Conexão Política com Luiz Cláudio

Luiz Cláudio

Publicados

Recorde eleitoral
O número de candidatos inscritos na Justiça Eleitoral bateu o recorde visto em 2016. Foram solicitados 517.786 registros em todo o Brasil.

Nas capitais
Outro número recorde é de candidatos a prefeitos nas capitais brasileiras, são mais de 310. Em 2016 foram 209 nomes na disputa.

Aglomerou
Belo Horizonte, Curitiba e Porto Velho, são as capitais com mais candidatos, 16 em cada. Em Goiânia são 14 candidatos.

Fim das coligações
Segundo especialista, o número recorde de candidatos tem como principal razão a mudança da lei que impediu o fim das coligações proporcionais.

Partidos
O MDB, com 44.158 candidatos, foi o partido que mais lançou nomes em 2020. O PSD, inscreveu 38.975 candidatos e foi o segundo. O PP, com 37.745 foi o terceiro em número de candidaturas.

Aumentou
PSD e PP tiveram um aumento de 30% nos números de candidatos em relação as eleições municipais de 2016.

Cresceu
O PSL é destaque no aumento de candidatos, subiu de 10.528 candidatos em 2016 para 21.667 em 2020. Lembrando que é o antigo partido do Presidente Jair Bolsonaro.

Cresceram
O DEM que cresceu de 21.953 para 32.536 candidatos em 2020 e o Podemos de 9.781 para 20.071, também ampliaram bem seus candidatos.

Na proporção
Proporcionalmente o partido que mais cresceu em candidaturas foi o Novo que lançou 144 candidatos em 2016 e este ano chegou a 620.

Recuaram
Também proporcionalmente, o PCdoB e o DC – Democracia Cristã, tiveram grande diminuição nos nomes, e em números absolutos o PV – Partido Verde, também sofreu forte redução.

Sem debates
Com o grande número de candidatos nas capitais, Rede Globo e suas afiliadas não devem realizar debates com candidatos a prefeitos no primeiro turno.

Leia Também:  Dr. Fabiano Moura

Tradição
Já a Band, manteve a tradição e já realizou o primeiro debate das eleições 2020 em várias capitais brasileiras. O Grupo Bandeirantes tem tradição na realização de debates eleitorais.

Na fila
SBT, Record, TV Gazeta e Rede TV, além de vários sites e grandes jornais devem realizar seus debates.

Em Goiânia
Em Goiânia já estão marcados debates na Acieg, TV Brasil Central, TV Alego e Rádio Sagres 730. Haverá divisão de candidatos e preferência para os primeiros colocados em pesquisa.

Pesquisas
Falando em pesquisas, elas agitaram os bastidores das eleições em Goiânia com a primeira rodada de pesquisas divulgadas pelo Serpes, Ibope e Real Time Big Data.

Números
As primeiras pesquisas em Goiânia apontam os candidatos: Vanderlan Cardoso (PSD), Maguito Vilela (MDB) e Adriana Acorssi (PT) nas três primeiras posições.

Polarização?
Tem muita gente já apostando no óbvio em Goiânia, que é a polarização entre Maguito e Vanderlan. Mas também há quem lembre que a campanha ainda está no início.

E o Iris?
Por enquanto o prefeito de Goiânia, Iris Resende (MDB), tem mantido o compromisso de ficar longe da disputa eleitoral. O foco de Iris é no fim do mandato e na conclusão das obras.

Cola nele
Na campanha de Maguito Vilela a estratégia adotada é colar cada vez mais a imagem com a de Iris Rezende.
Maguito foi Vice de Iris no mandato de Governador de 1991 a 1994 e sucedeu Iris no Governo de Goiás.

Também quero
A campanha de Vanderlan também busca associar a imagem do Senador a de Iris Resende. Vanderlan Cardoso conta com o apoio do Governador Ronaldo Caiado (DEM).

Leia Também:  Waldir Marques

Horário eleitoral
O horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão teve início na sexta-feira, dia 9 de outubro, e com novidades. Agora os candidatos a prefeitos ocupam todo o espaço e de segunda a sábado.

Inserções
Os candidatos a vereadores apareçam na programação das rádios e televisão em inserções distribuídas durante a programação.

Se vira nos 30
Com tantos candidatos nas capitais, o espaço para os programas dos candidatos a prefeitos, ficou mínimo. Para muitos vai ter que ser no padrão: Meu nome é Enéas.

Curta-metragem
É o caso de Goiânia onde apenas 4 dos 14 candidatos terão acima de 1 minuto de seus programas eleitorais.

Bancadas
O tempo de cada partido é garantido de acordo com o número de deputados federais eleitos em 2018 por cada partido.

Marqueteiros
Jorcelino Braga, da Kanal Vídeo, é o responsável pelo marketing da campanha de Maguito Vilela em Goiânia. Braga coordenou a comunicação da campanha de Iris à reeleição em 2016.

Marqueteiros 2
De acordo com o jornal Diário da Manhã, a comunicação eleitoral de Vanderlan Cardoso será coordenada pelo mineiro Marcelo Coelho.

Marqueteiros 3
Especialista em marketing digital, Marcelo Vitorino, pode fazer a campanha do candidato Virmondes Cruvinel na capital.

Marqueteiros 4
Paulo de Tarso e Carlos Maranhão serão os responsáveis pelo marketing do candidato Talles Barreto (PSDB) em Goiânia.

Três Toques
# Um documentário: O dilema das redes (Netflix)
## Um livro: A Eleição Disruptiva: Por que Bolsonaro venceu (Maurício Moura)
### Um programa de TV: Papo de Política (Globo News)

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Colunistas

Vejam as Pesquisas para Presidência e Governo em Goiás na Coluna Conexão Política por Luiz Claudio

Publicados

em

A Pesquisa realizada pelo instituto Brasmarket, trouxe também os números para a disputa a Presidência da República em Goiás. Confira os números:Cenário 1Jair Bolsonaro – 44,5%Lula – 32,4%Ciro Gomes – 5,6%João Dória – 2,3%Simone Tebet – 0,9%Luciano Bivar – 0,8%Indecisos – 3,5%Brancos e Nulos – 10,1%

RejeiçãoLula – 51,4%Jair Bolsonaro – 39,3%João Dória – 38,3%Ciro Gomes – 30,3%Luciano Bivar – 13,0%Simone Tebet – 8,3%A pesquisaO Brasmarket ouviu 800 pessoas entre os dias 9 e 13 de maio e a margem de erro máxima é de 3,4% pontos porcentuais. A pesquisa está registrada no TRE.

Pesquisa realizada pelo instituto Brasmarket, aponta que o Governador Ronaldo Caiado (União Brasil), lidera a disputa para o governo de Goiás.Caiado aparece na frente em todos os cenários. Veja os númerosCenário 1Ronaldo Caiado – 46,1%Gustavo Mendanha – 18,9%Major Vitor Hugo – 6,1%.Wolmir Amado – 1,3%Indecisos – 11,3%,Brancos e Nulos – 16,3%Cenário 2 (Com Marconi)Ronaldo Caiado – 44,1%Gustavo Mendanha – 16,1%Marconi Perillo – 9,6%Victor Hugo – 5,5%Wolmir Amado – 0,8%Indecisos – 9,6%Brancos e Nulos – 14,3%RejeiçãoMarconi Perillo – 46,3%Victor Hugo – 35,5%Wolmir Amado – 29,7%Ronaldo Caiado – 24,6%Gustavo Mendanha – 20,6%A pesquisaO Brasmarket ouviu 800 pessoas entre os dias 9 e 13 de maio e a margem de erro máxima é de 3,4% pontos porcentuais. A pesquisa está registrada no TRE.

Leia Também:  Dr. Fabiano Moura

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA