Construída em 1828, Igreja de Nossa Senhora da Conceição em Jaraguá será restaurada

Publicados


O governador Ronaldo Caiado assinou ordem de serviço para a restauração da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Jaraguá, na última terça-feira (23). A assinatura ocorreu na Diocese de Anápolis, na presença de Dom João Wilk. “É uma deferência a um homem santo, por quem tenho o maior respeito. Eu preferi me deslocar para Anápolis, trazer à sua residência, assinar na frente do bispo e pedir também que ele testemunhasse esse evento, assinasse conosco essa ordem de serviço”, destacou o governador.

O bispo diocesano de Anápolis agradeceu o empenho de Caiado para a restauração da igreja, principalmente após o pedido feito pelo padre Edmilson de Almeida, de Jaraguá. “Agradeço a disponibilidade do senhor em considerar como uma das primeiras obras históricas a serem restauradas. Seu nome será gravado na história desta Igreja e o povo de Jaraguá saberá ser muito agradecido”, disse Dom João Wilk.

As obras devem ser concluídas em até um ano e três meses. A contratação foi feita pela Secretaria de Cultura do Estado de Goiás (Secult) no valor de R$ 1.458.751,36. A empresa responsável pela obra é a Marsou Engenharia.

Leia Também:  Prefeitura de Goianésia é invadida por assaltantes

O secretário de Cultura de Goiás, Edival Lourenço, chamou a assinatura de ordem de serviço de momento ímpar do governo de Ronaldo Caiado. “É a primeira obra que estamos fazendo na gestão da Secretaria da Cultura. É uma igreja que tem representatividade, tem importância muito grande não só para religiosidade, mas também para a cultura de Goiás. Fico muito feliz de poder participar desse momento simbólico de Goiás”, ressaltou.

Sobre a Igreja

Localizada na Praça da Matriz, no Centro de Jaraguá, a Igreja Nossa Senhora da Conceição é uma edificação histórica, erguida em 1828, por iniciativa da família de Antônio Félix de Souza, que foi um grande comerciante da cidade, à época. A área escolhida para a construção era situado em frente à residência desta família, um dos sobrados mais imponentes da cidade até então, e que fica junto ao largo da matriz.

O prédio é um bem tombado em nível estadual, por meio do Decreto Lei nº 4.943, de 31 de agosto de 1998. A Igreja faz parte de um importante conjunto arquitetônico do século XVIII, preservados na cidade, e Jaraguá é uma das poucas cidades goianas que mantêm parte do conjunto colonial preservado.

Leia Também:  Hoje em Ceres: Festa da Fantasia

A Igreja foi a quarta capela a ser erguida no arraial do município. O edifício, de características coloniais, possui telhado de duas águas escalonado com estrutura de madeira, telhas do tipo capa e bica, guarda-pó de tábuas de madeira e cachorros recortados. Construída em alvenaria de adobe possui campanário em madeira externo ao edifício, com sino. Na igreja também funciona o Museu de Arte Sacra de Jaraguá.

Também participaram do evento o superintendente de Patrimônio da Secult, Azor Ferro; o deputado estadual Amilton Filho; e vereadores de Jaraguá.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

VALE DO SÃO PATRÍCIO

Em Goianésia, hospital municipal homem sofre infestação de formiga; Assista

O homem estava infestado de formigas no momento da saída, foi filmado por sua esposa, que denunciou a situação precária em que viviam. Por meio de nota, a Secretaria de Saúde do município destacou que o local estava devidamente dedetizado e que foi opção da família ter retornado para a residência por outro meio de transporte.

Publicados

em

Em Goianésia, hospital municipal homem sofre infestação de formiga. Foto: Captura de Vídeo

Um paciente acamado e sob necessidade de cuidados especiais foi obrigado a deixar o Hospital Municipal de Goianésia no Vale do São Patrício, em um táxi por falta de ambulância disponível.

O homem estava infestado de formigas no momento da saída, foi filmado por sua esposa, que denunciou a situação precária em que viviam. Por meio de nota, a Secretaria de Saúde do município destacou que o local estava devidamente dedetizado e que foi opção da família ter retornado para a residência por outro meio de transporte.

O caso aconteceu no último domingo (14), quando Genesi Moraes de 54 anos, levou seu marido, José Quirino de 68 anos, ao hospital para a troca da sonda alimentar. A paciente relata que chegou à unidade por volta das 22h do sábado e só conseguiu sair às 11h do domingo, após a realização do procedimento.

Após a troca da sonda, Genesi foi informada pela equipe de enfermagem que não havia ambulância disponível para transportar seu marido para casa. A mulher, indignada com a situação, teve que contratar um táxi para levar o paciente, que, devido às feridas no corpo causadas por permanecer deitado por vários anos, ficou coberto de formigas durante o trajeto.

Leia Também:  Donos de lavanderias podem ser presos a pedido do MP

“Essa é a terceira vez que isso acontece”, afirma Genesi, que ressalta ter sido repreendida por uma enfermeira por filmar a situação. “Ela disse que eu não poderia fazer isso, porque eu precisaria voltar no hospital para receber atendimento, e eu falei: ‘Eu vou voltar, porque pelo meu marido eu faço qualquer coisa, porque eles têm que cuidar dele’”, desabafa.

A sonda alimentar é essencial para a nutrição de José Quirino, que não consegue se alimentar por conta própria. A falta de ambulância e o precário estado de higiene do hospital colocaram em risco a saúde do paciente, que, segundo Genesi, já foi submetido a essa situação em outras duas ocasiões.

JORNAL DO VALE – Muito mais que um jornal, desde 1975 – www.jornaldovale.com

Siga nosso Instagram – @jornaldovale_ceres

Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a redação do JORNAL DO VALE, através do WhatsApp (62) 98504-9192

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

VALE SÃO PATRÍCIO

PLANTÃO POLICIAL

ACIDENTE

POLÍTICA

MAIS LIDAS DA SEMANA