Operação Paideia

São Simão: Denúncias apontam início de abusos há 20 anos por prefeito

Após adolescente gravar videochamada em que prefeito mostra partes íntimas, outras vítimas procuraram MP-GO. Jornalista, hoje com 30 anos, disse que foi abusado entre 2001 e 2007.

Publicados

Um garoto de 15 anos morador do município de São Simão, gravou videochamadas há aproximadamente 15 dias, realizadas pelo prefeito da cidade, Francisco de Assis Peixoto (PSDB), nas quais ele teria mostrado partes íntimas e também realizado masturbação. As imagens foram entregues junto com o aparelho celular na Delegacia de Polícia Civil da cidade e também para o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) e o assunto começou a ser compartilhado nos grupos de WhatsApp locais. A partir daí, pelo menos sete vítimas, conforme reportagem da TV Anhanguera, registraram formalmente casos que teriam sido cometidos pelo mesmo agressor, incluindo um jornalista, hoje com 30 anos. O profissional de comunicação teria sido abusado entre 2001 e 2007.

Na quarta-feira (28), Assis, como é conhecido, foi preso em Goiânia, na Operação Paideia, realizada pelo MP-GO com apoio da Polícia Civil (PC). Foram cumpridos também três mandados de busca e apreensão na prefeitura da cidade e em um hotel que pertence a familiares do prefeito. Promotor do caso, Fabrício Lamas, diz que o processo corre em segredo a fim de preservar as vítimas. O prefeito não possui assessoria própria e quem respondeu por ele foi a própria equipe de comunicação da prefeitura. Em nota, disseram apenas que “São acusações infundadas, que serão esclarecidas ao longo das investigações”.

A mãe do adolescente de 15 anos conta que o primeiro contato aconteceu em 16 de julho e se repetiu nos dois dias seguintes. O garoto, que é muito tímido, recebeu uma mensagem pelo WhastApp escrita ‘bem-vindo’. A pessoa disse que o número era da assessoria da Prefeitura de São Simão e que era utilizado para pesquisa de opinião sobre a gestão e a cidade. “Achei que esse telefone era de **”, disse em uma mensagem. O menino respondeu dizendo que tinha o mesmo nome. A partir daí, uma mensagem dizia que o celular seria transferido para o prefeito.

“Meu filho me mostrou e eu achei que era golpe. Em seguida, a pessoa mandou oi, disse que era o prefeito Assis Peixoto. Foi aí que ele respondeu. Meu filho mandou uma mensagem de voz, perguntou como teria certeza que era o prefeito e ele respondeu com outra mensagem em áudio. Ele começou a mandar figurinhas pornográficas, falando que queria encontrar meu filho, pediu mensagem de voz. Que era para marcar um lugar, que onde ele marcasse, iria”, relata a mãe.

No dia seguinte, segundo a mãe, Assis mandou mensagem perguntando se o menino estava sabendo da festa junina de um supermercado na cidade. “Se quiser, vou te buscar”, teria dito por mensagem. A mãe, que afirma não saber como o prefeito conseguiu o contato do filho, disse que foi ainda no sábado que ele fez videochamada, mostrou as partes íntimas e se masturbou. “Meu filho teve a ideia de filmar, conseguiu as imagens absurdas e me mostrou. São vários vídeos, cinco ou seis. Não é fácil pra uma mãe ter que ver o que eu vi não, mas tem de aguentar e mostrar para ter provas e provar que ele é um monstro. Isso acontece há muitos anos e ninguém nunca conseguiu colocar esse homem na cadeia”, acrescenta.

Leia Também:  PGR arquiva pedido de presidente para investigar Alexandre de Moraes

O menino de 15 anos preferiu não falar com a imprensa. Questionada se sente medo, ela diz que agora não, mas alívio. “Essas duas semanas foram as piores da minha vida. Hoje estou bem melhor porque eu vi a justiça sendo feita”, finaliza.

O prefeito de São Simão, Francisco Assis Peixoto (PSDB), preferiu ficar em silêncio durante depoimento prestado ao MP-GO ontem. Conforme o MP-GO, as investigações continuam e devem ser concluídas na próxima semana. O órgão informou que denúncias podem ser direcionadas à Promotoria de Justiça de São Simão, pelos números 64 3658-1242 e 64 99347-4647, ou por intermédio do sistema MP Cidadão. “Os nomes dos denunciantes permanecerão em sigilo”.

Francisco de Assis Peixoto (PSDB), conhecido como Assis Peixoto, de foi eleito para a gestão de 2021-2024 com 40,65% dos votos.

Em entrevista à TV Anhanguera, o advogado do prefeito disse que “a prisão neste momento é totalmente desnecessária” e que vai protocolar pedido de habeas corpus. A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação do diretório estadual para questionar se haveria um posicionamento sobre o caso, mas o PSDB-GO afirmou que só vai se manifestar após ter acesso ao processo.

 

Jornalista diz que foi abusado por prefeito 

Servidor da prefeitura de São Simão, o jornalista Luís Manuel Araújo, de 30 anos, usou as próprias redes sociais para afirmar que sofreu abusos sexuais praticados pelo prefeito Assis Peixoto (PSDB) entre os anos de 2001 e 2007. Em texto e vídeo, ele diz que foi um dos inúmeros “garotos do Assis” e que vai processá-lo por danos morais e materiais em decorrência dos abusos que diz ter sofrido entre 9 e 16 anos. A manifestação pública ocorreu após um adolescente de 15 anos gravar videochamadas nas quais o prefeito teria cometido crimes. Luís prestou depoimento no Ministério Público.

“Tô aqui relatando minha história de vida, o que eu vivi, o que guardei no meu coração esses 20 anos praticamente. Eu acho que mais do que eu merecer a verdade, a sociedade merece essa verdade. Do fundo do meu coração, achei que ele tinha parado com isso, que era uma fase, que passou, que não estava acontecendo mais. No fundo do meu coração eu tinha perdoado, eu deixei isso no passado. Eu falei: eu preciso tocar minha vida em frente. Eu não tenho provas e ele é uma pessoa que já ajudou tanta gente nesta cidade. Acho que pegaria mal eu tocar neste assunto. Ia ofender muita gente”, diz o jornalista em um vídeo publicado no Facebook.

Leia Também:  PM realiza prisão de dois homens na zona rural de Carmo do Rio Verde

Luís afirma que as novas denúncias acabaram servindo de gatilho e o fazendo recordar tudo que viveu e perceber que o que acontecia há 15, 20 anos, continua se repetindo. Ele pede ainda que as pessoas não façam, neste momento, avaliações políticas sobre a situação ainda que sintam gratidão ao prefeito. “É uma coisa que aconteceu comigo e eu não gostaria que acontecesse com outras pessoas. Eu acho que preciso fazer isso para me libertar do que aconteceu e tocar minha vida em frente”, acrescenta.

O jornalista diz que possui vários traumas e que diariamente toma cinco remédios psiquiátricos desde que iniciou o tratamento. Além disso, engordou 30 kg e possui hoje problemas de memória e concentração que inclusive dificultam o trabalho e os relacionamentos. “Eu não estou culpando diretamente ele, mas o processo, o tempo do abuso, dessa situação, e o sofrimento dia após dia são os desdobramentos. O abuso pode acontecer num dia só, mas as marcas e as consequências elas vão repercutindo dia após dia. E a ideia entra na sua cabeça e você não sabe o que faz, se você chora, se você morre, se você grita, se você finge que nada está acontecendo”, diz.

Ele não acredita ser o único já adulto a ter sofrido abusos na infância e adolescência e afirma que outras pessoas passaram pelas mesmas coisas debaixo dos olhos de uma comunidade. Homens que hoje são adultos, casados, com filhos. “Talvez ainda carreguem tristeza no coração. A verdade é que São Simão precisa se libertar da pedofilia. Estou há 20 anos guardando isso dentro de mim, de pé. Eu sobrevivi e vou sobreviver. Daqui por diante que a gente escolha direito o político que a gente vai votar”, finaliza.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

JUSTIÇA

Justiça derruba resolução do CFM que proíbe procedimento pré-aborto

Publicados

em

A Justiça Federal em Porto Alegre suspendeu nesta quinta-feira (18) a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) que proíbe a realização da chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez. O procedimento é usado pela medicina nos casos de abortos previstos em lei, como em estupro. 

A decisão foi assinada pela juíza Paula Weber Rosito e atendeu ao pedido de suspensão feito pela Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) e o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes).

A magistrada entendeu que o CFM não tem competência legal para criar restrição ao aborto em casos de estupro.

“A lei que rege o CFM, assim como a lei do ato médico não outorgaram ao Conselho Federal a competência para criar restrição ao aborto em caso de estupro”, escreveu a juíza. Desta forma, a magistrada liberou a realização do procedimento em gestantes com ou mais de 22 semanas em todo o país.

A magistrada também citou que quatro mulheres estupradas e que estão em idade gestacional de 22 semanas não conseguiram realizar o procedimento de assistolia após a entrada em vigor da resolução. O fato foi divulgado pela imprensa. 

Leia Também:  Ex-marido mata professora na frente dos filhos pequenos por não aceitar fim da relação

“Defiro o pedido liminar para suspender os efeitos da Resolução n. 2.378/2024 do CFM, não podendo a mesma ser utilizada para obstar o procedimento de assistolia fetal em gestantes com idade gestacional acima de 22 semanas, nos casos de estupro”, concluiu.

Nas redes sociais, o relator da resolução do CFM, Raphael Câmara, conselheiro federal pelo Rio de Janeiro, disse que o conselho pretende recorrer da decisão judicial. Ele também pede apoio à norma para “salvar bebês de 22 semanas”.

Ao editar a resolução, o CFM argumenta que o ato médico da assistolia provoca a morte do feto antes do procedimento de interrupção da gravidez e decidiu vetá-lo.

“É vedada ao médico a realização do procedimento de assistolia fetal, ato médico que ocasiona o feticídio, previamente aos procedimentos de interrupção da gravidez nos casos de aborto previsto em lei, ou seja, feto oriundo de estupro, quando houver probabilidade de sobrevida do feto em idade gestacional acima de 22 semanas”, definiu o CFM.

Após a publicação da resolução, a norma foi contestada por diversas entidades.

Leia Também:  Hoje é Dia: Páscoa, Tiradentes e aniversário de Brasília são destaques

Fonte: Justiça

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA