Pesquisar
Close this search box.
Vale São Patrício

MPGO aponta gasto excessivo com advocacia em Barro Alto e recomenda corte em 2026

Além da redução orçamentária, o Ministério Público orienta a otimização da estrutura jurídica interna da prefeitura, evitando contratações de escritórios particulares para demandas rotineiras.
Foto: Reprodução

publicidade

O Ministério Público de Goiás (MPGO) identificou gasto excessivo com serviços de advocacia no município de Barro Alto, no Vale São Patrício e recomendou ao prefeito redução dos valores na Lei Orçamentária de 2026. A análise aponta que o município desembolsou R$ 1.169.821,04 em um ano com a contratação de seis escritórios de advocacia, valor 145% superior ao observado em cidades de porte semelhante.

O MPGO também destacou que, por habitante, Barro Alto apresenta o maior custo com advocacia entre todos os municípios goianos, o que configura uso desproporcional da verba pública. A recomendação encaminhada ao prefeito Álvaro Machado de Freitas fixa um limite máximo de R$ 743.784,00 para gastos com serviços jurídicos no exercício de 2026.

Além da redução orçamentária, o Ministério Público orienta a otimização da estrutura jurídica interna da prefeitura, evitando contratações de escritórios particulares para demandas rotineiras. A medida visa garantir maior eficiência na aplicação dos recursos públicos e o cumprimento das regras de responsabilidade fiscal, sem comprometer o atendimento jurídico adequado ao município.

Leia Também:  Milagre na BR-163: Motorista sai ileso das ferragens após colisão em MT

Você tem WhatsApp? Entre em um dos canais de comunicação do JORNAL DO VALE para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens, clique aqui

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade