, querem ser eleitos em suas respectivas cidades. Basta agora, que o pai e o filho peçam ajuda ao Espírito Santo para que sejam eleitos.

PODE CONTAR NOS DEDOS QUEM JÁ VIU UMA NOTA DE 200

A nova cédula de 200 reais entrou em circulação no Brasil no início do mês de setembro. Mas aqui na região, pode contar nos dedos das mãos, qual foi a pessoa que já viu, pegou nela ou colocou no bolso essa tal nota de 200. O que podemos afirmar é que essa nova cédula, está sendo bem vista apenas pela televisão. Na mídia do Governo Federal, que expõe dados de como é a nova cédula, explicando à população brasileira quais são as suas características, como sua cor, seu tamanho (medida), numerações em alto relevo, marca d’água e estampada com o Lobo-Guará, em homenagem à fauna brasileira.

SE FOSSE EU, WALDIR MARQUES, TERIA CRIADO

No final da entrevista que o ex-apresentador do Jornal Nacional, Cid Moreira, concedeu ao jornalista Pedro Bial, no seu programa Conversa com Bial, no dia 18 passado, Bial pediu ao Cid que fizesse uma manchete de improviso sobre o fim da pandemia, que causasse bastante impacto. Cid Moreira, por sua vez, disse ao Bial: “Você me pegou”, ou seja, não deu conta de criar tal manchete.

Se este colunista, que assistia ao programa, pudesse naquele momento soprar no ouvido de Cid Moreira, ele passaria algumas manchetes para ele. A exemplo: Enfim, acabou a pandemia no mundo; O coronavírus foi vencido, o mesmo foi extinto; OMS anuncia: Coronavírus nunca mais; Ministério da Saúde comemora o fim da pandemia e Alegria, alegria, vamos festejar o fim da pandemia. E por aí vai.

É SÓ ASSUMIR O PODER QUE O POLÍTICO MUDA DE IDEIA

Leia Também:  Waldir Marques

A maioria das pessoas que entra na política, muda de ideia depois de estar lá. Não cumpre com a palavra antes dita. A cada momento também muda de posição e de suas maneiras de pensar. Tem político que chega ao poder dizendo que é contra a reeleição, mas, depois que chega lá, quando assume o cargo ou poder, tudo muda. Uns dizem que é preciso mais tempo para realizar o que tem que ser feito. Os quatro anos não foram suficientes para concluir seu plano administrativo. Por aí vai, muitos deles criam mil desculpas esfarrapadas para continuarem no poder. A têta é muito boa, por isso, muitos querem continuar mamando pelo resto da vida. Esse tipo de político precisa sim, de um desconfiômetro. Mesmo assim, são tão mansos, que não vão desconfiar.

PADRE DEIXA A BATINA PARA SE CASAR

Depois de ficar bastante conhecido em Goiás e em boa parte do Brasil, pela sua maneira extrovertida de celebrar missa e pelos shows católicos que realizava, o Padre Periquito deixa a batina para se casar. Ele conheceu uma moça dentro de uma igreja e se apaixonou por ela. Isso prova que o Padre Periquito, ou seja, o ex-padre não cumpriu e nem foi fiel com o que está escrito no Evangelho de Jesus Cristo, que é: “Amai a Deus sobre todas as coisas”. Por outro lado, o ex-sacerdote Periquito é candidato a prefeito de Guarinos.

Veja a charge da Coluna Vale Tudo

 

NA POLÍTICA TUDO ACONTECE…

Em Ceres, depois que o prefeito Rafaell Melo, que disputa a reeleição, escolheu o vereador Jairo para vice de sua chapa, descartando o seu atual vice Marcão da Caixa, contrariado, por isso, Marcão pulou para o outro lado e passou a apoiar a chapa da oposição encabeçada por Edimario Barbosa na disputa da prefeitura. Em Rialma, a vice-prefeita Vera Lúcia rompeu com o prefeito Fred quase que no início de sua administração. Agora, na eleição de 2020, Vera é candidata a vice de novo, só que como parceira do candidato de oposição ao prefeito Fred, ou seja, ela entra na disputa da Prefeitura de Rialma na chapa encabeçada por Thiago Mendonça, filho do ex-prefeito Evaldo José, que é candidato a vereador.

SEJA FELIZ, TENHA FÉ, ESPERANÇA E AMOR

Para que sua vida seja sempre iluminada pelo poder do Espírito Santo, basta você dizer essa frase todos os dias: Eu confio em nosso Senhor, com fé, esperança e amor.

Leia Também:  Waldir Marques

MUITA GENTE TORCENDO PELO ZÉ MÁRIO EM SANTA ISABEL

Pelos fortes comentários lá em Santa Isabel e Cirilândia, dão conta, que muita gente está torcendo e trabalhando para que o vereador Zé Mário seja o candidato mais votado agora, na sua reeleição. Como todo mundo sabe, ele merece, pois é um vereador bastante atuante e que tem trabalhado muito na defesa das causas da população.

Então não é à toa, que muita gente está querendo que Zé Mário continue por mis quatro anos como vereador. É por puro mérito seu, pois o mesmo já deu prova de que é competente e que é um grande defensor dos interesses do povo.

SABIA DISSO ELEITOR?

Se os políticos acabam com os problemas que afligem o povo, aí também acabam o conteúdo dos seus discursos que fazem e das promessas que prometem realizar durante suas campanhas eleitorais.

Sabe então, quando os políticos vão acabar com os problemas que afetam o povo? A resposta certa é: Nunca ou jamais.

 

DO TÚNEL DO TEMPO

Há mais de 40 anos, é realizada em Uruana a tradicional Festa da Melancia, um dos eventos mais movimentados da Região do Vale do São Patrício e de Goiás, onde comparece um grande público, vindo não só das cidades circunvizinhas, mas também de outras cidades do Estado, e ainda de outros Estados do Brasil.

Na época da Festa da Melancia, que acontece sempre no mês de setembro, nos três últimos dias da semana, que coincide com o aniversário de emancipação-política do município, a cidade de Uruana se enche de visitantes, bem como também o Rio Uru, que fica lotado por banhistas todos os anos. Ou melhor, volto atrás nessa afirmação: Quase todos os anos. Porque nesse ano de 2020, por causa da pandemia do coronavírus, a Festa da Melancia que seria realizada no mês de setembro, foi cancelada pelos organizadores da mesma para evitar aglomeração de pessoas.

Na foto de arquivo do JORNAL DO VALE, durante a Festa da Melancia de 1995, vemos o então governador Maguito Vilela, quando partia uma melancia, sendo observado pelo prefeito Raulzinho e por outras autoridades. WM

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA